Encontro será realizado no próximo sábado, 22 de fevereiro, a partir das 10 horas, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos

.
Apresentar como a IA pode auxiliar as ciências no âmbito acadêmico e como o processo pode ser expandido para atender várias áreas da indústria é o objetivo do evento on-line e gratuito Inteligência Artificial: Espinha Dorsal da Ciência e da Indústria, que será realizado no próximo sábado, 22 de fevereiro, às 10 horas, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. Com transmissão através de dois canais do YouTube, ICMC TV e MBA em Inteligência Artificial e Big Data, o evento é aberto à participação de todos os interessados e não necessita de inscrições prévias.
A palestra será ministrada pelo cientista da computação Rodrigo Coelho Barros, egresso do ICMC, e vai abordar a IA sob a perspectiva da tecnologia como meio, ou seja, como uma ferramenta para potencializar outros processos e objetivos, em vez de ser vista como um fim isolado. Ao final, será efetuado um levantamento de riscos e medidas paliativas para garantir o uso das técnicas de IA com responsabilidade, considerando seus impactos em aspectos como privacidade, emprego e equidade.
A iniciativa faz parte do ciclo de palestras da disciplina Tendências e Mercado em Inteligência Artificial e Big Data, que discute temáticas atuais com o propósito de contribuir com a capacitação dos profissionais que cursam o MBA em Inteligência Artificial e Big Data, especialização oferecida pelo ICMC na modalidade de educação a distância. A mediação do evento é da professora Solange Rezende, do Departamento de Ciências de Computação do ICMC-USP e coordenadora do MBA.
Rodrigo Barros é professor na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordena o Laboratório de Aprendizado de Máquina da instituição gaúcha. Também é sócio-fundador e hoje diretor de pesquisas da Teia Labs, uma das primeiras startups de IA do estado do Rio Grande do Sul. Ele concluiu o doutorado no ICMC em 2013 e sua tese, intitulada Projeto automático de algoritmos de indução de árvores de decisão, aborda conceitos de aprendizado de máquina e conquistou o Prêmio Capes de Tese na área de ciências da computação no ano seguinte.
O cientista da computação já publicou mais de cem artigos científicos em periódicos internacionais de grande prestígio. Na PUCRS, Barros orienta estudantes de mestrado e doutorado em temáticas centradas no aprendizado de máquina e na computação evolutiva, com aplicações em visão computacional, processamento da linguagem natural, processamento de áudio e bioinformática.
Sobre o MBA
Oferecido pelo Departamento de Ciências de Computação (SCC), o MBA em Inteligência Artificial e Big Data incentiva a formação de lideranças que possam desenvolver projetos em diversas áreas, visando à assimilação do conhecimento extraído dos dados e de tecnologias recentes para apoiar a tomada de decisões. A 4ª turma está em andamento e as inscrições para a próxima serão abertas no dia 1º de março.
Inteligência Artificial: Espinha Dorsal da Ciência e da Indústria
Data: 22 de fevereiro, sábado, a partir das 10 horas
Assista no canal MBA no YouTube ou no canal ICMC TV do YouTube
Evento gratuito, sem necessidade de inscrição
.
*Texto: Matheus Martins Fontes, da Assessoria de Comunicação do ICMC