A confirmação de que a publicidade estava a ser equacionada como forma de receita veio da própria responsável financeira da OpenAI, Sarah Friar, em entrevista ao Financial Times. A executiva confirmou que estavam a ser estudados planos para cuidadosamente deliberar “quando e onde os implementar [os anúncios]”
A startup, avaliada em 150 mil milhões de dólares, concluiu nova ronda de investimentos em outubro na qual conseguiu mais 6,6 mil milhões de dólares e está a recrutar ativamente talento no campo da publicidade, contratando diretamente nos rivais como Meta e Google. No entanto, depois da entrevista ter sido publicada, Friar emitiu um comunicado no qual esclarece que “o nosso negócio atual está em crescimento rápido e estamos a ver oportunidades significativas dentro do nosso modelo. Embora estejamos abertos a explorar outras fontes de receita no futuro, não temos planos ativos de perseguir publicidade”.
Apesar das declarações contraditórias, Friar enalteceu que o atual responsável de produto, Kevin Weil, tem experiência no setor: “As boas notícias com Kevin Weil a liderar o produto é que ele vem do Instagram. Ele sabe como funciona [a introdução de anúncios]”. Em maio, a OpenAI contratou Shivakumar Venkataraman, ex-responsável por liderar a equipa de publicidade nas pesquisas na Google, para o cargo de vice-presidente.
Uma fonte próxima confirmou ao Financial Times que Sam Altaman, o diretor executivo, está a considerar a hipótese de abrir a porta a anúncios publicitários nos produtos como forma de equilibrar os custos massivos de estar a desenvolver modelos avançados de IA.