O sucesso de todo o seu negócio depende da sua capacidade de manter os clientes satisfeitos. Dada essa realidade, nem é preciso dizer que você precisa encontrar uma maneira de acompanhar as atitudes dos clientes em relação ao seu negócio. Clientes insatisfeitos significam menos receita, então você deseja detectar qualquer insatisfação a tempo de corrigir os problemas que a causam.
Então, a questão é: como você faz isso? Bem, a melhor solução é enviar pesquisas aos clientes por e-mail. Nessas pesquisas, você pode pedir feedback diretamente aos clientes.
Nesta página, veremos 10 exemplos de e-mails de pesquisa para ajudá-lo a ter uma ideia de como seus próprios e-mails devem ser estruturados. Esses e-mails vêm das seguintes empresas:
- Think with Google
- Eton
- Simple
- Taylor Stitch
- Skillshare
- Mailchimp
- HermanMiller
- MacPaw
- Seeso
- Hers
inscrição na MidiaProNews de Joabe Oliveira
O primeiro exemplo de e-mail de pesquisa em nossa lista vem do Think with Google.
Este e-mail usa um layout muito simples e direto. A parte mais importante do e-mail é o botão de call to action (CTA) próximo à parte inferior, em torno do qual todo o resto é construído. O uso de espaço em branco chama a atenção do usuário diretamente para ele.
Se os usuários precisarem seguir um link para acessar sua pesquisa, este é o caminho a seguir. Você deseja que fique bem claro onde eles devem clicar e para onde isso os levará.
2. Eton
O exemplo de e-mail de pesquisa de Eton é semelhante ao do Google no sentido de que é construído em torno de um único botão de CTA. No entanto, existem algumas distinções notáveis.
Primeiro, fornece um pouco mais de informações sobre a pesquisa e para que serve. E em segundo lugar, você notará que o e-mail transmite uma aparência muito elegante, que comunica a marca da Eton.
Essa é a principal conclusão aqui: seus e-mails de pesquisa (como todos os seus esforços de marketing digital) devem comunicar sua marca. Se a sua marca se baseia no profissionalismo, envie um e-mail de pesquisa elegante. Mas se sua marca for divertida e excêntrica, encontre maneiras de tornar seus e-mails divertidos.
3. Simples
Este exemplo de e-mail de pesquisa do Simple certamente faz jus ao nome da marca. Seria difícil tornar este e-mail mais simples – ele consiste apenas em uma pergunta e uma escala numérica na qual você pode clicar para dar sua resposta. Sem texto de preenchimento, sem imagens, sem CTAs – apenas uma pergunta e resposta. É isso.
Isso é perfeito para pesquisas simples nas quais você realmente deseja maximizar o número de respostas obtidas. Este e-mail não perde tempo para chegar à pesquisa e nem exige que os usuários sigam um link para uma página da web para respondê-la – eles podem simplesmente fazer isso ali mesmo no e-mail.
4. Ponto Taylor
Enquanto a pesquisa do Simple consistia em apenas uma pergunta, a Taylor Stitch oferece uma pesquisa mais longa. Os usuários podem não estar tão interessados em responder a mais perguntas, mas Taylor Stitch tenta tornar isso o mais fácil possível para eles.
Para começar, ele faz a mesma coisa que o Simple faz – incluindo a pesquisa diretamente no e-mail, em vez de fazer os usuários seguirem um link para outra página. Ele também mantém tudo o mais limpo e simples possível para que os usuários não se sintam sobrecarregados. Várias das questões são de múltipla escolha, o que também é uma ótima ideia.
5. Compartilhamento de habilidades
Outro dos melhores exemplos de e-mails de pesquisa vem do Skillshare. Aqui temos mais um exemplo de pesquisa incorporada no próprio e-mail. No entanto, este vai um passo além, tornando as perguntas da pesquisa visualmente atraentes com obras de arte criadas para cada uma.
Além disso, as perguntas desta pesquisa não têm como objetivo fazer com que os destinatários avaliem os serviços do Skillshare. Em vez disso, o objetivo é ajudar a melhorar a experiência dos usuários no site da Skillshare. Isso faz com que os clientes se sintam cuidados e investidos, o que provavelmente leva muitos deles a se envolverem mais com o Skillshare.
O destaque deste exemplo de e-mail de pesquisa Mailchimp é o fato de ele impor um prazo. À primeira vista, pode parecer que um prazo limitaria o número de respostas que você recebe. Mas dizer aos usuários que eles têm um tempo limitado para fazer algo aumenta a probabilidade de eles fazê-lo, porque ninguém gosta de perder prazos.
No caso deste e-mail, o título “É sua última chance de participar” estimula os usuários a agir e os incentiva a preencher a pesquisa imediatamente. Sem restrição de tempo, muitos usuários simplesmente diriam “Farei isso mais tarde” e depois esqueceriam. Mas isso não acontece com este formato de email.
7. Herman Miller
Um prazo pode ser um bom incentivo para responder a uma pesquisa, mas sabe o que é ainda melhor? Um prêmio. Neste e-mail da HermanMiller, a empresa oferece aos participantes da pesquisa a chance de ganhar um de seus produtos, ou seja, um Eames Hang-It-All.
Muitas pessoas vão olhar para isso e pensar: “Uma chance de ganhar um produto de graça apenas respondendo a uma pesquisa rápida? Isso é um roubo! Isso resulta em muitas respostas à pesquisa. Se você oferecer um prêmio (ou mesmo a chance de ganhar um) em seus próprios e-mails de pesquisa, poderá ver um aumento semelhante nas respostas.
8. MacPaw
A parte da pesquisa no e-mail do MacPaw não é muito diferente do que já vimos. Recebemos uma breve sinopse seguida por um botão de CTA que leva à pesquisa. Mas é o que vem depois do botão CTA que ajuda este e-mail a se destacar.
MacPaw sabe que nem todos preencherão a pesquisa, mas não querem que o e-mail seja um total desperdício de esforço para essas pessoas. Assim, eles acompanham a solicitação da pesquisa com um CTA para comprar seus produtos. Independentemente de alguém responder à pesquisa, pelo menos MacPaw consegue outra venda por e-mail.
9. Veja então
A maioria dos exemplos de e-mails de pesquisa que vimos nesta lista até agora têm como objetivo obter uma noção geral dos níveis de satisfação dos clientes. Mas este e-mail da Seeso é um pouco diferente. Ele foi enviado em resposta ao cancelamento de uma assinatura e tem como objetivo descobrir por que o usuário cancelou.
Essa também é uma ótima ideia para o seu próprio negócio, se você oferecer um produto ou serviço baseado em assinatura. Saber por que seus clientes optam por sair lhe diz o que você pode fazer para mantê-los por perto no futuro. Além disso, serve como uma oportunidade para incentivá-los a voltar.
10. Dela
O último exemplo de e-mail de pesquisa em nossa lista vem do dela. Ao contrário de todos os outros que vimos, este e-mail não tem como objetivo fazer com que os usuários preencham uma pesquisa. Em vez disso, ele é enviado aos usuários que já responderam a uma pesquisa.
Este e-mail não pede nada diretamente aos usuários – ele simplesmente fornece um gráfico mostrando os resultados gerais da pesquisa que eles responderam. Isso ajuda os usuários a se sentirem ouvidos, além de lhes proporcionar uma maneira de comparar suas próprias respostas com a resposta geral fornecida pelos usuários que responderam à pesquisa.
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Esses exemplos de e-mail de pesquisa devem fornecer uma base para seus próprios e-mails. Mas ainda pode levar muito tempo e esforço para criar bons e-mails de pesquisa e, às vezes, é melhor fazer parceria com profissionais.
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