Como a maioria das empresas, o objetivo da sua empresa é continuar atraindo novos clientes para continuar gerando receita. Mas o seu mercado-alvo é muito grande. Se você tiver sucesso, acabará atingindo um muro onde sua base de clientes será tão grande quanto possível. Então, e daí?
Depois de converter o máximo possível do seu mercado existente, a única coisa que resta a fazer é procurar novos mercados (ou expandir o atual). Essa é a ideia por trás da expansão do mercado: ampliar seu mercado pode ajudar sua empresa a continuar a crescer em tamanho e receita.
Mas o que exatamente é expansão de mercado? Responderemos a essa pergunta e muito mais nesta página, abordando os seguintes tópicos:
Índice do conteúdo
O que é expansão de mercado?
A expansão do mercado – às vezes também chamada de expansão territorial – é um processo em que as empresas começam a comercializar e vender para pessoas não incluídas no seu mercado-alvo original. Quando isso acontece, as empresas ainda mantêm o seu mercado original, simplesmente o expandem para incorporar novos grupos de pessoas.
Por que usar uma estratégia de expansão de mercado?
Então, qual é o propósito de expandir seu mercado? Por que vender para novos públicos? Por que não focar apenas no seu mercado atual e continuar gerando receita para ele?
A resposta é que, em determinado momento, você poderá descobrir que converteu tanto do seu mercado atual quanto poderia realisticamente esperar converter. Nesse ponto, talvez você esteja feliz em permanecer no tamanho que está atualmente. Mas se você quiser continuar crescendo, não há outro lugar para ir no mercado existente.
É aí que a expansão territorial se torna uma estratégia valiosa. Você pode continuar crescendo alcançando novos públicos com seus produtos ou serviços, mantendo seus fluxos de receita atuais e introduzindo novos.
Tipos de expansão de mercado
Existem vários métodos que você pode usar para sua estratégia de expansão de mercado. Três métodos foram usados com grande efeito por outras empresas e abordaremos cada um deles a seguir:
- Vender para uma nova área geográfica
- Expandindo para novos produtos ou serviços
- Encontrar novos usos para produtos ou serviços existentes
Para cada uma dessas abordagens, veremos também um exemplo real de uma empresa que utilizou essa abordagem. Continue lendo para aprender mais!
1. Vender para uma nova área geográfica
Uma das maneiras mais simples de expandir seu mercado é começar a vender para novas regiões geográficas.
Se atualmente você vende apenas para uma cidade específica, por exemplo, você pode começar a abrir seus produtos ou serviços também para aqueles do condado vizinho. Ou, se você vende apenas em um estado, pode começar a comercializar também em um estado vizinho.
Isso pode envolver a expansão de seus esforços de marketing ou a abertura de locais comerciais físicos adicionais. Tudo depende do que (e como) você vende.
Exemplo: McDonald’s
Um exemplo clássico de expansão geográfica do território é o McDonald’s. Embora a empresa tenha começado em um único local em Illinois, seu sucesso a levou a começar gradualmente a abrir mais locais em todo o país. Ao longo das décadas, tornou-se a enorme corporação que é hoje, com restaurantes em todo o mundo.
2. Expansão para novos produtos ou serviços
Você não precisa expandir para novos locais para alcançar um público mais amplo. Você também pode simplesmente começar a vender novos produtos ou serviços. Dessa forma, você terá todo um outro mercado de produtos para obter receita.
Você pode começar a vender algo intimamente relacionado ao que já vende ou pode ramificar-se para um tipo totalmente novo de produto ou serviço. Exatamente qual novo produto ou serviço você vende é algo que você terá que pensar cuidadosamente antes de decidir. Seja o que for, certifique-se de que é algo que você está qualificado para oferecer.
Exemplo: Yamaha
Provavelmente o melhor exemplo de empresa que se ramificou em um novo mercado de produtos é a Yamaha. Inicialmente, a Yamaha vendia instrumentos musicais, e ainda os vende hoje. Mas na década de 1950, começaram a vender também motores e veículos.
Hoje, a Yamaha está dividida em duas empresas distintas que lidam com cada uma dessas áreas, mas começaram como um único negócio.
3. Encontrar novos usos para produtos ou serviços existentes
Se você não quiser investir em novos produtos ou serviços, sempre há a chance de encontrar usos adicionais para o que já está vendendo. Atualmente, você pode estar comercializando seu produto para uma finalidade específica, mas se encontrar outra maneira de beneficiar as pessoas, isso permitirá que você expanda para um mercado totalmente novo.
Por exemplo, talvez você fabrique peças metálicas para empresas aeronáuticas, mas descubra que algumas dessas peças também são úteis para fabricantes de automóveis. Só assim, você tem todo um outro mercado disponível.
Exemplo: Dupixent
Embora não seja tão conhecida quanto as marcas dos dois exemplos anteriores, a Dupixent é um ótimo exemplo de empresa que encontrou usos adicionais para seu produto. A Dupixent vende dupilumab, um medicamento originalmente desenvolvido para tratar eczema.
No entanto, a empresa acabou por descobrir que o medicamento também era extremamente eficaz na prevenção da asma e dos pólipos nasais, permitindo-lhe triplicar efectivamente o tamanho do seu mercado original através da comercialização e venda a pessoas com cada uma dessas três condições.
Como desenvolver sua estratégia de expansão de mercado
Antes de encerrarmos, vamos repassar brevemente algumas etapas que você pode seguir para ajudá-lo a otimizar sua estratégia de expansão. O processo exato será diferente para cada negócio, mas, em geral, as empresas que pretendem expandir o seu mercado devem seguir estes três passos:
- Pesquise suas opções
- Confira seus concorrentes
- Execute os números
Pesquise suas opções
A primeira coisa que você deve fazer é descobrir como poderá expandir seu mercado. Considere todas as opções de estratégia de expansão territorial listadas acima. Para quais novas regiões você poderá vender? Que outros tipos de produtos ou serviços você poderia oferecer?
Esta é basicamente uma sessão de brainstorming onde você apresenta o máximo de ideias possível sobre como expandir seu mercado. Depois de ter uma lista inicial de ideias, você pode começar a refinar essa lista até as melhores opções.
Confira seus concorrentes
Uma coisa que pode ajudá-los a ter ideias e refinar sua lista de ideias existentes é observar seus concorrentes. Há uma boa chance de que alguns de seus concorrentes estejam no mesmo barco que você, e ver como eles expandem seus mercados pode ajudá-lo a descobrir a melhor forma de expandir o seu.
Por exemplo, talvez você venda roupas formais e observe que alguns de seus concorrentes obtiveram sucesso expandindo-se para oferecer também roupas mais casuais. Isso indica que vender roupas casuais também pode funcionar bem para você.
Execute os números
Por fim, certifique-se de não tomar uma decisão sobre qual estratégia de expansão usar até verificar se ela é financeiramente viável para você. Algumas opções de expansão podem custar mais do que valem, e você não quer investir toneladas de receita em algo que não valerá a pena. Por esse motivo, certifique-se de que toda a matemática esteja correta antes de se comprometer com qualquer coisa.
MidiaPro pode ajudar sua estratégia de expansão de mercado a ter sucesso
Esteja você buscando o sucesso em um novo mercado ou ainda tentando converter mais do atual, uma estratégia de marketing sólida é fundamental. Se você deseja atualizar essa estratégia, não procure além da MidiaPro. Com anos de experiência, conhecemos o marketing digital por dentro e por fora.
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Joabe Oliveira é gestor de marketing com mais de cinco anos de experiência na criação de conteúdo para dezenas de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços domésticos e educação. Ele também é especializada na criação de conteúdo SEO e PPC. Seu trabalho foi apresentado no Search Engine Journal, HubSpot, Entrepreneur, Clutch e muito mais. Em seu tempo livre, Joabe gosta de experimentar novos trabalhos manuais e ler estudar novos negócios sobre inteligência artificial.
joabe antonio de oliveira