Experiência generativa de pesquisa do Google (SGE): 5 coisas que devemos e não devemos fazer em conteúdo

Experiência generativa de pesquisa do Google (SGE): 5 coisas que devemos e não devemos fazer em conteúdo

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A Experiência Generativa de Pesquisa do Google (SGE) está mudando a forma como os usuários pesquisam e navegam nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). A nova experiência de pesquisa muda a forma como os usuários encontram respostas para consultas de pesquisa, com instantâneos de informações gerados por inteligência artificial (IA) que incluem links para outras fontes e muito mais.

Em outras palavras, isso envergonha os trechos em destaque do Google.

Mas, embora isso seja ótimo para quem busca respostas rapidamente, o SGE do Google também afetará os tipos de conteúdo que direcionam o tráfego para o seu site.

Felizmente, testamos as novas ferramentas generativas de IA do Google para pesquisa e obtivemos os insights interessantes de que você precisa para continuar governando SERPs. Continue lendo para saber mais sobre o SGE do Google e algumas coisas que devemos e não devemos fazer para ajudá-lo a continuar direcionando tráfego para seu site.

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O que é a experiência generativa da Pesquisa Google?

O SGE do Google é uma experiência de pesquisa orientada por IA que utiliza IA generativa para responder às dúvidas dos usuários por meio de instantâneos, perguntas de acompanhamento, experiências verticais e muito mais. SGE aprimora as experiências de pesquisa, permitindo que os usuários naveguem pelos resultados com a ajuda de ferramentas generativas baseadas em IA.

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O que é SGE do Google e qual o futuro do tráfego?

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Capacidades de IA da SGE

O SGE do Google usa IA para turbinar seus resultados de pesquisa e tornar mais fácil para os usuários encontrarem as informações de que precisam. Isso é feito por meio de ferramentas como instantâneos, sugestões de perguntas de acompanhamento, resumos de tópicos e muito mais.

Por exemplo, o tópico “instantâneos” fornece aos usuários uma resposta geral gerada por IA para consultas de pesquisa. Os instantâneos são criados com IA generativa, incluindo um breve resumo, artigos relacionados, recomendações de produtos e muito mais – tudo antes dos resultados de pesquisa tradicionais e do conteúdo promovido.

instantâneo do Google SGE

Junto com snapshots alimentados por IA, o SGE aprimora a experiência de pesquisa por meio de recursos como:

  • Perguntas de acompanhamento: mantenha sua experiência de pesquisa por meio de perguntas de acompanhamento geradas por IA para consultas de pesquisa .
  • Converse: converse diretamente com o Google através do modo conversacional do SGE. Aqui, as dúvidas originais são respondidas e os usuários podem fazer perguntas complementares para aprofundar sua pesquisa.
converse google sge
  • Experiências verticais: as pesquisas verticais da SGE ampliam as consultas comerciais e de compras com sinopses de informações e recomendações de produtos geradas por IA.
  • Geração de imagens: Crie imagens com a ajuda de IA generativa em SGE.
geração de imagem google sge
  • Dicas de codificação: obtenha dicas de codificação do Google diretamente na Pesquisa ao pesquisar tópicos em Javascript, Python e muito mais.
  • Adicionar ao Planilhas: simplifique seu processo de coleta de dados e pesquisa por meio da integração do Planilhas Google da SGE, que permite aos usuários adicionar informações diretamente a planilhas colaborativas.
  • Ferramentas de navegação: ferramentas baseadas em IA oferecem informações valiosas sobre as páginas da web que os usuários navegam, incluindo resumos de pontos-chave, saltos para seções relevantes e perguntas de pesquisa específicas respondidas nessa página.
insights de conteúdo do Google SGE

O que fazer e o que não fazer na experiência geradora de pesquisa do Google

Agora que você sabe um pouco mais sobre o SGE do Google e seus recursos, vejamos algumas práticas recomendadas. Abaixo estão alguns conteúdos que devemos e não devemos lembrar ao navegar pela IA generativa nos resultados de pesquisa.

Responda à intenção de pesquisa do usuário

O objetivo do SGE do Google é fornecer aos usuários exatamente o que eles desejam nos resultados de pesquisa com o menor número de cliques possível. Replique isso em seu conteúdo da web abordando imediatamente a intenção de pesquisa do usuário .

Faça a devida diligência e conduza pesquisas aprofundadas de palavras-chave para entender o que os usuários procuram quando pesquisam esses termos e, em seguida, traduza suas descobertas em seu trabalho. Seu conteúdo é primeiro para as pessoas e depois para os mecanismos de pesquisa. Então, dê às pessoas o que elas querem!

Uma ótima estrutura a ser lembrada ao criar conteúdo é colocar a questão principal em seus títulos e respondê-la imediatamente nos parágrafos subsequentes. Por exemplo:

Título: O que é marketing de mídia social?

Texto seguinte: Marketing em mídias sociais é [sua definição].

Depois de responder à pergunta inicial do usuário, você pode mergulhar em outras perguntas relacionadas que ele possa ter. Melhor ainda, use as perguntas de acompanhamento baseadas em IA do Google SGE a seu favor e deixe que essas perguntas guiem seu conteúdo.

perguntas de acompanhamento do Google SGE

Por exemplo, decidi escrever um artigo no blog sobre a história da escultura em abóboras durante o Halloween. Embora o instantâneo do Google tenha me dado uma breve visão geral, as perguntas de acompanhamento na parte inferior oferecem ótimos trampolins para informações adicionais a serem incluídas em meu conteúdo.

NÃO ignore a experiência em primeira mão

Muitas vezes, quando você está preocupado com as minúcias de escrever para o seu site, pode ser fácil esquecer de adicionar toques pessoais, como perspectivas em primeira mão. Isso não apenas adiciona personalidade à sua página, mas também pode agregar um valor imenso para seus leitores.

Neste mundo pós-SGE, o seu conteúdo deve incluir experiências e perspectivas em primeira mão. Claro, as ferramentas de pesquisa generativa de IA do Google podem ser capazes de compilar uma lista de produtos e usar páginas existentes para dizer por que eles são bons, mas não podem replicar emoções, opiniões e experiências humanas genuínas.

Agregue valor ao seu conteúdo e torne-o mais atraente do que os instantâneos generativos de IA do Google, adicionando sua perspectiva única ao seu conteúdo.

Adicionar sua perspectiva única ao seu conteúdo pode agregar valor para seus leitores, torná-lo mais atraente do que os instantâneos alimentados por IA do Google e conectar-se com seu público de uma forma que a IA generativa não consegue.

USE linguagem natural e coloquial

As funções de pesquisa generativa de IA do Google marcam outra grande mudança em direção a experiências de pesquisa focadas no usuário. Com uma função literal de bate-papo disponível para ajudar os usuários a navegar na web de forma mais interativa, é crucial falar a língua deles.

Otimize seu conteúdo primeiro para os humanos e depois para os mecanismos de pesquisa, usando linguagem natural para atender às necessidades, perguntas e intenções de pesquisa do usuário. Fazer isso ajuda a criar um diálogo individual que ressoa com os pesquisadores e convida a uma maior interação com seu conteúdo.

Ao mesmo tempo que melhora a experiência do usuário (UX), o uso de linguagem natural também ajudará o Google a entender melhor o conteúdo para indexar sua página corretamente.

NÃO negligencie palavras-chave de cauda longa

Além de usar linguagem coloquial, você deve direcionar palavras-chave de cauda longa relevantes em seu conteúdo para melhor corresponder às consultas aprofundadas.

O poder das palavras-chave de cauda longa não pode ser subestimado – essas palavras-chave levam a consultas de pesquisa mais específicas e detalhadas porque imitam a forma como os usuários fazem perguntas ao Google. Essa construção normalmente significa volumes de pesquisa mais baixos e taxas de conversão mais altas para sites de classificação.

Palavras-chave de cauda longa como “como criar uma boa postagem nas redes sociais” demonstram uma intenção de pesquisa do usuário mais específica do que termos mais amplos como “postagem nas redes sociais”. À medida que mais pessoas interagem com a IA generativa do Google, combinar o palavreado e a cadência do usuário se tornará ainda mais importante para sites que segmentam essas palavras-chave.

Abrace a mudança

Finalmente, se há um ponto-chave que você deve retirar desta página, você não deve se opor à mudança na esteira do SGE. As integrações generativas de IA do Google estão mudando a forma como os usuários pesquisam e visualizam informações.

Fique à frente da curva e experimente sua estratégia de SEO para ver como o conteúdo novo e existente aparece nos mecanismos de pesquisa e como o seu site é classificado. Ao fazer isso, você pode:

  • Diminua o impacto que o SGE teve em seu SEO geral
  • Identifique novas oportunidades para aumentar a visibilidade do seu site
  • Fique um passo à frente dos concorrentes

FAÇA parceria com a MidiaPro

Se a ideia de navegar sozinho neste mundo pós-SGE parece um pouco estressante, você não está sozinho. Mas não se preocupe, na MidiaPro somos profissionais em navegar pelos altos e baixos das principais atualizações do Google que agitam as SERPs – fazemos isso há mais de 5 anos e não planejamos desacelerar tão cedo.

Perguntas Frequentes

1. O que é a Experiência Generativa de Pesquisa do Google (SGE)?

Como o SGE do google afetará o tráfego orgânico (E como responder em 2024)

A Experiência Generativa de Pesquisa do Google (SGE) é uma nova abordagem da Google para melhorar os resultados de pesquisa, utilizando inteligência artificial para gerar respostas mais precisas e contextuais às consultas dos usuários. Ela visa proporcionar respostas mais detalhadas e relevantes, com base em uma compreensão mais profunda do contexto da pergunta e do conteúdo disponível na web.

2. Quais são 5 coisas que devemos fazer ao criar conteúdo para otimizar para SGE?

  • Crie Conteúdo de Alta Qualidade: Certifique-se de que seu conteúdo é informativo, bem-escrito e oferece valor real aos leitores. Conteúdos bem pesquisados e profundos têm maior chance de serem destacados.
  • Use Palavras-Chave de Forma Natural: Integre palavras-chave relevantes de maneira fluida no texto, para ajudar os algoritmos do Google a entenderem o contexto do seu conteúdo.
  • Otimize para Intenções de Busca: Entenda as intenções por trás das pesquisas dos usuários e crie conteúdo que responda diretamente às suas necessidades e perguntas.
  • Utilize Dados Estruturados: Implementar dados estruturados ajuda o Google a entender melhor o seu conteúdo e pode melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa.
  • Mantenha o Conteúdo Atualizado: Revise e atualize regularmente seu conteúdo para garantir que ele permaneça relevante e preciso, especialmente em tópicos que mudam frequentemente.

3. Quais são 5 coisas que não devemos fazer ao criar conteúdo para SGE?

marketing de conteúdo para iniciantes (14)
  • Evitar Conteúdo Superficial: Conteúdos rasos e que não agregam valor dificilmente serão destacados pelo SGE.
  • Não Exagerar no Uso de Palavras-Chave: Encher o texto de palavras-chave de maneira forçada pode prejudicar a legibilidade e ser penalizado pelos algoritmos do Google.
  • Não Ignorar a Qualidade do Texto: Erros gramaticais e de digitação podem afetar negativamente a percepção de qualidade do seu conteúdo.
  • Não Utilizar Clickbait: Títulos sensacionalistas que não entregam o prometido no conteúdo podem resultar em alta taxa de rejeição, afetando negativamente seu ranqueamento.
  • Evitar Conteúdo Plagiado: Copiar conteúdo de outros sites não só é antiético como pode resultar em penalizações severas do Google.

4. Como a SGE afeta o SEO tradicional?

SEO

A SGE complementa, mas não substitui, o SEO tradicional. As práticas de SEO, como uso de palavras-chave, backlinks e otimização de página, ainda são importantes. No entanto, a SGE coloca uma ênfase maior na qualidade e relevância do conteúdo. Adaptar-se à SGE significa focar mais na criação de conteúdo que satisfaça profundamente a intenção do usuário e proporciona respostas completas e contextualizadas.

5. Quais são as melhores práticas para se manter atualizado com as mudanças na SGE?

  • Acompanhe Blogs e Publicações de SEO: Sites como Search Engine Land, Moz e o próprio blog do Google fornecem atualizações e insights valiosos sobre as mudanças e melhores práticas.
  • Participe de Comunidades e Fóruns: Engaje-se em comunidades online de SEO e marketing digital, como os fóruns do Reddit, grupos no LinkedIn e outras plataformas de discussão.
  • Faça Cursos e Webinars: Investir em educação contínua através de cursos e webinars oferecidos por especialistas na área pode manter suas habilidades e conhecimentos atualizados.
  • Analise e Adapte-se: Utilize ferramentas de análise para monitorar o desempenho do seu conteúdo e esteja pronto para ajustar sua estratégia conforme necessário.
  • Teste e Experimente: Não tenha medo de experimentar novas abordagens e técnicas para ver o que funciona melhor para seu público e nicho específico.
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SGE CHEGOU!!! Será que agora é o FIM DO SEO?

Que trabalha com SEO e produção de conteúdo está, com certeza, roendo as unhas, desde que o Google anunciou oficialmente a implementação do SGE (Search Generative Experience), a partir do dia 14/05/24.

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