Em junho de 2018, o Google anunciou a fusão de seus produtos de marketing no Google Marketing Platform. De acordo com o Google, a plataforma é “uma plataforma unificada de publicidade e análise para um marketing mais inteligente e melhores resultados”. Pronto para saber como o Google Marketing Platform melhora suas estratégias de marketing? Continue lendo!
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O que é a plataforma de marketing do Google?
Plataforma de marketing do Google funde dois dos principais produtos de marketing do Google: Analytics 360 Suite e DoubleClick. Isso é característico do Google, já que a empresa deixou claro seu objetivo de criar uma experiência de marketing integrada e consistente. A plataforma também apresenta sete elementos principais:
- Análise
- Estúdio de dados
- Otimizar
- Pesquisas
- Gerenciador de tags
- Display e Vídeo 360
- Pesquisa Ads 360
Também oferece ferramentas de marketing gratuitas, bem como produtos premium pagos para empresas maiores. Com o Google Marketing Platform, profissionais de marketing e empresas recebem automaticamente insights críticos de todas as suas ferramentas, o que ajuda você a entender melhor seu público. Com a colaboração aprimorada do Google Marketing Platform, também é fácil compartilhar dados entre suas equipes.
Seis coisas que os profissionais de marketing devem saber sobre o Google Marketing Platform
Como uma plataforma de serviço completo para marketing, o Google Marketing Platform apresenta uma variedade de ferramentas e recursos que ajudam você a criar campanhas inteligentes e baseadas em dados, que levam a melhores resultados para sua empresa.
O que todo profissional de marketing deve saber sobre a plataforma? Estas seis coisas:
1. Google Marketing Platform integra Google Analytics 360 e DoubleClick
O Google Marketing Platform é resultado da unificação do Analytics 360 Suite e do DoubleClick. Isto não deveria ser uma surpresa, já que a maioria das ferramentas de marketing do Google são mais eficazes quando usadas em colaboração umas com as outras. O Google Analytics Suite contém uma versão premium do Google Analytics, juntamente com cinco outros produtos.
Se você é uma empresa ou corporação de grande porte, o Google Analytics Suite é a escolha certa, embora seja uma opção paga. O outro elemento, DoubleClick, estreou em 1996 – o Google o adquiriu em 2008. Agora, como parte da Google Marketing Platform, tornou-se Search Ads 360. Seu objetivo é o mesmo: ajudar os profissionais de marketing a planejar, comprar e avaliar campanhas de pesquisa. . A unificação do DoubleClick e do Google Analytics 360 enfatiza a importância de análises e campanhas publicitárias trabalharem juntas.
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2. O Google Marketing Platform oferece suporte a mais de 100 outras soluções
O Google escolheu a palavra “plataforma” para descrever o Google Marketing Platform porque não é um produto padronizado que os profissionais de marketing possam pegar ou largar. É uma plataforma com múltiplas ofertas, permitindo que profissionais de marketing e empresas utilizem o que funciona para eles, bem como adicionem e integrem soluções internas. As empresas possuem todos os dados que coletam no Google Marketing Platform e controlam quem tem acesso a eles.
Ele enfatiza o sentimento repetido do Google de que deseja que os usuários escolham o que compram, como compram e como avaliam. No espírito da verdadeira flexibilidade e versatilidade, o Google Marketing Platform oferece suporte a mais de 100 outras integrações. Essas trocas compatíveis e soluções de medição permitem que os usuários interajam com seus dados da maneira que for melhor para seus negócios — e tudo a partir de uma única interface.
3. Google Marketing Platform renomeia recursos do DoubleClick
O Google decidiu renomear DoubleClick porque acredita que a marca “Google” tem uma ressonância mais forte entre os usuários, o que provavelmente é verdade. A renomeação também oferece mais continuidade durante a transição para o Google Marketing Platform. O DoubleClick for Publishers e o DoubleClick Ad Exchange agora estão sob o mesmo guarda-chuva: Google Ad Manager.
Da mesma forma, o novo Display & Video 360 integra produtos anteriores de publicidade gráfica, incluindo:
- Gerenciador de lances DoubleClick
- Gerente de campanha
- Estúdio
- Gerenciador de público
O Display & Video 360 permite que profissionais de marketing e empresas criem e executem campanhas publicitárias em um só lugar. Ele também enfatiza que o Google Marketing Platform mantém muitos dos recursos anteriores das diversas ferramentas do Google – só que agora eles estão alojados em menos títulos, o que é conveniente.
4. Google Marketing Platform apresenta parceiros da Google Marketing Platform
Como benefício adicional, o Google agora oferece Parceiros da plataforma de marketing do Google. Este programa oferece aos usuários acesso a recursos que os ajudam a aproveitar ao máximo o Google Marketing Platform. Atualmente, existem mais de 500 empresas de tecnologia, empresas de mídia, agências interativas e outras empresas certificadas.
Os Parceiros do Google Marketing Platform se concentram no treinamento e no desenvolvimento de habilidades para todos os produtos do Google Marketing Platform. Os parceiros do Google sempre tiveram que atender a requisitos rigorosos e agora não é diferente. Os parceiros do Google Marketing Platform consistem em três categorias:
- Indivíduos Certificados: São indivíduos com acesso à biblioteca de materiais e certificações do Google. Eles também têm experiência em produtos específicos do Google Marketing Platform.
- Empresas Certificadas: Essas empresas fornecem consultoria, treinamento, implementação e suporte. Tornar-se uma Empresa Certificada exige muitos requisitos, incluindo ter um certo número de indivíduos certificados, experiência no setor e excelentes referências de clientes.
- Parceiros de vendas: São como empresas certificadas, mas trabalham mais estreitamente com o Google para consultar e fornecer suporte, bem como vender produtos do Google.
O Google Marketing Platform Partners substitui o programa anterior de Parceiros certificados do Google Analytics e Parceiros de marketing certificados da DoubleClick, mas o Google afirma que este novo programa oferece um “ecossistema de recursos mais robusto”.
5. Google Marketing Platform adiciona recursos entre dispositivos
O Google Marketing Platform também traz melhorias aos produtos existentes do Google. Uma das principais melhorias é a adição de Capacidades entre dispositivos para o Google Analytics. O recurso Cross Device permite que você veja a jornada dos usuários em seu site em vários dispositivos, bem como onde eles estão no funil de conversão em cada dispositivo.
Por exemplo, um usuário pode ver um anúncio do seu produto em um dispositivo móvel, pesquisá-lo mais tarde usando um tablet e, finalmente, fazer uma compra em um desktop. Cross Device on Analytics permite que você rastreie a sequência que seu público-alvo normalmente segue. Essas informações permitem que os profissionais de marketing otimizem melhor suas campanhas.
Por exemplo, se uma empresa perceber que a maioria de suas conversões ocorre em desktops, ela pode razoavelmente dedicar a maior parte de seu tempo à otimização de anúncios para desktop e do site para desktop. Mas o que a empresa talvez não saiba é que os usuários normalmente descobrem sua marca por meio de um anúncio para celular. Portanto, ao diminuir o tempo gasto na experiência mobile e melhorar apenas a experiência desktop, a empresa pode perder conversões em desktop.
Felizmente, o novo recurso Cross Device ajuda a evitar esse tipo de erro, permitindo que os profissionais de marketing ajustem o tipo de anúncio ou conteúdo que veiculam, sabendo onde os usuários tendem a estar no funil quando estão em cada dispositivo. É claro que o público está bem ciente de que as empresas comercializam para eles – e é por isso que querem mais controle sobre o tipo de publicidade que veem. O Google acredita que os consumidores preferem publicidade mais personalizada, e o recurso Cross Device é apenas uma maneira de fornecer a personalização que desejam.
Tenha em mente, entretanto, que você só receberá dados entre dispositivos de usuários que optaram por receber publicidade personalizada. Por uma questão de confiança e transparência, o Google facilitou a desativação, o que pode significar um tamanho de amostra menor para seus dados entre dispositivos.
6. A Google Marketing Platform incentiva a colaboração em todos os níveis
Os sete elementos por trás do Google Marketing Platform são úteis por si só, mas foram projetados para funcionar ainda melhor juntos. É por isso que o Google Marketing Platform permite que os usuários façam conexões entre os diferentes elementos de uma forma que não conseguiam antes. A integração dessas ferramentas incentiva a colaboração entre profissionais de marketing, criativos, chefes e clientes.
Os dados e os relatórios agora estão no mesmo local para todas as ferramentas, o que significa que você pode compartilhar facilmente seus insights e resultados entre as equipes. A plataforma também elimina a necessidade de cadeias de e-mail dentro das empresas, o que permite um trabalho mais integrado. Isso ajuda sua equipe a economizar tempo, o que pode levar não apenas a melhores resultados de campanha, mas também a mais produtividade no escritório.
Com este novo conjunto de ferramentas, o Google oferece às empresas uma plataforma integrada, flexível e amigável à colaboração. Ao criar o Google Marketing Platform, o Google está confirmando o que sempre foi verdade: a análise e a publicidade estão inerentemente ligadas, e o marketing é melhor para isso.
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