Durante o evento “Let loose”, em que foram anunciados os novos iPads Pro e Air, também foram revelados o Final Cut Pro 2 e o Logic Pro 2 para os tablets. Os updates dos aplicativos de produção de vídeos e música oferecem novos recursos, tornando os apps ainda mais completos, além de tirar proveito das capacidades dos novos dispositivos.
No Final Cut Pro, além de uma interface renovada, temos o Live Multicam. O recurso transforma o iPad em um verdadeiro estúdio de produção, permitindo a conexão sem fio às câmeras de até quatro iPhones ou iPads ao mesmo tempo e a visualização das capturas desses dispositivos em tempo real. Pode-se realizar o ajuste de diversas configurações das câmeras, como exposição, zoom e balanço de branco.
A conexão é feita por meio de um novo app para iPhone e iPad chamado Final Cut Camera. Nele, os controles de configurações, como foco e velocidade do obturador, estão igualmente disponíveis, bem como monitoramento da imagem e áudio. O app poderá ser baixado gratuitamente e usado para gravar vídeos nos próprios dispositivos com ajustes profissionais.
Ao usar o recurso no Final Cut Pro, os clipes capturados são transferidos automaticamente para o app, com os arquivos em alta resolução sendo copiados em segundo plano. Desse modo, é possível usar o app tanto para capturar quanto para editar vídeos de forma prática.
Também se tornou possível criar e editar projetos, bem como importar arquivos e projetos diretamente de discos conectados ao iPad, graças à porta USB-C de alta velocidade. As velocidade de transmissão ficaram 4x mais rápidas em ProRes RAW com o novo iPad Pro do que com o modelo com chip M1. A renderização também ficou 2x mais rápida com no iPad Pro com M4.
O Final Cut Pro para iPad ganhou, ainda, 12 novas predefinições de graduação de cor, 8 títulos básicos, 20 novas trilhas sonoras e novos planos de fundo dinâmicos, permitindo criar sobreposições de efeito e sequências de títulos. Com o Apple Pencil Pro, o Live Drawing é compatível com a Rotação, permitindo a escolha de ferramentas com mais precisão. A função Apertar, por sua vez, mostra um conjunto de pincéis e ajustes.
Também tivemos novidades no Final Cut Pro para Mac. Com a versão 10.8, que chegará como atualização gratuita para os usuários existentes, foi adicionado o recurso Enhance Light and Color. Ele permite aprimorar as cores dos vídeos, balanço de branco, brilho e contraste em apenas um passo, sendo otimizado para mídias em SDR, HDR, RAW e codificadas em Log.
O update conta com recursos de inteligência artificial e de organização que aproveitam o Neural Engine. Com o Smooth Slo-Mo, os quadros de vídeo são gerados e combinados de forma inteligente, contribuindo para a qualidade dos movimentos e deixando o resultado final da câmera lenta mais dramático.
Outra novidade é a possibilidade de definir nomes personalizados para correções de cores e efeitos de vídeo no inspetor, de modo a ajudar na identificação de mudanças. Também é possível arrastar os efeitos o inspetor para outros clipes na linha do tempo ou no visualizador.
Ainda, o Timeline Index agora permite buscar e acessar clipes sem efeitos ou mídia e a busca baseada em texto na linha do tempo agora inclui informações como rolo, cena e ângulo da câmera.
Logic Pro
No novo Logic Pro, foram adicionados dois novos ambientes virtuais aos Session Players: o Bass Player e o Keyboard Player, junto ao já existente Drummer. É possível gerar sons com ainda mais precisão, bem como controles para ajustar a complexidade e a intensidade.
A função foi treinada com músicos, usando IA e sampling para otimizar o som. É possível escolher entre oito Bass Players diferentes, havendo ainda parâmetros avançados para slides, notas abafadas, notas mortas e batidas no captador. O ritmo pode ser de progressões de acordes ou um entre os 100 loops disponíveis.
O recurso Chord Track permite definir e editar as progressões de acordes de uma música para que o Bass Player acompanhe. Já o plugin Studio Bass oferece acesso a seis novos instrumentos acústicos e elétricos gravados com precisão e inspirado nos sons dos gêneros e tons de baixo atuais.
O Keyboard Player, por sua vez, oferece quatro estilos diferentes, criados em colaboração com músicos para acompanhar uma ampla gama de estilos musicais. No ambiente, é possível tocar desde blocos de acordes simples a vozes de acordes com harmonia estendida.
Também há suporte ao Chord Track, adicionando e editando progressões de acordes. Com o plugin Studio Piano, por sua vez, é possível selecionar opções para modelar o som, sendo possível ajustar três posições de microfone, ruído de pedal e de tecla, além de samples de liberação e ressonância simpática.
O novo plugin ChromaGlow também usa IA e permite modelar o tom dos sons entre cinco tipos diferentes de saturação. Eles proporcionam profundidade, presença e intensidade às músicas, podendo-se escolher entre sons modernos e limpos, nostálgicos ou outros mais extremos — sempre com a possibilidade de modelar conforme a criatividade.
Por fim, o app ganhou o Stem Splitter, que permite — com uso de IA — separar as gravações de qualquer arquivo de áudio mixado em quatro partes, cindindo voz de baixos, bateria e de outros instrumentos (apenas em dispositivos com chips da série M). Isso permite que remixes sejam feitos de forma mais eficiente, além de aumentar as possibilidades de edição e mixagem do áudio, adição de efeitos e partes.
Os recursos também chegarão ao Logic Pro para Mac 11; ambas as versões estarão disponíveis na App Store no dia 13 de maio. Já as atualizações do Final Cut Pro chegarão ainda na primavera do hemisfério norte (o atual outono do hemisfério sul).
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