Você sabia que o marketing de conteúdo gera três vezes mais leads do que o marketing tradicional? O marketing de conteúdo é um método extremamente eficaz para ajudar sua empresa a obter novos leads. Quando você usa o funil de marketing de conteúdo, pode produzir conteúdo relevante no momento certo para fazer com que seu público se torne conversões para sua empresa.
Neste post, discutiremos o funil de marketing de conteúdo e como criar conteúdo impactante que gere resultados. Vamos começar!
O que é o funil de marketing de conteúdo?
O funil de marketing de conteúdo é um sistema que leva leads por um fluxo de conteúdo passo a passo. Com esse funil, o objetivo é fazer com que esses leads comprem seus produtos ou usem seus serviços.
Ao usar o funil de marketing de conteúdo, você move as pessoas para baixo do funil em direção à conversão. À medida que as pessoas descem mais no funil, muitas delas desistem. Eventualmente, isso resulta em ter alguns leads de alta qualidade no fundo do funil que estão prontos para converter.
Há quatro partes principais no funil de marketing de conteúdo:
- Conhecimento: No primeiro estágio, os leads descobrem sua marca e se familiarizam com ela.
- Consideração: Nesta fase, os usuários começam a olhar para suas opções disponíveis. Eles olharão para o que você oferece, assim como o que sua concorrência oferece.
- Avaliação: Depois de ver todas as suas opções, os usuários decidem qual produto ou serviço é o mais adequado às suas necessidades.
- Comprar: É aqui que seu público analisa as últimas informações antes de decidir comprar e se tornar um cliente.
Os profissionais de marketing podem direcionar conteúdo para cada parte do funil para garantir que estejam direcionando os leads para a conversão.
Tipos de conteúdo para cada estágio do funil de marketing de conteúdo
Cada estágio do processo de conteúdo é categorizado em uma posição no funil. Essas posições são o topo do funil (TOFU), o meio do funil (MOFU) e o fundo do funil (BOFU). Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de conteúdo que você pode criar nesses estágios do funil de marketing de conteúdo.
1. Conscientização (TOFU)
No estágio de conscientização, você está trabalhando para gerar conscientização para sua marca entre potenciais leads. Esse conteúdo cai no topo do funil porque você está apenas começando a ajudar as pessoas a se familiarizarem com seu negócio. Você terá centenas de usuários que encontrarão sua empresa e desejarão ver se você é uma boa opção para eles.
Então, que tipo de conteúdo você pode criar nesta fase?
- Postagens de blog: Postagens de blog são ótimas para construir reconhecimento de marca. Você fornece ao seu público as informações de que ele precisa ao pesquisar. Isso os expõe à sua marca e ao seu negócio.
- Webinars: Webinars são um ótimo conteúdo para construir sua marca. Você fornece ao seu público informações valiosas, e eles aprendem sobre seu negócio.
- Guias abrangentes: Guias são sempre uma ótima peça de conteúdo para atrair seu público. Esses guias contêm toneladas de informações que são ótimas para expor as pessoas à sua marca.
- Vídeos: Vídeos são ótimos para envolver seu público. Você pode criar vídeos que sejam do estilo da sua marca para fornecer ao seu público informações valiosas.
Esses tipos de conteúdo têm como objetivo aumentar o conhecimento e as habilidades do seu público para deixá-lo mais informado.
2. Avaliação e consideração (MOFU)
No estágio de avaliação e consideração, você está começando a mostrar às pessoas o que você oferece. Você pode começar a destacar seus produtos e serviços para fazê-los escolher seu negócio em vez da concorrência. Quando você está criando conteúdo MOFU, você quer falar diretamente com as pessoas e mostrar a elas como seu negócio pode ajudá-las.
Você vai querer mostrar como seu negócio se destaca da concorrência também. Aqui estão diferentes tipos de conteúdo que você criará para esta parte do funil de vendas de marketing de conteúdo:
- Estudos de caso:Estudos de caso fornecem ao seu público informações valiosas que os ajudam a ficar mais informados. Você pode usar estudos de caso que reflitam muito sobre o seu negócio.
- Artigos de instruções: Artigos de como fazer são uma ótima maneira de posicionar seu negócio como uma solução. Se você listar como fazer certas práticas, as pessoas podem perceber depois que é muito trabalho. Ver que você pode fazer isso por elas torna mais provável que escolham seu negócio.
- Vídeos de demonstração:Os vídeos de demonstração são uma ótima maneira de mostrar seus produtos e serviços. Você dá ao seu público uma visão do que você oferece, o que os ajuda a se sentirem mais confortáveis em escolher seu negócio.
3. Conversão (BOFU)
No estágio de conversão, você está fazendo seu último esforço para convencer seu público a escolher seu negócio. Você fará seu discurso final para fazer as pessoas apertarem o gatilho e converterem. Você está fornecendo ao seu público informações que os convencerão a escolher seu negócio.
Há dois tipos principais de conteúdo que você verá nesta fase:
- Depoimentos:Se as pessoas vão escolher seu negócio, elas querem saber que você tem produtos ou serviços de qualidade. Vídeos de depoimentos de seus clientes podem ser o conteúdo que convence seu público a escolher seu negócio.
- Avaliações: As avaliações são cruciais para convencer seu público a converter. Pedir feedback às pessoas cria um ótimo conteúdo para sua página que pode motivar seu público a converter.
Existem diferentes tipos de conteúdo que ajudarão você a aumentar sua taxa de conversão geral do funil. Use coisas como depoimentos e avaliações a seu favor para convencer os consumidores a escolher você.
3 dicas para usar o funil de marketing de conteúdo de forma eficaz
Agora que você conhece os diferentes tipos de conteúdo que pode usar no seu negócio, é essencial que você os utilize de forma eficaz.
Aqui estão três práticas recomendadas para usar o funil de marketing de conteúdo de forma eficaz.
1. Pense no seu público
Seu público é um componente crítico do seu funil de vendas de marketing de conteúdo. Você está tentando atraí-los para fazê-los avançar pelo funil. Se quiser usar o funil de forma eficaz, você deve pensar sobre seu público.
Primeiro, considere o tipo de conteúdo que mais os interessa. Se você quer que os leitores confiram seu conteúdo e se envolvam com ele, você precisa tornar seu conteúdo atraente para eles. Se você quer produzir conteúdo atraente em cada estágio do funil de vendas de marketing de conteúdo, você deve pensar sobre o que seu público precisa.
Pergunte a si mesmo perguntas como:
- Que problemas eles estão enfrentando?
- Que perguntas eles estão fazendo?
- Como você pode facilitar a vida deles?
- O que é mais importante para eles?
Ao pensar sobre essas questões, você pode criar conteúdo mais adequado às necessidades do seu público. Você criará conteúdo eficaz em diferentes partes do funil de marketing de conteúdo.
2. Pesquise conteúdo popular
Ao selecionar palavras-chave para seu conteúdo e criar ideias de conteúdo, é importante saber o que já existe. Se você quer criar um marketing eficaz, olhe para o conteúdo que cobre os mesmos tópicos que você está pensando em escrever. Esses são seus concorrentes.
Confira o conteúdo deles para ver como eles atendem à consulta de pesquisa do usuário. Veja o que eles fazem efetivamente e onde as informações podem ser adicionadas para criar um conteúdo melhor. Ao pesquisar o conteúdo do seu concorrente, você pode criar conteúdo mais eficaz para diferentes partes do funil de marketing de conteúdo.
3. Torne o conteúdo interativo
Se você quer criar conteúdo de qualidade, torne-o interativo para seu público. Dê a eles um motivo para interagir com ele. Isso é especialmente importante para conteúdo TOFU porque você precisa capturar o interesse do seu público e atraí-lo.
Conteúdo interativo inclui conteúdo como enquetes e slideshows. Seu público precisa clicar no conteúdo para interagir com ele, o que os deixa mais envolvidos com o conteúdo. Isso cria uma experiência memorável, o que ajuda a construir o reconhecimento da marca.
Conteúdo interativo é ótimo para todos os estágios do funil de marketing de conteúdo. Quanto mais as pessoas interagem com seu negócio, mais provável é que elas se lembrem de sua empresa e escolham você.
Criando melhor conteúdo para o seu negócio hoje
O funil de marketing de conteúdo é parte integrante da sua estratégia de marketing. Quando você sabe como usar um funil de marketing de conteúdo, você pode criar conteúdo que ajuda a mover seu público em direção à conversão.
Se você quiser saber mais sobre o funil de vendas de marketing de conteúdo, além de obter dicas para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo, inscreva-se em nossa newsletter para receber estratégias, conselhos de especialistas e muito mais em sua caixa de entrada! A MidiaPro é uma empresa de marketing de conteúdo que pode levar seu site para o próximo nível!
O que é o funil de marketing de conteúdo?
O funil de marketing de conteúdo é um sistema que leva leads por um fluxo de conteúdo passo a passo, com o objetivo de fazer com que esses leads comprem produtos ou serviços da empresa.
Quais são os tipos de conteúdo para cada estágio do funil de marketing de conteúdo?
No estágio de conscientização (TOFU), é indicado criar postagens de blog, webinars, guias abrangentes e vídeos. No estágio de avaliação e consideração (MOFU), estudos de caso, artigos de instruções e vídeos de demonstração são recomendados. Já no estágio de conversão (BOFU), depoimentos e avaliações são importantes.
Quais são três dicas para usar o funil de marketing de conteúdo de forma eficaz?
As dicas incluem pensar no público-alvo, pesquisar conteúdo popular e tornar o conteúdo interativo para aumentar o engajamento do público em cada estágio do funil de marketing de conteúdo.
Por que é importante criar conteúdo relevante em cada parte do funil de marketing de conteúdo?
Criar conteúdo relevante em cada parte do funil ajuda a direcionar os leads para a conversão, garantindo que o público-alvo seja impactado da maneira correta em cada etapa do processo.
O que a empresa MidiaPro oferece em relação ao marketing de conteúdo?
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