Você sem dúvida já ouviu falar sobre a importância de geração de leads. O objetivo final do seu negócio é gerar receita — mas para fazer isso, você precisa gerar conversões; e para fazer isso que, você precisa gerar leads.
Mas, na verdade, há outro passo antes mesmo de você chegar à geração de leads. Esse passo é geração de demanda é algo que sua empresa precisa começar a fazer.
Campanhas de geração de demanda fornecem um impulso enorme ao seu marketing — mas o que é geração de demanda, exatamente? Continue lendo para descobrir o que é e como você pode gerar resultados com uma estratégia de geração de demanda!
O que é geração de demanda?
A primeira pergunta a ser feita é: o que é geração de demanda?
A geração de demanda é um tipo de marketing que se concentra em táticas como reconhecimento da marca e interesse geral pelo produto. Basicamente, é sobre fazer as pessoas se interessarem pelo que você vende.
Geração de demanda no funil de marketing
Uma das melhores maneiras de definir a geração de demanda é usar o funil de marketing. Se você não conhece o funil, ele é essencialmente um modelo de marketing que descreve um funil, largo na parte superior e estreito na parte inferior.
Pessoas no topo do funil estão apenas descobrindo seu negócio e descobrindo se você oferece uma solução para o problema delas, enquanto pessoas no fundo, estão prontas para converter. Marketing é sobre levar as pessoas do topo do funil para o fundo.
Isso nos traz de volta à geração de demanda. A geração de demanda acontece no topo do funil. O primeiro passo para fazer as pessoas converterem é criar uma demanda para o que você está oferecendo.
Com uma campanha de geração de demanda bem-sucedida, você pode levar as pessoas mais adiante no funil e progredir para a geração de leads.
Geração de demanda vs. geração de leads
Geração de demanda é um conceito que pode facilmente ser confundido com geração de leads. E não há dúvidas de que os dois são muito parecidos. No entanto, eles não significam a mesma coisa.
A geração de leads envolve fazer com que as pessoas se interessem em comprar do seu negócio. Um lead não está necessariamente pronto para comprar agora, mas ele considera seu negócio uma opção. A geração de leads é direcionada a pessoas que estão familiarizadas com você e com o que você vende, mas que não estão necessariamente pensando em comprar ainda.
Com a geração de demanda, você atinge pessoas que não sabem quem você é, o que você vende ou por que elas deveriam comprar de você.nosso trabalho é ajudá-los a entender todas essas coisas. Só então você pode começar a transformá-los em leads.
Você pode aprender mais sobre as diferenças lendo nosso artigo sobre geração de demanda versus geração de leads.
5 dicas para gerar demanda
Você pode estar se perguntando o que é preciso para executar campanhas de geração de demanda bem-sucedidas. Felizmente, nós temos você coberto. Aqui estão cinco dicas para ajudar a gerar demanda!
1. Conheça seu público
A primeira coisa a fazer certo em sua estratégia de geração de demanda é conhecer seu público. Este passo é essencial. Se você nem sabe para quem está fazendo marketing, terá dificuldade em gerar interesse em sua marca.
Pense nisso assim — a geração de demanda ajuda as pessoas a entender por que elas precisam do que você está vendendo. A única maneira de fazer isso, no entanto, é entrar na cabeça delas e descobrir o que elas precisam e o que as motiva.
Por essa razão, vale a pena o tempo e o esforço para descobrir seu público-alvo. Além disso, você deve construir suas campanhas de geração de demanda em torno desse público.
2. Determine o que você quer que seu público faça
Como a geração de demanda ocorre no topo do funil, não se trata de fazer com que as pessoas se tornem clientes. Isso não vai acontecer até que elas estejam mais abaixo no funil. Dito isso, você ainda vai querer encorajar as pessoas a tomarem certas ações em suas campanhas de geração de demanda.
Por exemplo, você pode querer que eles vejam algum conteúdo que você criou e o sigam em mídia social ou assine seus e-mails. Seja o que for, você deve saber com antecedência qual é essa ação.
Mais importante, não escolha uma ação aleatória. Escolha algo que você sinta que guiará ativamente os usuários para o próximo nível do funil, permitindo que você comece a transformá-los em leads.
Então certifique-se de deixar os usuários cientes de exatamente qual ação você quer que eles tomem. Você pode fazer isso incluindo Chamadas para ação (CTAs) em seus materiais de marketing.
3. Foco em fornecer conteúdo educacional
Como a geração de demanda não é sobre impulsionar compras, você não quer ser muito vendedor. Em vez disso, você quer focar na conscientização da marca e educar os usuários sobre seu negócio e seu setor.
Para esse fim, tente manter seu conteúdo de geração de demanda informativo. Você pode escrever postagens de blog, fazer vídeos e mais. Seu conteúdo pode ensinar aos usuários como sua indústria funciona, oferecer dicas profissionais relacionadas ao que você faz e falar sobre o que sua empresa faz.
O objetivo final é ajudar os usuários a entenderem melhor quem você é e o que você oferece, para que, quando precisarem de seus produtos ou serviços, saibam aonde ir!
4. Use estratégias múltiplas
Existem muitas estratégias de marketing diferentes por aí. Se você não está familiarizado com suas opções, aqui estão algumas das maneiras de anunciar sua empresa online:
Você pode usar qualquer uma dessas estratégias para comercializar sua empresa, e é uma boa ideia aplicar mais de uma. Você não precisa aproveitar todas as estratégias — não assuma mais do que pode lidar, e não use estratégias que não vão lhe beneficiar.
Dito isso, é provável que você possa se beneficiar usando mais de uma. Limitar-se a uma única estratégia também limitará o número de usuários que você pode alcançar com suas campanhas de geração de demanda.
5. Ofereça testes e demonstrações gratuitas
É uma boa ideia considerar oferecer testes e demonstrações gratuitas para seus produtos ou serviços. Nem todo mundo vai querer testar essas demonstrações logo de cara, mas quando o fizerem, isso pode fazer uma grande diferença.
Imagine que há um usuário que não vê realmente o benefício do seu produto, então seu marketing não tem impacto real sobre ele. Mas então, como sua demonstração é gratuita, ele vai em frente e experimenta só porque pode. De repente, o processo de usá-lo o faz perceber o quão benéfico ele é.
A próxima coisa que você percebe é que esse usuário se torna um lead — e, eventualmente, ele começa a comprar seu produto, tornando-se um cliente!
A MidiaPro pode ajudar você a dominar sua estratégia de geração de demanda
Quer ajuda para gerar demanda para os produtos ou serviços da sua empresa? A MidiaPro está aqui para você! Com mais de 5 anos de experiência em marketing digital, sabemos o que é preciso para conduzir uma estratégia de geração de demanda estelar, e mal podemos esperar para mostrar a você em primeira mão.
Quando você faz parceria conosco para nossos serviços de marketing digital podemos trabalhar com você para otimizar suas campanhas de geração de demanda para todas as estratégias listadas acima e muito mais. Você receberá até mesmo um representante de conta dedicado para mantê-lo informado sobre tudo o que fazemos por você.
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