Google Analytics 4 vs. Universal Analytics

Google search bar with the query 'optimize google ads' and the Google Ads logo above it.

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O Universal Analytics era a ferramenta Analytics padrão do Google até outubro de 2020, quando eles introduziram a nova geração do Analytics. Agora, o Universal Analytics está a caminho do fim, e o Google Analytics 4 está definido para ser a nova ferramenta padrão de monitoramento de sites.

O Google Analytics 4 — ou GA4 — foi projetado para atender a uma variedade de objetivos de negócios incluindo aumento de downloads de aplicativos móveis, geração de mais leads e aumento de vendas.

Leia mais sobre a diferença entre o Google Analytics 4 e o Universal Analytics abaixo, bem como a mudança para o GA4 e os recursos exclusivos que ele oferece.

O que está acontecendo com o Universal Analytics?

O Google está descontinuando o Universal Analytics. Ele será substituído pelo Google Analytics 4. O Google começará o processo de descontinuação em 2023, mas o Universal Analytics interromperá totalmente o processamento de novos dados em 1º de julho de 2023. O Universal Analytics 360 poderá processar novos dados até 1º de outubro de 2023.

Você poderá acessar seus dados do Universal Analytics por pelo menos seis meses, mas você ainda vai querer fazer a troca do Universal Analytics para o Google Analytics 4 assim que for conveniente para você! O Google tem um Central de Ajuda para ajudar você a fazer a troca.

Por que o Google está migrando do Universal Analytics para o Google Analytics 4?

Um dos principais motivos pelos quais o Google está tornando o Google Analytics 4 a versão padrão do Google Analytics é porque o Universal Analytics está se tornando obsoleto conforme a tecnologia muda. Por exemplo, o Universal Analytics não pode fornecer insights multiplataforma — ele depende de cookies e foi criado em uma época em que análises simples observadas de um desktop eram suficientes.

Isso significa essencialmente que uma empresa com um site e um aplicativo precisaria de duas “propriedades” separadas em sua conta do Google Analytics — uma para seu site e outra para seu aplicativo.

O Google Analytics 4, por outro lado, não depende de cookies e pode fornecer insights multiplataforma. Isso significa que as empresas podem obter insights sobre seus sites e aplicativos com apenas uma propriedade.

Um dos motivos finais pelos quais o Google Analytics 4 é uma versão mais atraente e moderna do Universal Analytics são os benefícios de privacidade que ele oferece. O Google Analytics não armazenará mais endereços IP, o que muitas empresas consideram incrivelmente valioso em uma época em que os usuários esperam mais segurança de dados e privacidade quando estão online.

Um modelo baseado em sessão versus um modelo baseado em eventos

O método Universal Analytics de usar cookies para rastrear dados do usuário é chamado de modelo de dados baseado em sessão. Basicamente, um site envia um “cookie” para o computador do usuário que está visitando o site. Isso dá ao site permissão e a capacidade de monitorar e registrar o tempo de um usuário no site.

O método usado com o GA4 é chamado de modelo de dados baseado em eventos. Embora o Google Analytics 4 ainda use alguns cookies, ele coleta dados de “eventos”, incluindo:

  • Visualizações de página
  • Cliques de botão
  • Ações do usuário

Um modelo de dados baseado em eventos fornece muito mais contexto sobre o que os usuários estão fazendo no seu site, especificando as ações que eles realizam nele.

Benefícios do Google Analytics 4

O GA4 ostenta muitos recursos não vistos no Universal Analytics. Vamos dar uma olhada em mais benefícios do Google Analytics 4:

Integrações com outras plataformas

O Google Analytics 4 integra-se facilmente com outros aplicativos do Google, como o Google Ads. Embora o Universal Analytics tenha oferecido algumas opções de integração, ele não o fez na mesma extensão que o Google Analytics 4 é esperado.

Qual é o benefício disso? Em resumo, o GA4 permitirá que você se conecte a muito mais ferramentas e plataformas externas. Isso permite que você traga mais dados, melhorando a qualidade dos seus insights de marketing e, subsequentemente, ajudando você a otimizar as campanhas de anúncios da sua empresa.

Dados valiosos

O Google Ads pode ajudar as empresas a criar novos públicos usando machine learning para gerar insights preditivos sobre conversões de sites. Ele também automaticamente traz insights críticos para que você possa melhorar seus esforços de marketing.

Há três novas métricas que você poderá ver com o Google Analytics 4:

  • Sessão engajada: As sessões engajadas duram mais de 10 segundos, têm um evento de conversão ou têm pelo menos duas visualizações de página, ou tela.
  • Tempo médio de engajamento por sessão: É a quantidade de tempo que um usuário interage com o conteúdo do seu site.
  • Taxa de engajamento: A taxa de engajamento é a proporção de sessões engajadas em relação ao total de sessões.

Há também uma métrica de usuário adicional com o GA4 — em vez de ver apenas o total de usuários e novos usuários, você poderá ver o total de usuários, novos usuários e usuários ativos. Essas métricas e mais aparecerão nos relatórios do GA4.

Atribuição orientada por dados

Atribuição usa um algoritmo de aprendizado de máquina para analisar diferentes caminhos que os usuários seguem com seus anúncios, tanto de conversão quanto de não conversão. A atribuição baseada em dados examina como diferentes “pontos de contato” afetam as taxas de conversão e os resultados. A atribuição baseada em dados atribui crédito a mais do que o último clique do usuário, observando fatores adicionais como:

  • Tempo de conversão
  • O tipo de dispositivo
  • O número de interações de anúncios

Ele compara o caminho que os usuários tomaram com outros caminhos que eles poderiam ter tomado para analisar melhor quais pontos de contato têm mais probabilidade de gerar conversões. Isso ajudará você a determinar quais esforços de marketing incentivam conversões.

Exporte esse novo conhecimento para as ferramentas de mídia do Google Ads ou do Google Marketing Platform.

Preparado para o futuro e amigável para iniciantes

Como o Google Analytics 4 não depende de cookies de sites, ele é uma opção muito melhor para o futuro e permanecerá mais atual à medida que a tecnologia avança.

Além disso, acredita-se que o GA4 seja mais amigável para iniciantes do que o Universal Analytics. O Google Analytics 4 opera sob a suposição de que há métricas mais importantes além do número de visualizações de página. Isso pode fazer parecer que o GA4 será supercomplicado. Pelo contrário, o GA4 analisa todas as métricas essenciais que você pode precisar sem nenhuma configuração extra.

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Se você tiver dúvidas sobre o Google Analytics ou estiver se perguntando como pode aproveitá-lo para começar a gerar resultados para sua empresa, os especialistas da MidiaPro podem ajudar. Somos uma agência de marketing digital de serviço completo e ajudamos os clientes a usar o Google Analytics desde seu lançamento.

Se você está pronto para dar o pontapé inicial em seus objetivos de marketing digital, começando por aproveitar o Google Analytics 4, entre em contato conosco online ou ligue para nós em 21-973221936 hoje!

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