O Google anunciou recentemente um agente de IA com tecnologia Gemini que assumirá as navegações na web feitas por você.
O agente move o cursor na tela, clica em botões e preenche formulários da mesma forma que um humano faria.
Denominado Project Mariner, o recurso poderá realizar pesquisas, criar um carrinho de supermercado e até encontrar as melhores ofertas de hotéis, remédios e outros itens para os usuários.
A IA será configurada como uma extensão do Chrome e funcionará na aba mais ativa do navegador, o que significa que você não poderá usar o computador enquanto o agente estiver realizando as atividades.
Quando ativado, aparecerá para o usuário uma janela de bate-papo à direita do navegador. Nesse momento, você pode interagir com a IA e solicitar que ela pesquise alguns itens e os adicione ao carrinho.
Em testes realizados e relatados pelo site TechCrunch, foi notada uma lentidão de aproximadamente 5 segundos em cada movimento do cursor. Em alguns momentos, o recurso de IA aciona o bate-papo para questionar a quantidade de determinado produto.
O agente não finaliza a compra, pois não terá acesso a informações financeiras, como, por exemplo, dados do cartão de crédito. A ferramenta também não estará apta a aceitar cookies ou assinar acordos de termos de serviço.
Porém, o Google coloca como premissa para o uso da IA a captura de telas da janela do navegador e o envio para o Gemini na nuvem de processamento, algo que deve ser aceito nos termos de serviço.
Varejistas e editoras, como, por exemplo, sites de jornalismo, encaram o recurso, neste primeiro momento, como uma ameaça, acreditando que isso possa diminuir o engajamento do público em acessar determinados sites, o que afeta comerciais, propagandas e o ímpeto de compras.
Já o Google encara como uma forma de descobrir como os usuários utilizam a web hoje e identificar como os editores podem criar novas experiências para os usuários e os agentes no futuro.
Em paralelo, o Google revelou também outros recursos baseados em IA, designados para tarefas mais específicas que estão sendo testados, mas sem datas de lançamento.
Seria o caso do Deep Research, que auxiliará os usuários em pesquisas mais complexas, criando um plano de pesquisa multi etapas; do Jules, que ajuda desenvolvedores em tarefas de codificação, integrado, por exemplo, ao GitHub; e de um novo recurso que ajudará o usuário a navegar em videogames, interpretando o mundo de jogos como Clash of Clans.