A Google continua a melhorar a sua plataforma de IA com o Gemini, e brevemente, os utilizadores terão uma nova forma de interagir com o sistema. O Gemini vai receber brevemente a capacidade de se “lembrar” de conversas anteriores realizadas com o mesmo.
Por norma, quando os utilizadores começavam uma nova conversa com o Gemini, não era diretamente possível para o modelo de IA lembrar-se do histórico das conversas. Isso fazia com que fosse necessário explicar novamente todo um tema para continuar o mesmo.
No entanto, na mais recente atualização, o Gemini conta agora com a capacidade de se “lembrar” das conversas antigas, e de analisar as mesmas para obter contexto mesmo que uma nova conversa seja iniciada.
Os utilizadores podem agora indicar algo que tenham conversado com o Gemini no passado, e este vai lembrar-se da informação e analisar o histórico de conversas para dar mais contexto. Obviamente, os utilizadores podem sempre remover conversas antigas, caso pretendam.
O sistema usa o histórico de conversas do Gemini para se lembrar das informações, portanto os detalhes que o modelo de IA da Google pode obter serão os mesmos que o histórico apresenta diretamente aos utilizadores. Este histórico é inteiramente do controlo dos utilizadores, portanto pode-se remover conversas antigas ou até configurar a conta para remover essas conversas de forma automática.
O Gemini vai ainda indicar quando usa conversas antigas para obter mais contexto sobre um determinado tema, indicando nas fontes da conversa o histórico usado.
Esta novidade encontra-se agora disponível para utilizadores do Gemini Advanced, sendo que irá chegar brevemente a utilizadores de contas Workspace. No entanto, de forma inicial, apenas irá ficar disponível para utilizadores que tenham o Gemini configurado em Inglês.