O Google e a Samsung convidaram jornalistas para uma sessão privada para falarem sobre a plataforma Android XR, sistema operacional que estará presente no Galaxy XR, o primeiro desta categoria, previsto para ser lançado em 2025. As empresas querem aproveitar a inteligência do Google Gemini para mudar o uso de óculos de realidade aumentada e virtual no dia a dia. Veja os primeiros detalhes.
Um novo sistema operacional multi-realidades
A ideia é dar um passo a mais no uso de realidade virtual e aumentada, com os dispositivos interagindo com o mundo real. Para isso dar certo, a Samsung e Qualcomm estão prontas para trabalhar com o Google nesta empreitada.
A Samsung foi confirmada como parceira de hardware e expertise de Android. A empresa coreana deve ser a primeira grande empresa a colocar um dispositivo com Android XR no mercado, com a ideia inicial de colocar um aparelho que seria concorrente do Meta Quest, que funciona tanto no ambiente virtual, como também pode ser usado como apoio no mundo real.
Conforme o vídeo divulgado pelo Google, podemos esperar que este novo sistema operacional esteja em um óculos semelhantes ao Ray-Ban Meta. A ideia aqui seria permitir que os usuários vissem informações na tela, como por exemplo caminhos para lugares e até mesmo dados sobre instalações histórica. Tudo com o apoio do Google Gemini.
A Qualcomm será a parceira que fornecerá processadores para estes dispositivos funcionarem conforme as empresas. É provável que o processador Snapdragon XR2 Plus Gen 2, anunciado há alguns meses e voltado apenas para óculos XR/VR, seja o grande escolhido.
A partir de hoje (12), desenvolvedores já podem usar o kit de desenvolvedor para criar aplicativos para esta plataforma. Os especialistas no vídeo ressaltaram que este é o momento de investir em produtos como este, pois o Google Gemini, que segue sendo aprimorado, pode ser aproveitado também em óculos VR/XR.
Para facilitar a criação e adaptação de aplicativos existentes, ferramentas comuns como Android Jetpack XR, Unity, OpenXR ou WebXR poderão ser usadas na criação de novidades para o Android XR. O Google também liberou um formulário on-line para interessados em receber cursos e dicas sobre sua nova plataforma. A inscrição é gratuita.
Presença do Gemini
O Google Gemini será o grande escolhido para ser o apoio dos usuários em dispositivos rodando Android XR: um dos exemplos será a geração de legendas em tempo real, como se o Google Tradutor virasse seu intérprete a todos os momentos do ano.
A empresa também quer que o Gemini seja um verdadeiro assistente no dia a dia e, entre os exemplos citados, graças à ter acesso a tudo o que você está vendo, ele pode sugerir decorações em sua casa, logo após fazer uma rápida análise do espaço, mostrando exemplos práticos para decidir. Também será possível ter acesso à memória fotográfica, que te ajuda a lembrar onde estão objetos.
Ainda sobre a realização de tarefas rápidas, o usuário poderá pedir resumos de grupos de mensagens para que você possa se atualizar após passar um tempo offline ou não querer pegar o celular na rua. Após receber isso, você pode pedir para o Google Gemini enviar uma mensagem, incluindo fotos/vídeos, tudo sem usar as mãos.
O Google Maps, que já conta com recursos de AR, também será aproveitado neste novo sistema operacional. Logo após pedir instruções sobre um lugar, cada passo para chegar até lá será indicado na tela e dessa forma, o usuário não terá que usar o smartphone em nenhum momento. Veja o exemplo:
Experiência multi-tela virtual
De olho no que o Apple Vision e Meta Quest já fazem, também será possível abrir diversos aplicativos no ambiente virtual. Por exemplo: você pode trabalhar com uma aba do Google Chrome enquanto se atualiza em meio às notícias em outra aba, tudo sem a necessidade de tirar o óculos de realidade mista.
A ideia aqui é que você faça várias tarefas ao mesmo tempo, em diversas telas. O Apple Vision Pro por exemplo, permite que veja o que está em seu Mac, no iPhone e iPad, além de ter aplicativos autônomos rodando em seu sistema operacional. Trazendo ao campo do Android, imagine que será possível ver o que está na tela de seu smartphone Galaxy enquanto verifica outras demandas.
Apps Imersivos
Isso também chega para deixar o uso mais imersivo: em vez dos aplicativos serem abertos em uma pequena tela, a ideia é que eles preencham todo o espaço virtual. A Apple fechou uma parceria com a Disney para que filmes e séries sejam adaptadas e assim possam ser vistos numa proporção 360º. O mesmo vale para o uso em aviões.
Podemos esperar que, neste caso, jogos AAA fiquem completamente diferentes quando rodarem em dispositivos com Android XR. Títulos de FPS e aventura devem ser os mais agraciados com este mudança, mas vamos esperar e ver o que o futuro nos aguarda.
Conversão de fotos em vídeos em 3D
Fechando os detalhes, a plataforma pode ter capacidade para transformar fotos estáticas em vídeos imersivos. Imagine que a foto de uma praia pode ser transformado, via IA, em um ambiente virtual, para que você retorne a aquele momento especial, nem que seja por algumas horas. Assista ao vídeo acima para entender esta funcionalidade.
Este também é um recurso do VisionOS que mais chamaram atenção e, se der certo no Android XR, será uma das grandes funcionalidades dos aparelho que rodarem os sistema operacional. Atualmente, smartphones Android já conseguem tirar ótimas fotos por conta de seus sensores, então imagina como isso seria se tudo pudesse ser visto em um grande ambiente virtual imersivo?
Com o codinome de Project Moohan (infinito em coreano), este é o nome do primeiro dispositivo previsto para chegar ao mercado em 2025.
A ideia seria lançar um produto com peso de 50 gramas. Vazamentos indicam que ele tenha o processador Snapdragon XR2 Plus Gen 2, telas micro OLED ou OLEDoS com alta taxa de atualização e use uma lente Sony IMX681 de 12 MP para rastrear os movimentos das mãos.
Também se sabe que a Samsung pode não chamá-lo de Galaxy XR, mas sim de Samsung XR, pois a marca tem planos de remover o “Galaxy” de seus produtos premium.
A informação que mais confirma o desenvolvimento de um aparelho como este pela empresa coreana é o slide de uma reunião para investidores, onde a Samsung diz que deseja “aprimorar a conectividade entre produtos, incluindo futuros dispositivos XR, para elevar ainda mais a experiência de usuário no ecossistema Galaxy.“
Durante o Google I/O 2024, realizado em maio deste ano, um protótipo de óculos AR/AI quase passou despercebido por algumas pessoas.
A empresa não falou muito sobre o assunto e também se privou de falar sobre planos de lançamento de um aparelho como este, mas eles existem e inclusive foram confirmados pela própria na descrição do vídeo abaixo, com ela citando que “um protótipo de dispositivo de óculos” foi mostrado na segunda parte do vídeo. Assista:
Entrando mais a fundo, a ideia da empresa é usar o Project Astra como uma funcionalidade de visão computacional. Ativo por todo o tempo que está sendo usado, o possível óculos teria memória fotográfica e telas que exibiriam informações aos usuários, como dados sobre um local e até mesmo ajudaria a encontrar objetos no espaço em que estamos. Veja ele de perto:
Voltando um pouco no tempo, mais especificamente em 2022, o Google mostrou o Project Iris, que basicamente fazia tradução em tempo real de diversos idiomas e também permitiria a navegação na internet, além de rodar Android de forma nativa. Mas, o vídeo de 2024 não mostra o óculos de 2022, pois, como você pode ver na foto abaixo, ele tem pontas mais curvas:
A ideia inicial era lançar o Project Iris em 2024, mas em 2023 em junho de 2023, a Alphabet cancelou o desenvolvimento ao realizar o corte de 12.000 funcionários. A empresa preferiu focar seus esforços no desenvolvimento de software, em vez de hardware.
Será que agora veremos um produto como este? O tempo trará respostas.
Disponibilidade
Muitas pessoas esperavam que a apresentação e início das vendas do Galaxy XR acontecessem já agora em janeiro de 2025, com o lançamento da linha Galaxy S25. Mas as reações mistas em relação ao Apple Vision Pro, que serviu de inspiração para a Samsung e Google criarem o Galaxy XR, atrasou o desenvolvimento e foi necessário dar um passo para trás.
Informações internas citam que a Samsung deve realizar uma rápida exibição de protótipos 3D do aparelho no próximo Galaxy Unpacked, previsto para acontecer em janeiro. As vendas aconteceriam apenas no terceiro trimestre de 2025, que acontece até setembro.
Também comenta-se que, para esta primeira etapa, apenas 500 mil unidades seriam produzidas para que a Samsung possa realizar testes de mercado. O que também significa que apenas países selecionados receberiam o dispositivo: algo semelhante com o que aconteceu com o Apple Vision Pro, que, por sinal, nunca foi lançado oficialmente no Brasil.
O que você espera da plataforma Android XR? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Com informações: The Verge (1, e 2) l Google (1, 2 e 3) l Android Authority
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.