Google Local Services Ads (LSA) e Google pay-per-click (PPC) ads são dois formatos comuns de publicidade para empresas. Ambos podem ajudar você a atingir seu público, incentivar conversões e expandir seus negócios.
Então, Google LSA vs Google Ads — qual é a diferença real?
Entender o Google LSA e PPC pode ajudar você a decidir qual usar para o seu negócio. Vamos dividir os dois tipos de anúncios para ajudar você a aprender mais:
- O que são anúncios de serviços locais?
- O que é o Google Ads?
- Diferenças entre anúncios LSA e PPC
- O que é melhor: LSA ou Google Ads?
Continue lendo para mais informações!
O que são anúncios de serviços locais?
Anúncios de serviços locais são empresas que aparecem no topo dos resultados de pesquisa quando os usuários pesquisam por serviços baseados em localização. Como outros anúncios, eles têm uma distinção “Patrocinado” com sua listagem e também aparecem no Google Maps.
O que é o Google Ads?
O Google Ads é uma plataforma de publicidade que você pode usar para posicionar o site da sua empresa no topo dos resultados de pesquisa. Esses anúncios PPC podem aparecer no topo das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), no Google Maps, na parte inferior da página e em outros locais.
5 diferenças entre anúncios LSA e PPC
Característica e diferenças | Anúncios PPC | LSA |
Estratégia de lances e custo | Pague com base no número de cliques que seu anúncio recebe Custo mais baixo | Pague por cada lead que conclui uma conversão Custo mais alto |
Pesquisa de palavras-chave | Faça sua própria pesquisa de palavras-chave Mais flexibilidade com segmentação por palavra-chave | O Google faz pesquisa de palavras-chave para você Menos controle sobre quais palavras-chave você segmenta |
Alcance e público | Segmente uma ampla gama de usuários com palavras-chave primárias e relacionadas | Segmente compradores locais que tenham uma necessidade imediata de serviço |
Posicionamento do anúncio | Os anúncios podem aparecer em mais de um lugar | Os anúncios aparecem no topo dos resultados da pesquisa |
Google Garantido e Google Rastreado | Não elegível para certificações | Elegível para os selos “Google Guaranteed” e “Google Screened” |
Anúncios LSA e PPC são únicos em sua abordagem e execução. Abaixo, abordaremos as principais diferenças entre anúncios LSA e PPC.
1. Estratégia de licitação e custo
As primeiras diferenças a serem observadas são como você paga por cada anúncio, bem como quanto eles custam.
Estratégia de lances
Com anúncios PPC, você paga com base no número de cliques que seus anúncios recebem. O Google cobra de você toda vez que alguém clica em seu anúncio, independentemente de converter ou não.
Por outro lado, os LSAs funcionam em uma base de pagamento por lead (PPL). Isso significa que você só paga quando um lead conclui uma conversão, como se inscrever em um serviço ou entrar em contato com sua empresa.
Custo
LSAs são mais caros. Por exemplo, o custo médio por clique (CPC) para anúncios PPC em imóveis é de R$ 2,10 , enquanto o custo médio por lead (CPL) é de R$ 87,36. No entanto, como um lead está mais abaixo no funil de vendas com anúncios LSA do que um clique regular em um anúncio PPC, você está pagando por um lead mais pronto para conversão.
2. Pesquisa de palavras-chave
Com o Google Ads, você deve fazer sua própria pesquisa de palavras-chave para determinar quais termos você quer atingir com seu anúncio. Para LSAs, que são principalmente baseados em localização, o Google fará a pesquisa de palavras-chave para você.
Para LSA, você diz ao Google que tipo de serviço você oferece e qual local você atende, e eles pesquisam os melhores termos para seus anúncios. Isso significa que você não precisa fazer tanto trabalho, mas também tem menos controle sobre o que você segmenta.
O Google Ads oferece mais personalização sobre segmentação por palavras-chave, e há diferenças com as palavras-chave especificamente. As palavras-chave que você usa para PPC diferem em custo, tráfego, volume e número daquelas usadas para LSA.
3. Alcance e público
Os LSAs têm como alvo compradores locais que têm uma necessidade imediata de serviço. Esses anúncios colocam sua empresa na frente de pessoas que precisam de seus serviços em sua área. Eles podem pesquisar por “empresa de HVAC em [cidade]” ou “veterinária de emergência aberta agora”. Ambas as pesquisas são baseadas na necessidade imediata e na localização e exigiriam um LSA.
O Google Ads pode atingir um público e uma necessidade muito maiores. Por exemplo, se você tem uma loja de calçados, pode anunciar seus sapatos em diferentes locais e para pessoas em diferentes partes da jornada do comprador — não apenas para pessoas que querem comprar sapatos na sua cidade.
4. Posicionamento do anúncio
Os LSAs aparecem no topo dos resultados de pesquisa. Como são específicos de cada local, eles dependem de palavras-chave de localização e aparecem para usuários que pesquisam empresas exclusivamente em sua área.
Os anúncios do Google, no entanto, têm um posicionamento muito mais diverso. Eles não estão limitados a um ponto nas SERPs, então podem aparecer em mais de um ponto.
Os tipos de posicionamento de anúncios do Google incluem:
- Pesquisar anúncios
- Anúncios gráficos
- Anúncios de compras
- Anúncios do YouTube
5. Google Garantido e Google Rastreado
Ao contrário dos anúncios PPC, os LSAs podem ganhar um selo “Google Guaranteed” e “Google Screened”.
O selo de verificação Google Guaranteed aparece como um tique verde nos LSAs. Isso significa que a listagem atendeu a certos critérios determinados pelo Google e foi avaliada quanto à sua qualidade. “Google Screened” é outra verificação que mostra que uma empresa de serviços profissionais passou com sucesso nas verificações de licenciamento do Google.
Ambas as verificações ajudam a construir credibilidade para o anunciante e ajudam os pesquisadores a se sentirem mais seguros nos resultados. Sem essas verificações, você ainda pode construir credibilidade, mas é muito mais fácil ter essa camada extra de segurança do Google.
O que é melhor: LSA ou Google Ads?
O LSA é melhor para provedores de serviços locais, enquanto o Google Ads é melhor para criar uma variedade de opções de anúncios. Ambos podem beneficiar seu negócio e atrair mais tráfego, mas você deve usar cada um para propósitos diferentes.
Se você trabalha com uma clientela local, pode ser mais sensato começar com LSA e então expandir para anúncios PPC conforme necessário. Por exemplo, segmente termos de busca em sua área imediata e então use anúncios PPC para palavras-chave específicas que LSA pode não alcançar.
Se o seu negócio não tem uma localização rigorosa, o LSA não faz sentido para sua campanha. Você pode ficar com o Google Ads.
Agora que você entende os dois tipos de anúncios, pode avaliar suas próprias necessidades comerciais para determinar qual opção funciona melhor. E, se ainda precisar de ajuda, não procure mais do que MidiaPro!
Aumente o ROI da sua publicidade com a MidiaPro
Com a ajuda da MidiaPro, você pode selecionar a campanha publicitária certa para o seu negócio e contar com uma equipe de profissionais para ajudar você a começar.
Nossa equipe tem especialistas em Google Ads para oferecer a você o melhor tipo de campanha de anúncios para seus objetivos de negócios. Você pode melhorar seu ROI enquanto planejamos, lançamos e monitoramos o desempenho do seu anúncio, seja para anúncios PPC ou anúncios de serviços locais.
Pronto para saber mais? Entre em contato conosco online hoje mesmo e receba seu orçamento gratuito e sem compromisso!
Joabe Oliveira é gestor de marketing com mais de cinco anos de experiência na criação de conteúdo para dezenas de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços domésticos e educação. Ele também é especializada na criação de conteúdo SEO e PPC. Seu trabalho foi apresentado no Search Engine Journal, HubSpot, Entrepreneur, Clutch e muito mais. Em seu tempo livre, Joabe gosta de experimentar novos trabalhos manuais e ler estudar novos negócios sobre inteligência artificial.
joabe antonio de oliveira