Users: 3.121
O Google Maps acaba de disponibilizar aos condutores aquela que é, no nosso entender, a funcionalidade mais distintiva do grande rival Waze.
Sumário:
- Apesar de ambos serem detidos pela Google, a verdade é que tanto o Maps como o Waze sempre pautaram a sua atuação por serem diferentes;
- Porém, a empresa decidiu que estava na hora de dotar a sua aplicação principal da funcionalidade de reportar incidentes na estrada;
- Assim sendo, o Waze pode correr o sério risco de que muitos condutores se mudem para o outro lado da barricada.
Ainda que muitos utilizadores não saibam, a verdade é que a Google, para além do Maps, é também detentora do Waze. Ainda que se possa questionar o porquê do interesse em ter duas plataformas que, à partida, competem entre si, a verdade é que o objetivo da empresa sempre foi que as duas apps fossem utilizadas por públicos-alvo diferentes. Assim sendo, as funcionalidades de cada uma sempre foi diferente exatamente para evitar possíveis conflitos!
Porém, a mais recente ferramenta introduzida pelo Google Maps coloca em causa esta separação. Isto porque acaba de introduzir no Android Auto uma das melhores funcionalidades do Waze: a possibilidade de reportar incidentes na estrada em tempo real. Com esta atualização, a Google procura simplificar e melhorar a experiência de navegação dos condutores, demonstrando um compromisso claro em criar uma plataforma de navegação mais robusta e interativa.
Waze e Maps têm novo concorrente
Esta novidade tem o potencial de alterar significativamente o panorama competitivo das ferramentas de navegação automóvel. Talvez para não se deixar ficar para trás, o Waze introduziu uma nova funcionalidade há poucos dias. Assim, o Botão Alerta permite pedires ajuda aos condutores caso fiques sem combustível, tenhas um pneu furado e muito mai. Além disso, podes contactar diretamente os serviços de emergência ou partilhar a tua localização com um reboque.
Adicionalmente, a recente decisão da Apple de lançar uma versão web do Apple Maps assinala também uma mudança estratégica importante. Esta expansão fora do ecossistema da Apple coloca um novo desafio à Google que ganha assim um concorrente de peso que promete não ficar por aqui! A competição feroz entre Google Maps, Waze e agora Apple Maps, está a ter como resultado uma oferta cada vez mais diversificada de funcionalidades, tornando o futuro da navegação automóvel mais incerto e excitante do que nunca.
Qual a aplicação que preferes para conduzir?