Users: 6.520
O Google Maps continua a ‘limpar’ algumas funcionalidades mais datas e, desta feita prepara-se para descontinuar os “Locais Seguidos”, uma ferramenta que chegou à plataforma de navegação em 2018.
Sumário:
- As mais recentes informações da última versão beta do Google Maps indicam que a plataforma vai descontinuar mais uma funcionalidade;
- Em causa está a ferramenta “Locais Seguidos”, que foi lançada em 2018 e que teve bastante sucesso nessa altura;
- Permite aos utilizadores receberem notícias de locais e empresas que decidiram seguir.
A mais recente versão beta (v11.134.0103) do Google Maps sugere que a Google poderá descontinuar a funcionalidade “Locais Seguidos” a breve trecho. Lançada em 2018, esta é uma ferramenta que permite aos utilizadores receberem notícias de locais e empresas – como ofertas e eventos – presentes na plataforma de navegação. A descontinuação está prevista para janeiro de 2025, de acordo com as informações apuradas pelos colegas do Android Authority.
A verdade é que, há seis anos, quando foi implementada mereceu um lugar de destaque no separador “Para Ti“. Era possível seguir as empresa para que os utilizadores acompanhassem as atualizações com grande facilidade. No entanto, com as mudanças da interface do Google Maps, esse botão tornou-se menos visível e difícil de localizar. Consequentemente, foi gradualmente perdendo impacto e, neste momento, parece mesmo ter o estatuto de descartável.
Google Maps: Há outra ferramenta que vai ser descontinuada
Além disso, não há mais instruções claras sobre como seguir uma empresa. Também o documento de suporte redigido pela própria empresa e intitulado “Seguir um perfil do Google Maps” inclui apenas informações sobre como deixar de seguir. Prova da (pouca) importância que esta ferramenta tem para a Google.
Porém, não é a única funcionalidade que vai ser descontinuada. Isto porque o chat do Perfil da Empresa, que permitia aos utilizadores entrarem em contacto com companhias/estabelecimentos através da própria plataforma ou também via Pesquisa Google será desativada – de forma progressiva – a partir de 15 de julho, avança a gigante tecnológica. Esta é uma forma conveniente e bastante prática de comunicação entre clientes e empresas, permitindo respostas rápidas, mensagens de boas-vindas automáticas, seções de esclarecimento de dúvidas bem como a partilha de fotografias de produtos.
Waze ou Google Maps, qual a app que mais usas? Chegaste a usar esta ferramenta que vive os últimos meses na app?
Também do teu Interesse:
About The Author
Tomás Cascão
É Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE e Jornalista com carteira profissional desde 2020. É Jornalista na Nova Gente, tendo passado antes pelo Portal de Notícias Impala. Marca presença na MHD desde 2022 e atualmente assume o cargo de redator, Coordenador de Tecnologia e Coordenador Geral. Escreve sobre uma grande variedade de assuntos, desde tecnologia a cinema e televisão. Netflix, WhatsApp, Waze ou Google Maps são alguns dos principais interesses.