A frase de ativação “Hey Google” pode estar com os dias contados. Comparada a concorrentes como “Hey Siri” e “Alexa”, a expressão utilizada para acionar o assistente do Google é considerada pouco natural. Após recentes notícias, cresce a expectativa de que a Google adote uma frase mais fluida para seus assistentes digitais.
O primeiro sinal dessa mudança surgiu quando a Google apresentou o Android XR, no final do ano passado. Nos vídeos de demonstração, os usuários interagiam com os óculos de realidade aumentada utilizando “Hey Gemini”, e não “Hey Google”. Embora isso não indicasse necessariamente uma mudança para smartphones e alto-falantes inteligentes, o fato de o sistema operacional estar sendo desenvolvido com o Gemini como núcleo já levantou suspeitas.
Esta semana, um vazamento de informações sobre a Galaxy AI do S25, sugeriu que a nova frase de ativação pode se estender aos celulares. Materiais de marketing da Samsung vazados, em português, exibiam a expressão “Oi Google Gemini”. A inclusão da palavra “Google” no meio da frase pode ser preocupante, mas o uso da frase mais curta “Hey Gemini” no vídeo do Android XR dá esperança de que a mudança seja implementada ainda este mês.
O Gemini também ganhou espaço nas notícias desta semana, sendo incluído em todos os planos do Google Workspace, com um aumento nos preços base. A Google também firmou uma parceria com a Associated Press para fornecer ao Gemini acesso a informações em tempo real e aprimorar os resultados exibidos no aplicativo. Além disso, agora é possível controlar dispositivos domésticos inteligentes com o celular bloqueado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.
Source link