Google Search Console x Google Analytics: qual usar?

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O Google é vital para o sucesso do marketing online da sua empresa. No mundo de hoje, não há como evitar esse fato – o Google é um dos principais lugares onde as pessoas encontram e visitam seu site, e vale a pena otimizar todo o seu marketing para obter uma classificação elevada nos resultados de pesquisa.

Como o Google é tão importante para o seu marketing, é apropriado que ele tenha lançado algumas ferramentas diferentes ao longo dos anos que podem ajudá-lo a gerenciar esse marketing. Duas dessas ferramentas são Console de pesquisa do Google e Google Analyticsdo qual você já deve ter ouvido falar antes.

Mas se você conhece um pouco sobre essas duas plataformas, pode estar se perguntando quais são as semelhanças e diferenças. Em uma decisão entre Google Search Console e Google Analytics, qual você deve usar? Além disso, para começar, o que distingue as duas ferramentas uma da outra?

A resposta curta é que o Analytics se concentra no web design, enquanto o Search Console se concentra na visibilidade da pesquisa. Mas para ter uma ideia mais aprofundada de como os dois se comparam, continue lendo para saber mais. Então assine a Receita Semanal — nosso boletim informativo por e-mail — para mais dicas de marketing digital!

Google Search Console x Google Analytics: o que são?

Para iniciar nossa análise do Google Search Console versus Google Analytics, vamos definir brevemente o que é cada plataforma.

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console (GSC) é uma ferramenta oferecida pelo Google que permite visualizar métricas e realizar análises relacionadas a visibilidade do site. Essencialmente, isso significa que permite que você veja informações sobre como seu site aparece nos resultados de pesquisa e também ajuda a corrigir quaisquer problemas encontrados.

O GSC é um serviço gratuito, portanto não há assinatura e você não precisa pagar nada. No entanto, você precisará verificar a propriedade do seu site para começar a usar o GSC.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics, assim como o Google Search Console, é uma ferramenta gratuita de análise da web oferecida pelo Google. Ele permite visualizar métricas sobre a atividade do usuário em seu site para que você possa ver como as pessoas interagem com diferentes páginas. Em particular, o Analytics é ótimo para acompanhar o tráfego.

página de relatórios do Google Analytics

Como o nome sugere, o Analytics ajuda a analisar os dados que rastreia. Ele apresenta suas descobertas em diferentes tabelas e gráficos para ajudá-lo a visualizar tudo facilmente e obter insights úteis.

Em quais estratégias de marketing o Analytics e o GSC ajudam?

O Search Console e o Analytics ajudam você a realizar análises relacionadas ao seu site, mas não se concentram exatamente na mesma estratégia de marketing. Vamos abordar brevemente em que estratégia cada ferramenta é especializada.

Console de pesquisa do Google

O Google Search Console se concentra em otimização de mecanismo de pesquisa (SEO). Ele se preocupa especificamente com o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google: quão alta é sua classificação, quantos cliques está ganhando e assim por diante.

O GSC não gasta muito tempo observando o que acontece no seu site. Todas as suas métricas giram em torno da visibilidade em páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) e como os usuários interagem com ele lá.

Google Analytics

O Google Analytics também é útil para analisar SEO. No entanto, é indiscutivelmente mais preocupado com web design.

Em última análise, o Analytics trata do que está acontecendo no próprio site. Por um lado, isso significa avaliar quanto tráfego você ganha, inclusive do Google – que se conecta ao SEO.

Mas também significa examinar como as pessoas respondem ao layout das suas páginas e interagem com elas. links internos. Esse tipo de informação está mais fortemente relacionado ao web design, levando o Analytics em uma direção diferente do Search Console.

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Quais métricas o Search Console e o Analytics rastreiam?

O Search Console e o Analytics rastreiam sua parcela de métricas relacionadas ao seu site. Mas em quais métricas cada plataforma se concentra?

Cada ferramenta analisa muitas métricas diferentes, mas resumiremos algumas das mais importantes a seguir.

Console de pesquisa do Google

Conforme afirmado acima, o GSC se concentra principalmente nas métricas de SEO. Isso inclui:

  • Impressões: Quantas pessoas veem seu site nos resultados de pesquisa
  • Cliques: Quantas pessoas clicam em seu site nos resultados de pesquisa
  • Otimização para dispositivos móveis: Quão otimizado seu site está para dispositivos móveis
  • Palavras-chave: Para quais palavras-chave seu site está classificado
  • Classificações: Qual a classificação das páginas do seu site nos resultados de pesquisa

Essas são apenas algumas das métricas que você pode acompanhar no GSC, mas também estão entre as mais importantes. Todos eles estão relacionados especificamente ao SEO, dando a você uma ideia de onde estão as prioridades do Search Console.

Google Analytics

O Google Analytics permite que você acompanhe uma combinação de métricas. Alguns deles estão relacionados ao SEO como o GSC, mas outros são mais sobre web design. Alguns exemplos incluem:

  • Número de visitantes: Quantas pessoas visitam seu site
  • Tempo gasto no local: Quanto tempo as pessoas permanecem em seu site
  • Taxa de rejeição: Quantas pessoas saem do seu site logo após chegar
  • Demografia: Um detalhamento de quais dados demográficos visitam seu site com mais frequência
  • Taxa de conversão: Quantos visitantes do site acabam convertendo

Novamente, essas são apenas algumas das métricas que você pode acompanhar no Google Analytics. No entanto, as outras métricas que você pode acompanhar concentram-se de forma semelhante na atividade dos visitantes em seu site.

Search Console x Analytics: qual ferramenta você deve usar?

Para encerrar nossa discussão sobre Search Console vs. Analytics, vamos voltar a uma de nossas perguntas anteriores: Qual das duas plataformas você deve usar?

A resposta é fácil: ambos. Esta não é uma situação de um ou outro – o Analytics e o GSC se concentram em áreas totalmente diferentes e, como ambos são gratuitos, não é como se você tivesse que abrir espaço para ambos em seu orçamento. Honestamente, não há razão para não usar ambas as ferramentas.

Melhor ainda, você pode vincular as duas ferramentas por meio de sua conta do Google. Isso os ajuda a sincronizar entre si e a compartilhar informações valiosas para torná-los mais úteis para você.

O resultado final é que você deve usar o Google Search Console para impulsionar seus esforços de SEO e o Google Analytics para impulsionar seu web design.

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Google Search Console x Google Analytics: o que são?

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console (GSC) é uma ferramenta oferecida pelo Google que permite visualizar métricas e realizar análises relacionadas à visibilidade do site. Essencialmente, isso significa que permite que você veja informações sobre como seu site aparece nos resultados de pesquisa e também ajuda a corrigir quaisquer problemas encontrados.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics, assim como o Google Search Console, é uma ferramenta gratuita de análise da web oferecida pelo Google. Ele permite visualizar métricas sobre a atividade do usuário em seu site para que você possa ver como as pessoas interagem com diferentes páginas. Em particular, o Analytics é ótimo para acompanhar o tráfego.

Em quais estratégias de marketing o Analytics e o GSC ajudam?

Console de pesquisa do Google

O Google Search Console se concentra em otimização de mecanismo de pesquisa (SEO). Ele se preocupa especificamente com o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google: quão alta é sua classificação, quantos cliques está ganhando e assim por diante.

Google Analytics

O Google Analytics também é útil para analisar SEO. No entanto, é indiscutivelmente mais preocupado com web design. Em última análise, o Analytics trata do que está acontecendo no próprio site. Por um lado, isso significa avaliar quanto tráfego você ganha, inclusive do Google – que se conecta ao SEO.

Quais métricas o Search Console e o Analytics rastreiam?

Console de pesquisa do Google

Conforme afirmado acima, o GSC se concentra principalmente nas métricas de SEO. Isso inclui:

  • Impressões: Quantas pessoas veem seu site nos resultados de pesquisa
  • Cliques: Quantas pessoas clicam em seu site nos resultados de pesquisa
  • Otimização para dispositivos móveis: Quão otimizado seu site está para dispositivos móveis
  • Palavras-chave: Para quais palavras-chave seu site está classificado
  • Classificações: Qual a classificação das páginas do seu site nos resultados de pesquisa

Google Analytics

O Google Analytics permite que você acompanhe uma combinação de métricas. Alguns deles estão relacionados ao SEO como o GSC, mas outros são mais sobre web design. Alguns exemplos incluem:

  • Número de visitantes: Quantas pessoas visitam seu site
  • Tempo gasto no local: Quanto tempo as pessoas permanecem em seu site
  • Taxa de rejeição: Quantas pessoas saem do seu site logo após chegar
  • Demografia: Um detalhamento de quais dados demográficos visitam seu site com mais frequência
  • Taxa de conversão: Quantos visitantes do site acabam convertendo

Search Console x Analytics: qual ferramenta você deve usar?

Para encerrar nossa discussão sobre Search Console vs. Analytics, vamos voltar a uma de nossas perguntas anteriores: Qual das duas plataformas você deve usar? A resposta é fácil: ambos. Esta não é uma situação de um ou outro – o Analytics e o GSC se concentram em áreas totalmente diferentes e, como ambos são gratuitos, não é como se você tivesse que abrir espaço para ambos em seu orçamento. Honestamente, não há razão para não usar ambas as ferramentas.

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