Google trabalha em IA capaz de detectar doenças através de áudio

Google trabalha em IA capaz de detectar doenças através de áudio

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

O Google está expandindo o uso de sua inteligência artificial para além de tarefas cotidianas, como resumir e-mails ou gerar conteúdos na internet. Agora, a gigante da tecnologia está investindo no desenvolvimento de ferramentas que possam detectar doenças através de amostras de áudio, utilizando uma tecnologia conhecida como bioacústica.

Recentemente, a Google firmou uma parceria com a Salcit Technologies, uma empresa de tecnologia indiana, com o objetivo de detectar sinais precoces de doenças utilizando a IA. O foco inicial desse projeto é a detecção de tuberculose, uma doença que ainda causa milhares de mortes evitáveis em países como a Índia.

Google gemini doenças audio
Google quer utilizar IA na detecção de doenças (Imagem: Android Headlines)

Para isso, a Google desenvolveu um modelo chamado “HeAR (Health Acoustic Representations)”, treinado com mais de 300 milhões de amostras de áudio. Esses sons incluem sintomas comuns de doenças, como tosse, espirros, e dificuldade respiratória, coletados de várias fontes, incluindo gravações em hospitais na Zâmbia e vídeos do YouTube.

A Salcit Technologies combinou o HeAR com seu próprio modelo, chamado “Swassa”, para criar uma ferramenta de detecção precoce de tuberculose. Usando o microfone do celular, o modelo pode analisar uma gravação de tosse e identificar a doença com uma precisão impressionante de 94%.

Aplicações futuras e expansão da parceria

Essa tecnologia já está em uso em alguns locais na Índia, como nos hospitais Apollo e pela organização sem fins lucrativos Healing Fields Foundation. Além disso, o Google tem planos ambiciosos de expandir a aplicação dessa tecnologia para a detecção de outras doenças, como o câncer de mama.

A implementação dessa tecnologia é especialmente significativa em regiões onde o acesso a cuidados médicos é limitado, como em partes da Índia.

Embora essa funcionalidade ainda não esteja disponível no aplicativo Gemini, a expectativa é que, no futuro, a IA da Google possa ser uma ferramenta crucial na detecção precoce de várias condições de saúde, ajudando a salvar vidas ao redor do mundo.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga e acompanhe o TechShake no X, Instagram e Facebook.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo


Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.



Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!