Um guia abrangente para melhorar a UX

Designing By Numbers: Data Analysis for Web Designers

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Você sabia que os usuários têm 44% mais chances de desenvolver uma visão negativa de uma empresa após uma experiência negativa?

Ou que os usuários têm 52% menos probabilidade de se envolver com uma empresa devido a uma experiência ruim em dispositivos móveis? E que 53% dos usuários abandonarão uma página se ela demorar mais de 3 segundos para carregar?

Todas essas estatísticas falam de uma coisa: experiência do usuário (UX).

Criar uma UX positiva é crucial para engajar e converter clientes em potencial. É por isso que você vai querer fazer uma análise de UX para garantir que está entregando a melhor experiência para seu público.

Mas o que é isso?

Nesta página, responderemos tudo o que você precisa saber sobre análise de UX, incluindo:

Continue lendo para obter todos os detalhes interessantes sobre a análise da experiência do usuário!

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O que é análise UX?

A análise de UX envolve coletar e avaliar dados sobre a experiência do seu público com seu negócio, do seu marketing aos seus produtos e seu site. Analisar esses dados permite que você faça melhorias para reduzir o atrito e gerar melhores resultados para sua empresa.

Nesta página, vamos nos concentrar na análise da experiência do usuário com seu marketing e site.

Por que a análise de UX é importante

Antes de mergulharmos nos métodos de análise de UX, vamos falar sobre por que a análise de UX importa. Por que você precisa fazer isso de qualquer maneira?

A UX no seu site impacta fortemente o sucesso do seu negócio. Por um lado, a UX impacta se as pessoas permanecem engajadas no seu site ou saem. Uma UX ruim, como páginas de carregamento lento, desordem e botões que não funcionam, leva os usuários a sair do seu site e visitar um concorrente.

Oferecer uma UX positiva leva ao aumento do engajamento, das conversões e das vendas.

Mas se você não sabe que está fornecendo uma UX ruim, não há como consertar.

É aí que a análise de UX ajuda. Analisar sua UX permite que você identifique pontos de atrito que seu público vivencia e os conserte. É uma excelente maneira de você fazer melhorias contínuas para impulsionar o engajamento e a receita do seu negócio.

4 métodos de análise UX que você pode usar

Antes de mergulharmos em como fazer análise de UX, é crucial olhar todos os métodos de análise de UX disponíveis. O tipo de método que você usa dependerá de qual parte da UX você quer analisar.

Aqui estão algumas estratégias a serem consideradas:

1. Mapas de calor

Usado para: Análise de experiência em sites e landing pages

Um dos melhores métodos de análise de UX são os heatmaps. Os heatmaps fornecem dados visuais sobre seu site. Eles ajudam você a ver como os usuários interagem com seu site e onde eles podem ficar presos.

Heatmaps usam cores “quentes”, como vermelho e laranja, para mostrar onde os usuários mais interagem no seu site. Ele usa cores verde e azul para indicar onde os usuários não vão com tanta frequência.

Existem três tipos principais de mapas de calor:

  • Clique em mapas de calor: Esses mapas mostram onde os usuários clicam quando estão em uma de suas páginas. Pontos vermelhos indicam onde as pessoas clicam mais em seu site. Esses mapas podem mostrar se as pessoas clicam em partes importantes do seu site, como botões de chamada para ação (CTA).
  • Mapas de calor de rolagem: Esta estratégia de análise UX mostra o quão longe os usuários rolam em suas páginas. A mudança de cor permite que você veja onde a maioria das pessoas para de rolar em seu site.
  • Mapas de calor de foco: Esses mapas indicam o movimento do mouse do usuário no seu site. Mapas de foco são desafiadores de usar porque nem sempre indicam engajamento com certos elementos do seu site –– só porque o mouse passou sobre uma imagem de produto não significa que o usuário estava olhando para ela o tempo todo.

Usar mapas de calor é uma excelente estratégia para ajudar você a ver seu site como seu público o vê e identificar áreas onde eles podem ter dificuldades e ficar desanimados.

2. Análise de dados

Usado para: Análise de campanha de marketing

Um dos maiores benefícios de executar campanhas de marketing é que elas fornecem a você bastante de dados. Analisar esses dados ajuda você a entender onde seu público pode ter problemas com suas campanhas.

Por exemplo, digamos que você analise uma de suas campanhas de pagamento por clique (PPC). Você percebe que seu anúncio tem uma alta taxa de cliques (CTR), mas uma baixa taxa de conversão. Isso pode indicar que:

  • Sua landing page não corresponde ao texto do seu anúncio
  • Sua página de destino não fornece as informações que os usuários estavam procurando
  • Seu botão CTA não se destaca ou não é específico o suficiente para incentivar a ação

A análise de dados permite que você melhore suas campanhas e, consequentemente, a UX.

3. Pesquisas

Usado para: Análise de campanha e site

Outro dos melhores métodos de análise de UX para conduzir pesquisas. Pesquisas são uma ótima maneira de obter insights do seu público e obter suas opiniões sobre o que está ou não funcionando com suas campanhas ou site.

Existem algumas abordagens que você pode adotar ao conduzir pesquisas.

Você pode integrar pesquisas diretamente em uma página para obter feedback imediato. O HotJar, uma ferramenta de análise de UX, permite que você integre perguntas de pesquisa em páginas que aparecerão conforme os usuários interagem em seu site:

Pesquisa perguntando aos usuários sobre sua experiência e para classificá-la em uma escala de 1 a 5

Esta opção é ótima se você deseja obter feedback sobre páginas específicas do seu site.

Você também pode enviar pesquisas por e-mail e fazer perguntas gerais ao seu público sobre a experiência deles com sua empresa. É uma excelente oportunidade para você fazer perguntas sobre a experiência deles com seu site, materiais promocionais que eles viram e muito mais.

Realizar pesquisas permite que você obtenha opiniões do seu público sobre o que você pode fazer para melhorar a UX.

4. Gravações de sessão

Usado para: Análise do site

Para finalizar esta lista de métodos de análise de UX, vamos falar sobre gravações de sessão. As gravações de sessão são uma maneira incrível de ver exatamente como seu público interage com seu site.

As gravações de sessão registram a interação de usuários reais com seu site para ajudar você a ver como eles se movem nele e onde clicam, tocam ou rolam. Elas dão uma ideia de onde os usuários podem ficar presos ao navegar em seu site.

Ter essas gravações de sessão ajuda a identificar problemas comuns para que você possa fornecer uma solução para criar uma experiência melhor.

Como fazer análise UX

Você está pronto para começar a fazer sua análise de experiência do usuário? Aqui estão quatro dicas para ajudar você a analisar UX de forma eficaz:

1. Escolha seus métodos de análise de UX

Antes de começar a analisar UX, você deve determinar seus métodos de análise de UX. Você deve determinar como quer analisar seu público de antemão.

Você pode usar qualquer combinação de métodos para ajudar a analisar as interações do seu público com seu site. É bom usar vários métodos ao analisar seu site e suas campanhas, para que você possa obter várias perspectivas que o ajudem a construir uma imagem melhor.

Por exemplo, digamos que você integra uma caixa de feedback em sua página para um de seus produtos. Você descobre que um ponto de feedback comum é que as pessoas querem uma tabela de tamanhos –– mas você tem um botão para uma. Você então olha para os dados do mapa de cliques e descobre que as pessoas pulam e não clicam neles, o que significa que elas podem não vê-los.

Como resultado, você pode deixar o botão da tabela de tamanhos mais destacado e resolver esse problema do usuário.

Usar uma combinação de métodos de análise de UX ajuda você a entender melhor onde precisa melhorar seu site.

2. Procure padrões

Se você quer saber como fazer análise de UX efetivamente, você deve saber como identificar padrões. Padrões indicam problemas maiores com UX, em vez de problemas pontuais. Você deve identificar esses padrões, para que possa corrigir quaisquer problemas que possam causá-los.

Procure padrões dentro dos dados que você coleta. Você percebe que as pessoas param de rolar em um certo ponto, perdem botões de CTA ou saem de uma página? Isso pode significar que você precisa fazer seus botões de CTA se destacarem mais ou ajustar as informações em sua página.

Procurar padrões ajudará você a identificar onde ajustar suas campanhas e páginas para melhorar os resultados.

3. Crie uma escala de prioridade para correções

Ao fazer uma análise da experiência do usuário, você pode encontrar mais problemas do que o previsto. A gravidade desses problemas variará dependendo do problema. Você terá problemas que:

  • Torne seu site impossível de usar
  • Cria frustração para alguns usuários e faz com que eles saiam
  • Incomodam os usuários, mas não são um problema

Portanto, um problema que torna seu site impossível de usar deve ter precedência sobre pequenos inconvenientes.

Você vai querer criar uma escala de prioridade para problemas de UX que você descobrir no seu site. Você pode usar uma escala como “Crítico, Urgente, Sério, Menor” para ajudar a organizar suas tarefas de melhoria adequadamente.

4. Teste as alterações

Ao conduzir uma análise de experiência do usuário, você encontrará problemas e gerará maneiras de resolvê-los –– você pode até gerar múltiplas soluções para um problema. Para ajudar a encontrar a melhor solução, tente testar suas alterações.

Testar suas alterações permitirá que você veja o que funciona para seu público, para que você possa criar uma melhor experiência do usuário.

Ao fazer alterações, teste-as uma de cada vez para garantir que você não confunda os resultados. Testar as alterações individualmente garante que você veja resultados claros e entenda como elas impactam seu negócio.

Precisa de ajuda com sua análise de UX?

Depois de olhar este guia para análise de experiência do usuário, você pode se sentir sobrecarregado tentando descobrir por onde começar. Da escolha dos métodos certos à análise de dados, muita coisa entra na análise e melhoria da UX.

Felizmente, você não precisa fazer isso sozinho –– a MidiaPro pode ajudar. Oferecemos serviços de análise de UX que ajudam você a identificar problemas com UX e fornecer soluções para melhorar. Nossa equipe de especialistas em UX dará a você sua expertise para ajudar você a melhorar o UX com sua marca.

Pronto para aumentar sua receita melhorando a UX? Entre em contato conosco online ou ligue para nós hoje mesmo em para falar com um estrategista!

O que é análise UX?

A análise de UX envolve coletar e avaliar dados sobre a experiência do seu público com seu negócio, do seu marketing aos seus produtos e seu site. Analisar esses dados permite que você faça melhorias para reduzir o atrito e gerar melhores resultados para sua empresa.

Por que a análise de UX é importante?

A análise de UX é importante porque a UX no seu site impacta fortemente o sucesso do seu negócio. Uma UX ruim leva os usuários a sair do seu site e visitar um concorrente, enquanto uma UX positiva leva ao aumento do engajamento, das conversões e das vendas.

Quais são os métodos de análise de UX que posso usar?

Alguns métodos de análise de UX incluem mapas de calor, análise de dados, pesquisas e gravações de sessão. Cada método é útil para analisar diferentes aspectos da experiência do usuário com seu site e suas campanhas de marketing.

Como fazer análise UX de forma eficaz?

Para fazer uma análise de UX eficaz, é importante escolher seus métodos de análise, procurar padrões nos dados coletados, criar uma escala de prioridade para correções e testar as alterações feitas. Estas dicas ajudarão a identificar problemas e melhorar a experiência do usuário.

Precisa de ajuda com sua análise de UX?

Se você se sentir sobrecarregado ao tentar realizar a análise de UX, a MidiaPro oferece serviços de análise de UX para ajudar a identificar e resolver problemas. Sua equipe de especialistas pode fornecer a expertise necessária para melhorar a UX da sua marca. Entre em contato online ou ligue para obter mais informações.

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