Guia completo sobre PPC: Aprenda PPC com este treinamento gratuito

Guia completo sobre PPC: Aprenda PPC com este treinamento gratuito

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Se você já fez uma pesquisa no Google, provavelmente já viu publicidade de pagamento por clique (PPC) em ação. Você provavelmente já clicou em um anúncio uma ou duas vezes. Mas você provavelmente não sabe como funciona — pelo menos não ainda. Se você está pronto para aprender marketing de PPC hoje, não procure mais! Siga este treinamento universitário definitivo de PPC para aprender como fazer marketing de pagamento por clique. No entanto, as empresas B2C ainda podem prosperar no mundo do PPC aprendendo como criar estratégias inteligentes de PPC e implementar táticas para ajudá-las a maximizar seus resultados.

Introdução ao PPC

Antes de aprender táticas de PPC, você precisa saber o básico de PPC! Aqui está uma breve definição e visão geral de PPC.

A publicidade paga por clique (PPC) é uma forma de publicidade digital na qual você paga para que seu site seja exibido nas páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs) quando alguém digita uma palavra-chave ou consulta de pesquisa correspondente. O objetivo é que o anúncio leve os pesquisadores ao seu site. Você paga por cada clique que o anúncio obtém, em vez de cada vez que seu anúncio é exibido.

O PPC tem o potencial de gerar ótimos resultados para seu negócio e site (desde que o gerente de publicidade saiba o que está fazendo). Com este guia de treinamento de PPC, você pode aprender as melhores práticas e táticas necessárias para executar uma campanha de PPC bem-sucedida.

Antes de começar, relembre os seguintes termos de publicidade, que serão usados ​​durante todo o treinamento!

  • Página de resultados do mecanismo de busca (SERP):  É aqui que seus anúncios PPC serão localizados. Se você digitar algo no Google e clicar em “pesquisar”, a SERP é a página da web que você vê com todos os resultados para o que você pesquisou.
  • Retorno sobre o investimento (ROI):  O ROI mede a quantia de dinheiro que é lucrada com um empreendimento. Ele considera a quantia ganha e os custos incorridos.
  • Landing page:  é a página de um site na qual um usuário é acessado quando clica em um anúncio.
  • Palavra-chave:  são termos específicos que você quer atingir com seus anúncios. Eles dizem ao mecanismo de busca para quais consultas de pesquisa você quer que seu anúncio apareça.
  • Campanha:  Esta é a primeira coisa que você vai configurar para começar a anunciar online. Uma campanha é o tema geral dos seus anúncios.
  • Grupo de anúncios:  dentro da sua campanha, você criará grupos de anúncios, que conterão anúncios. Essas são categorias que descrevem os temas ou mensagens dos seus anúncios individuais.
  • Consulta/consultas de pesquisa:  A frase que alguém usa para realizar uma pesquisa. Elas podem incluir palavras-chave que você espera atingir.

Por que o PPC é importante?

O maravilhoso sobre PPC é que quando você cria um anúncio PPC, você só tem que pagar quando um usuário clica no link do anúncio para sua landing page , tornando-o o método de publicidade mais econômico que existe. Melhor ainda, os resultados são instantâneos!

Você está apenas começando a pesquisar anúncios PPC para sua próxima campanha publicitária? Este guia para iniciantes de termos PPC comumente usados ​​ajudará você a entender o que todas essas siglas malucas significam. Mesmo se você for um especialista experiente em PPC, pode encontrar algumas joias escondidas para adicionar à sua próxima campanha.

Plataformas PPC

Embora existam algumas plataformas PPC para escolher, elas não são todas criadas iguais. Abaixo estão descritas as plataformas PPC mais comuns que lhe darão o melhor ROI.

Anúncios do Google

Como o  mecanismo de busca mais usado  no mundo, não é surpresa que o Google também seja o rei da publicidade. O Google Ads foi relatado como a plataforma de publicidade mais popular para PPC.

Por quê? Bem, pense em  quantas pesquisas do Google são realizadas  por dia. O número chega a mais de 3,5 bilhões! Isso significa que é muito provável que seu anúncio seja visto por muitas pessoas se você usar o Google Ads. Sem mencionar que a interface do Google Ads é bastante fácil de usar, mesmo para iniciantes.

No entanto, há algumas desvantagens em usar o Google Ads. Devido à popularidade do Google e aos bilhões de pesquisas por dia, seu anúncio provavelmente receberá muitos cliques. Isso significa mais dinheiro que você, o anunciante, tem para gastar em seus anúncios, mas não necessariamente mais vendas de seus produtos ou serviços. Isso é algo importante para se ter em mente ao escolher sua plataforma de publicidade, especialmente se você tiver um orçamento menor.

Anúncios do Bing

O Bing Ads pode ser uma ótima alternativa ao Google. É outro mecanismo de busca amplamente usado com uma interface e configuração semelhantes. Pode ser muito mais barato anunciar no Bing, mas é importante lembrar que é porque menos pessoas verão seus anúncios. O Bing é mais barato, mas pode ser menos eficaz do que o Google Ads em termos de fazer com que as pessoas vejam seu anúncio ou acessem seu site.

Publicidade em mídias sociais

A publicidade no Facebook está lentamente chegando ao Google Ads como a segunda plataforma de publicidade PPC mais usada. Uma das razões para isso é o enorme aumento no uso de mídia social nos últimos anos. Em 2027, o número de usuários de mídia social no mundo todo totalizou mais de 6 bilhões .

Devido ao uso generalizado de plataformas como Facebook e Instagram, estas podem ser plataformas muito eficazes para usar em publicidade PPC. Como o Facebook e o Instagram, dois dos aplicativos de mídia social mais usados ​​no mundo, agora estão integrados, também é mais fácil do que nunca anunciar nessas duas plataformas. Você pode simplesmente criar um anúncio que pode ser exibido em ambas as plataformas.

Embora também existam outras plataformas para usar para marketing PPC, estas são de longe as mais eficazes em termos de facilidade de uso, volume de tráfego e custo. É recomendado que iniciantes em PPC usem uma combinação de todas as três plataformas — desta forma, você pode experimentar para ver o que funciona melhor para o seu negócio e obter o maior retorno sobre o investimento.

Por que PPC? 5 principais razões

Ao aprender sobre táticas de marketing de pagamento por clique, você pode se perguntar por que deveria usar PPC em primeiro lugar. Por que não usar outros métodos de publicidade, como TV, impressão ou outros? Há muitas respostas para essa pergunta, mas listaremos as cinco principais:

  • Custo:  Primeiramente, anúncios PPC são ótimos porque você, como anunciante, pode escolher quanto quer gastar em publicidade. Em contraste com métodos de publicidade tradicionais, você pode controlar exatamente quanto gasta em marketing PPC.
  • Potencial de ROI:  Além de controlar o custo, o PPC também tem um potencial maior para vendas, conversões e retorno sobre o investimento. Como você só paga quando um visitante clica no seu anúncio, o tráfego que você está recebendo no seu site será qualificado e terá um potencial de conversão maior.
  • Tempo:  Comparado a outros esforços de publicidade ou marketing que podem levar meses ou anos para produzir resultados, o PPC pode obter resultados para o seu negócio em dias ou até mesmo horas. Especialmente para um negócio novo ou pequeno, o PPC é uma opção inteligente porque ele divulgará seu nome quase imediatamente e levará muito pouco do seu tempo para configurar.
  • Segmentação específica:  você não quer que seu anúncio seja visto por qualquer um — você quer que ele seja visto por clientes em potencial! Comparado a um outdoor que só diz respeito a uma parte das pessoas que o veem, os anúncios PPC podem segmentar os tipos exatos de clientes que você deseja. Por meio de diferentes estratégias de segmentação, você pode se concentrar em pessoas em uma área específica, usando um dispositivo específico, de um gênero específico e muito mais.
  • Capacidade de ajuste:  como o PPC usa palavras-chave para direcionar determinadas consultas de pesquisa, é fácil para o anunciante ajustar e testar anúncios para obter melhores resultados.

Há muitos outros motivos pelos quais você deve usar publicidade PPC, mas você está aqui para aprender como executar sua campanha — então vamos começar! E se você ainda não está convencido de que o PPC tem grandes benefícios, continue lendo para saber mais sobre por que o PPC é certo para o seu negócio!

Crie sua campanha PPC: um guia passo a passo

Como começar com publicidade PPC? Abaixo está seu guia universitário PPC passo a passo sobre como criar uma campanha.

Usaremos o Google Ads para o treinamento de PPC, pois é a plataforma mais popular e muito fácil de configurar.

  1. Acesse https://ads.google.com/ e clique em Iniciar agora
  2. Se você já tem uma conta do Gmail, insira suas informações para fazer login. Se você não tem uma conta do Gmail, crie uma e depois volte para esta etapa!
  3. Escolha Experiente ou Iniciante com base no seu conhecimento e uso de Google Ads e publicidade PPC. Para iniciantes, Iniciante é recomendado.
  4. Escolha sua meta de publicidade. Se não tiver certeza, recomendamos escolher Website Sales & Sign Ups.
  5. Insira o nome da sua empresa e o site.
  6. Você será solicitado a escrever seu primeiro anúncio. Ele deve ser focado em seu objetivo da parte 4. Se seu objetivo for visitas ao site, simplesmente escreva informações sobre seu negócio. Se você quer que as pessoas entrem em contato com seu negócio, concentre-se nesse objetivo. Abaixo está um exemplo de um anúncio para um escritório de advocacia que quer que clientes em potencial entrem em contato para obter preços.
  7. Agora você escolherá palavras-chave para seu anúncio. Pense em como você pesquisaria seu negócio se fosse um cliente em potencial. Quais palavras-chave você usaria? Você sempre pode usar as palavras-chave que o Google sugere para começar.exemplo de anúncio do google para escritório de advocacia
  8. Em seguida, insira a região na qual você quer que seus anúncios sejam exibidos. Não precisa ser onde sua empresa está localizada. Se você quer clientes na Califórnia, escolha Califórnia como sua área-alvo, mesmo se você estiver localizado em Nova York.
  9. Você precisará escolher seu orçamento. Os anúncios são precificados de acordo com o quanto custarão ao seu negócio por dia ou por mês. Lembre-se de que você precisará inserir as informações do seu cartão de crédito antes de poder entrar na interface do Google Ads. Dependendo do orçamento do seu negócio, você pode começar com um investimento menor e aumentá-lo com base no desempenho dos anúncios. exemplo de orçamento de anúncios do google
  10. Em seguida, revise sua campanha e certifique-se de que tudo esteja correto. Se não estiver, você sempre pode voltar e editar mais tarde. Você terá que inserir as informações do seu cartão de crédito. Se você ainda não estiver pronto para executar seus anúncios, sugerimos preencher as informações para mantê-las arquivadas e, em seguida, ir para sua interface de anúncios e pausar seu anúncio. Dessa forma, ele não será exibido e você não poderá ser cobrado.

Gestão de PPC

PPC manangent?   Você conseguiu! Você criou seu primeiro anúncio PPC. Você esperava aprender a fazer publicidade PPC tão rápido? Agora que você tem tudo configurado, o que vem depois? Aqui estão algumas dicas para manter sua campanha de anúncios PPC:

  • Adicione mais anúncios:  seu primeiro anúncio é ótimo — mas pode não agradar a todos que o veem. É melhor criar vários outros anúncios com variações de palavras e objetivos para seu negócio. A partir disso, você pode ver qual tem melhor desempenho e continuar a restringir seu público-alvo.
  • Organizar:  o Google Ads facilita a organização de seus anúncios PPC individuais por meio de grupos de anúncios. Crie alguns grupos de anúncios diferentes que descrevam um tema ou objetivo comum no qual seus anúncios se encaixam. Usando o exemplo acima, poderíamos criar um grupo de anúncios para “NYC”, que menciona especificamente que a empresa está localizada na cidade de Nova York. O outro grupo de anúncios pode ser “Sem localização”, o que significa que os anúncios neste grupo não mencionam a localização da empresa.
  • Realize uma pesquisa de palavras-chave:  se você escolher as sugestões de palavras-chave do Google para seu anúncio, isso é perfeitamente bom! No entanto, você vai querer fazer mais pesquisas de palavras-chave para cada anúncio ou grupo de anúncios que você tem para melhor direcionar seu público e tornar seus anúncios mais específicos. Você vai querer repetir esse processo periodicamente e alterar e adicionar palavras-chave com base nas tendências do setor, eventos atuais e quais serviços e produtos sua empresa oferece. Ao fazer isso, seus anúncios sempre serão relevantes para as consultas de pesquisa dos usuários.
  • Adicione palavras-chave negativas:  Assim como adicionar palavras-chave regulares, como mencionado acima, palavras-chave negativas também podem ajudar a corresponder seus anúncios às pesquisas dos usuários. Palavras-chave negativas podem ser tão eficazes para ajudar você a obter tráfego qualificado quanto palavras-chave positivas!
  • Monitore os dados:  Não faz sentido criar anúncios se você não estiver monitorando o desempenho deles! Você pode garantir que está obtendo os melhores resultados e ROI possíveis simplesmente observando os dados da sua campanha e fazendo ajustes nos seus anúncios com base nos dados.

Continue aprendendo PPC com este recurso fantástico

Você está pronto para executar sua própria campanha PPC após concluir este treinamento PPC? Então comece hoje mesmo!

Para se manter atualizado com as tendências atuais de PPC, atualizações e dicas de nossos especialistas na MidiaPro,  assine nossa newsletter. Aqui, você receberá atualizações periódicas sobre o setor de publicidade que o capacitarão a melhorar suas campanhas de PPC.

Ou, se você preferir fazer parceria com um especialista do setor que pode ajudá-lo a executar suas campanhas de PPC,  entre em contato conosco hoje mesmo  para um orçamento gratuito!

Perguntas frequentes sobre PPC

Por que usar publicidade PPC?

O que atrai tantas pessoas para a publicidade PPC? Por que usá-la em seu marketing?

É simples: a publicidade paga por clique é uma maneira relativamente fácil e rápida de divulgar o nome do seu negócio. Comparado a outros métodos de marketing ou publicidade, o PPC é direto e mais fácil para profissionais não publicitários entenderem.

Proprietários de empresas ou funcionários sem experiência em marketing podem gerenciar campanhas de PPC, mas para maior engajamento e  alto retorno sobre o investimento (ROI) , é recomendável contratar uma  agência de pagamento por clique .

Quais são os  benefícios da publicidade PPC ? Além de ser rápido e fácil de usar, o PPC é ótimo para atingir clientes ou públicos específicos, capturar vendas mais rapidamente e se adaptar às tendências de pesquisa em mudança.

Como funciona a publicidade PPC?

PPC: Descubra se Funciona para Você!

A publicidade PPC funciona combinando as pesquisas dos usuários da Internet com palavras-chave segmentadas pelos anúncios.

A empresa então paga por cada pessoa que clica no anúncio e é direcionada ao site da empresa. Dessa forma, sua empresa não está sendo cobrada toda vez que alguém simplesmente olha o anúncio e continua rolando.

O PPC deve ser configurado por meio de uma plataforma de anúncios, como as mencionadas acima, e há vários requisitos para criar anúncios. O anunciante define um valor de lance base , que pode ser ajustado posteriormente para palavras-chave específicas ou consultas de pesquisa que eles antecipam que gerarão receita.

O que é publicidade paga por clique (PPC)?

O que é PPC?  Se você já esteve no Google ou Bing, provavelmente já viu!

Publicidade paga por clique, comumente chamada de PPC, é um tipo de publicidade digital em que uma empresa paga para que seu site seja exibido na  página de resultados do mecanismo de busca (SERP) . A organização então paga por cada pessoa que clica no anúncio.

O que o PPC pode fazer pelo meu negócio local?

Como as empresas locais têm a vantagem de poder segmentar seus clientes mais valiosos por localização, o PPC pode ajudar a atrair os clientes com maior probabilidade de conversão.

Por exemplo, grandes empresas que entregam produtos no mundo todo competem diretamente com muitas outras grandes empresas que oferecem produtos similares. Para essas empresas, é caro anunciar as palavras-chave de seu setor porque há uma quantidade ridícula de concorrência.

Empresas locais, por outro lado, têm a vantagem de focar em um público menor. E, a menos que haja várias outras empresas locais oferecendo os mesmos serviços para sua comunidade, é muito menos competitivo atingir novos clientes.

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!