Guia de 8 minutos para iniciantes em marketing de busca B2B

Guia de 8 minutos para iniciantes em marketing de busca B2B

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Você sabia que 71% dos clientes business-to-business (B2B) iniciam pesquisas de produtos com um mecanismo de busca como o Google?

Se você deseja que os clientes B2B encontrem seus produtos ou serviços ao pesquisar online, você deve aproveitar as vantagens do marketing de busca B2B. O marketing de mecanismo de pesquisa B2B o ajudará a construir uma presença nos resultados de pesquisa para atrair leads e receitas mais qualificados.

Neste guia de marketing de busca para empresas B2B, responderemos a perguntas como:

Continue lendo para aprender mais! PS Quer receber dicas de marketing de especialistas do setor? Junte-se a 200.000+ profissionais de marketing assinando o MidiaPro News!

O que é marketing de busca B2B?

O marketing de busca B2B envolve construir uma presença nos motores de busca para ajudar a aumentar o tráfego para o seu site business-to-business.

Com o marketing de busca B2B, você pode usar estratégias pagas ou orgânicas para ajudar a promover seu negócio.

O objetivo geral é aumentar sua presença nos resultados de pesquisa, para que mais pessoas descubram sua empresa – e, por fim, comprem.

Duas estratégias principais para fazer marketing de busca B2B

Com o marketing de busca para empresas B2B, existem duas estratégias principais que você usará para promover sua empresa:

1. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Uma das estratégias que você pode usar como parte do marketing de busca B2B é a otimização de mecanismos de busca (SEO). SEO é o processo de aumentar a presença do seu site nos resultados de pesquisa por meios orgânicos. listagens de resultados de pesquisa para empresas B2B

Quando os usuários realizam pesquisas por produtos ou serviços específicos, muitas vezes recorrem aos resultados orgânicos para ajudá-los a encontrar o que precisam.

Com 95% do tráfego de pesquisa indo para a primeira página dos resultados de pesquisa, otimizar a classificação do seu site é fundamental. Sem uma estratégia de SEO implementada, os usuários perderão seu site nos primeiros resultados.

Existem inúmeras táticas que você pode usar para melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa. Algumas estratégias eficazes incluem:

2. Publicidade paga por clique (PPC)

A publicidade paga por clique (PPC) é outra estratégia que você pode usar para promover seu negócio por meio de mecanismos de pesquisa. A publicidade PPC envolve a criação de anúncios pagos que aparecem no topo dos resultados de pesquisa com uma tag de “anúncio”.

Anúncios PPC para empresas B2B

Os anúncios PPC são ótimos para colocar sua empresa no topo dos resultados de pesquisa, para que os usuários vejam sua empresa antes da concorrência.

Esses anúncios também são ótimos para aumentar a exposição da marca porque, mesmo que os clientes em potencial não cliquem no seu anúncio, eles podem se familiarizar com o seu negócio. Para ter sucesso com publicidade PPC, você deseja:

Como fazer marketing de busca B2B de maneira eficaz

Agora que você conhece as duas estratégias que pode usar para marketing em mecanismos de busca para empresas B2B, é hora de otimizar sua presença nos mecanismos de busca! Aqui estão três dicas para ajudá-lo a fazer marketing de busca B2B de maneira eficaz:

1. Selecione palavras-chave relevantes

Tanto com SEO quanto com PPC, as palavras-chave desempenham um papel fundamental para ajudar sua empresa a aparecer nos resultados de pesquisa corretos.

Para ambas as estratégias, você desejará realizar pesquisas de palavras-chave para encontrar termos relevantes para sua empresa B2B. Você pode usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como Rapidtags para ajudá-lo a identificar termos valiosos para suas campanhas.

 

Ao analisar sua lista de palavras-chave, concentre-se nas palavras-chave de cauda longa.

Palavras-chave de cauda longa, que geralmente contêm três ou mais palavras, funcionam melhor para suas campanhas porque fornecem mais informações sobre a intenção de pesquisa.

Se alguém pesquisar uma palavra-chave de cauda longa como “comprar móveis de escritório em São Paulo”, você sabe o que deseja: comprar móveis de escritório de uma empresa na área de São Paulo.

Por outro lado, uma palavra-chave de cauda curta como “móveis de escritório” é mais ambígua e dificulta entender o que seu público deseja encontrar. Eles estão pesquisando estilos de móveis de escritório?

Eles querem comprar móveis de escritório?

Ao analisar palavras-chave, você deve pensar em seu ciclo de vendas e em quais termos as pessoas pesquisam em momentos diferentes.

Como as pessoas provavelmente passam mais tempo pesquisando a pré-compra de sua empresa B2B, você deve considerar focar em palavras-chave específicas de cauda longa que elas possam pesquisar à medida que conhecem melhor sua empresa.

Palavras-chave como “como comprar móveis de escritório” podem ajudar a educar os pesquisadores do topo do funil (TOFU), enquanto palavras-chave como “preços de móveis de escritório” podem repercutir nos visitantes do meio e da parte inferior do funil (MOFU/BOFU).

Segmentar esses dois tipos de palavras-chave pode ajudá-lo a alcançar pessoas em diferentes pontos do ciclo de vendas. Sem mencionar que você gerará tráfego e conversões mais qualificados para o seu negócio.

2. Crie uma experiência de usuário positiva

Outro componente crítico para fazer marketing de mecanismo de busca B2B com sucesso é criar uma experiência de usuário (UX) positiva.

A experiência do usuário é essencial para manter os clientes potenciais engajados com seu negócio.

Se você não proporcionar uma experiência positiva ao usuário, os leads retornarão aos resultados da pesquisa e visitarão o site de outra empresa.

Criar uma experiência de usuário positiva é fundamental para fazer com que os leads B2B voltem ao seu negócio. Quando você considera a duração do seu ciclo de vendas B2B, uma experiência positiva do usuário pode fazer a diferença para determinar se os clientes em potencial continuam voltando à sua empresa para saber mais.

Então, como é uma experiência positiva do usuário? Primeiro, certifique-se de fornecer informações relevantes ao seu público.

Por exemplo, se o seu anúncio detalha seus produtos de móveis para escritório, não direcione as pessoas para seus materiais de escritório.

As pessoas que clicam em um anúncio de móveis de escritório desejam apenas ver esses produtos. A mesma prática segue para os motores de busca.

Se você criar um conteúdo sobre a criação de um espaço de trabalho de escritório eficaz para os funcionários, essa postagem do blog deverá se concentrar nessas informações. Você deve corresponder à intenção de pesquisa para garantir que está fornecendo as informações que seu público deseja.

Além de fornecer as informações corretas, outra forma de proporcionar uma ótima experiência ao usuário é tornar seu site ou landing page funcional para os usuários.

Desde o uso de espaços em branco até a integração de botões de call to action (CTA) para orientar os usuários, você pode ajudar a aprimorar a experiência do usuário por meio do design de seu site ou página de destino.

3. Otimize o texto que aparece nos resultados da pesquisa

Um componente crítico do marketing de busca para empresas B2B é otimizar o texto que aparece nos resultados da pesquisa.

O texto que aparece nos resultados da pesquisa pode afetar a opção de alguém clicar em qualquer uma de suas listagens. Você deseja garantir a otimização deste componente para atrair mais pessoas a clicar.

Para SEO, você deseja se concentrar na otimização de sua tag de título e meta descrição. Sua tag de título fornece aos pesquisadores o tópico de sua página, enquanto sua meta descrição serve como um resumo.

Para otimizar essas tags, permaneça dentro dos respectivos limites de caracteres –– 60 para tags de título e 155 para meta descrições.

Isso garantirá que sua listagem pareça limpa e não fique truncada. Além disso, certifique-se de incluir sua palavra-chave em ambas as tags para mostrar relevância.

Listagem de SEO que mostra um título sendo cortado

Quanto aos seus anúncios PPC, concentre-se na criação de um texto de anúncio descritivo. Você pode aprimorar o texto do seu anúncio usando extensões de anúncio.

As extensões de anúncio permitem que você inclua informações comerciais adicionais, como seu número de telefone ou endereço, para convencer mais pessoas a clicar em seus anúncios.

Extensões de anúncio em um anúncio PPC

Ao escolher o texto exibido nos resultados da pesquisa, considere quem está vendo seu anúncio e em que ponto eles estão no ciclo de vendas.

Por exemplo, se você estiver exibindo um anúncio para alguém mais avançado no ciclo de vendas, poderá incluir links de sites relevantes e focados na conversão para gerar leads.

Otimizar o texto que aparece nos resultados da pesquisa é a chave para gerar mais tráfego e, por sua vez, leads mais qualificados para expandir o seu negócio.

MidiaPro é especializada no sucesso de clientes B2B.

 

Guia de 8 minutos para iniciantes em marketing de busca B2B

Lance sua estratégia de marketing de busca B2B hoje

O marketing de busca B2B é fundamental para ajudar sua empresa a alcançar leads mais qualificados. Se não tiver certeza por onde começar com sua estratégia, você pode contar com os especialistas da MidiaPro para lançar uma estratégia de marketing de mecanismo de busca para você.

Com mais de 5 anos de experiência em marketing digital, somos um parceiro incomparável para impulsionar o sucesso com marketing digital. Você pode ter certeza de que também geraremos resultados para o seu negócio.

Pronto para conquistar novos clientes para sua empresa? 

Aproveite para aprender mais sobre os temas abaixo:

O que é marketing B2B? Seu guia de marketing B2B 2023

Soluções de marketing B2B: estratégias para crescimento

Leads de vendas B2B: 7 dicas para gerar mais deles

Otimização de SEO: seu guia de otimização de mecanismo de

Estratégias de marketing B2B: como criar uma + 9 táticas principais

assinatura jaobe antonio de oliveira e junior vargas

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!