Quando criança, você já escondeu uma colinha em um teste com você na escola? Ou, se você jogava videogame, já procurou códigos de trapaça para ajudá-lo a desbloquear coisas em determinados jogos, em vez de desbloqueá-los organicamente?
É difícil tolerar, do ponto de vista ético alguns tipos de trapaças, mas nem todas são tão moralmente questionáveis. Neste artigo, tenho um guia de dicas do ChatGPT para ajudá-lo a aproveitar ao máximo o ChatGPT.
Então, o que exatamente este guia de dicas do ChatGPT? Existem quatro áreas principais que cobriremos:
- Elementos de um prompt ChatGPT
- Problemas comuns do ChatGPT a serem observados
- Métodos de treinamento do ChatGPT em seus dados
- Exemplos de tarefas para usar o ChatGPT
Ao dominar essas quatro áreas, você poderá produzir os melhores resultados do ChatGPT e utilizá-lo a seu favor, seja para tarefas pessoais ou para potencializar suas estratégias de negócios.
Falaremos sobre tudo isso com mais detalhes abaixo, mas você também pode conferir um resumo das informações nesta página com este infográfico útil:
Índice do conteúdo
Elementos de um prompt para o guia de dicas do ChatGPT
A primeira seção deste guia de dicas do ChatGPT concentra-se na criação de prompts eficazes. Afinal, os prompts são essenciais para obter resultados da ferramenta.
Aqui estão cinco elementos que você deve considerar incluir em seus prompts do ChatGPT:
- Formatar
- Estilo
- Papel
- Contexto
- Exemplos
1. Formato
A primeira coisa que você deve incluir nos prompts do ChatGPT é o formato que deseja que a ferramenta use. Você quer que a resposta tome a forma de um gráfico? Você quer que seja escrito com a estrutura de uma postagem de blog? Você deve especificar o formato desde o início. Você também deve incluir quantas palavras deseja que a resposta tenha.
2. Estilo
Outro elemento a incluir é o estilo e o tom. Diga ao ChatGPT que tipo de voz você deseja usar. Talvez você queira uma voz casual e relaxada. Ou talvez você queira um profissional e acadêmico. Você pode pedir que seja sério, engraçado ou algo parecido.
3. Função
Algo que você pode fazer nos prompts do ChatGPT – embora não seja necessário – é dizer à ferramenta para assumir uma função ou persona específica. É aqui que você pede que ele responda como se fosse uma pessoa específica (ou tipo de pessoa). Então, você pode pedir que ele responda como um chef profissional ou pode fazer com que ele responda como um personagem, como Yoda:
4. Contexto
Outra informação opcional (mas útil) a ser incluída em seus prompts é o contexto. É aí que você fornece ao ChatGPT algumas informações sobre o que está pedindo (e por quê).
Por exemplo, você pode explicar o que planeja fazer com a resposta que ele lhe der ou o que o levou a pedir isso em primeiro lugar. Isso pode ajudar o ChatGPT a fornecer uma resposta mais relevante.
5. Exemplos
Finalmente, você pode dar alguns exemplos ao ChatGPT para trabalhar. Esta etapa é uma boa ideia se você deseja imitar um determinado tipo de conteúdo. Então, talvez você queira produzir uma postagem nas redes sociais para você. Você pode fornecer alguns exemplos de suas postagens existentes nas redes sociais para ajudá-lo a descobrir o que você está procurando.
Problemas comuns a serem observados no ChatGPT
Uma parte infeliz do uso do ChatGPT é que ele está sujeito a muitos problemas . Se quiser aproveitar ao máximo esta ferramenta, você precisará estar ciente desses problemas para poder se preparar para eles e navegar por eles quando aparecerem.
Aqui estão cinco problemas comuns que você pode enfrentar ao usar o ChatGPT:
- Alucinações
- Falta de criatividade
- Viés arraigado
- Habilidades matemáticas ruins
- Problemas com direções
1. Alucinações
Infelizmente, é muito comum o ChatGPT “alucinar” — isto é, inventar respostas completamente falsas. A parte perigosa dessas alucinações é que o ChatGPT as apresenta com a mesma confiança que apresenta informações reais; portanto, se você não fizer sua própria pesquisa, poderá ser enganado por informações falsas. Mesmo se você pedir fontes, pode ser que sejam fontes falsas.
2. Falta de criatividade
Outro problema com o ChatGPT é que, como tudo o que ele faz é copiado de conteúdo humano existente, ele não consegue ter novas ideias muito bem. Se você tentar fazer isso, isso irá plagiar ideias existentes em algum lugar online ou criará uma ideia que não faz sentido algum.
A falta de criatividade também significa que ele é ruim em compreender ou produzir humor.
3. Viés arraigado
Embora a OpenAI tenha corrigido grande parte desse problema ao longo do tempo, o ChatGPT ainda mantém alguns preconceitos arraigados. Isso porque tudo o que sabe foi aprendido com conteúdo humano, que é inerentemente tendencioso. Sabe-se que o ChatGPT mostra preconceito em relação a (e contra) certas raças, gêneros, partidos políticos e muito mais.
4. Fracas habilidades matemáticas
ChatGPT não é a ferramenta que você deseja usar para ajudá-lo com matemática. Ele pode lidar com isso muito bem se você fizer perguntas aritméticas simples como “Quanto é 2 + 2?” Mas se você tentar causar problemas avançados com palavras, ele ficará confuso e geralmente retornará resultados extremamente imprecisos.
5. Problemas com instruções
Finalmente, o ChatGPT geralmente falha em seguir todas as instruções fornecidas. Por exemplo, se você solicitar uma contagem de palavras específica, há uma chance relativamente alta de que ela simplesmente seja ignorada. E se você pedir para fazer algo como fornecer fontes, ele poderá simplesmente se recusar a fazê-lo, alegando (falsamente) que não é permitido.
Métodos de treinamento do ChatGPT em seus dados
Especialmente se você estiver usando o ChatGPT para fins comerciais, talvez queira uma maneira de treiná-lo em dados personalizados . Esses dados podem ser informativos ou estilísticos, tornando mais fácil para a ferramenta escrever no seu tom de voz preferido.
De qualquer forma, você deve ter ouvido falar sobre como treinar ChatGPT em dados personalizados e pode estar se perguntando como fazer isso. Felizmente, é disso que trata nosso próximo conjunto de dicas do ChatGPT. Aqui estão cinco métodos diferentes que você pode usar:
- Recurso de bate-papo padrão
- Interações personalizadas
- Plug-ins ChatGPT Plus
- Construtores de chatbot de terceiros
- Treinamento de dados personalizados em Python
Embora você não encontre instruções detalhadas sobre nenhum desses métodos aqui, continue lendo para descobrir um pouco mais sobre cada um deles.
1. Recurso de bate-papo padrão
O método mais simples de treinar o ChatGPT em seus dados é fornecer esses dados sempre que você solicitar. Embora seja a abordagem mais direta, só é boa para casos de uso único. Se você deseja que o ChatGPT use seus dados sempre que você inserir um prompt, é melhor usar um dos métodos abaixo.
2. Instruções personalizadas
Outro método é usar o botão “instruções personalizadas”, que você encontra ao clicar no nome do seu perfil no canto inferior esquerdo do ChatGPT. Isso abrirá uma caixa de diálogo onde você poderá inserir seus dados. O ChatGPT usará esses dados automaticamente em todas as suas respostas.
3. Plug-ins ChatGPT Plus
Se você deseja que o ChatGPT leia os dados em um formato específico, como uma planilha Excel, a melhor opção é usar um plugin para inserir seus dados. Para fazer isso, você precisará ter uma assinatura do ChatGPT Plus. Você pode então encontrar e instalar plug-ins da loja de plug-ins ChatGPT.
4. Construtores de chatbot de terceiros
Se você planeja usar o ChatGPT para criar um chatbot personalizado e é por isso que deseja treiná-lo com seus dados, talvez seja melhor usar um construtor de chatbot de terceiros. Comece escolhendo sua ferramenta. Em seguida, gere um código API no ChatGPT, conecte-o à ferramenta e conecte-a aos seus dados.
5. Treinamento de dados personalizados em Python
Finalmente, se você realmente deseja personalizar a forma como o ChatGPT usa seus dados, você pode configurar tudo codificando manualmente um script personalizado em Python. Isso exige que você siga uma série de etapas complexas que só valem a pena se você tiver muita experiência em codificação (ou se houver alguém em sua equipe que tenha).
Exemplos de tarefas para usar o ChatGPT
Até agora, nos concentramos em maneiras de otimizar sua estratégia ChatGPT. Mas para encerrar nossa lista de dicas do ChatGPT, veremos alguns dos motivos pelos quais você pode querer usar o ChatGPT em primeiro lugar. Em que tipo de tarefas ele pode ajudá-lo? Aqui estão alguns exemplos:
- Pesquisar
- Criação de conteúdo
- Análise de conteúdo
- Criação de código
- Atendimento ao Cliente
Esta não é uma lista abrangente de forma alguma. No entanto, dá uma ideia de algumas das tarefas para as quais você pode usar esta ferramenta. Continue lendo para saber um pouco mais sobre cada um!
1. Pesquisa
Uma das maneiras mais simples de usar o ChatGPT é realizar pesquisas. Você pode estar procurando algo que lhe interessa ou pode estar fazendo pesquisas para um projeto comercial. Seja qual for o motivo, o ChatGPT pode ser útil para algumas pesquisas iniciais (mas cuidado com alucinações).
2. Criação de conteúdo
Uma das maneiras mais comuns de usar o ChatGPT é criar conteúdo com ele. Algumas pessoas o usam para escrever páginas inteiras para elas, mas dados todos os erros que a ferramenta pode cometer, não recomendo isso. Em vez disso, eu recomendaria usar ChatGPT para ajudá-lo a criar esboços para seu conteúdo, enquanto escreve você mesmo as páginas reais.
3. Análise de conteúdo
Além de ajudá-lo a criar conteúdo, o ChatGPT também pode ajudá-lo a analisar o conteúdo existente. Você pode inserir um grande pedaço de texto e pedir ao ChatGPT para resumi-lo, fazer revisões gramaticais ou selecionar informações específicas. Você pode até traduzir o texto para outro idioma para você.
4. Criação de código
ChatGPT pode ser usado com mais frequência para criar prosa, mas você também pode usá-lo para gerar código para você. É claro que o ChatGPT às vezes ainda pode gerar código sem sentido, então você só deve usá-lo para essa finalidade se tiver conhecimento de codificação suficiente para reconhecer quando ele comete erros.
5. Atendimento ao cliente
Conforme mencionado anteriormente, as empresas costumam usar o ChatGPT para criar chatbots de atendimento ao cliente para seus sites ou aplicativos. Normalmente, você faria isso usando uma ferramenta de chatbot de terceiros, conforme descrito anteriormente. A ideia é ter um chatbot que possa envolver os usuários em conversas reais para melhor atendê-los.
Saiba mais sobre como usar IA em marketing com MidiaPro
Esta folha de dicas do ChatGPT deve ser um recurso valioso para descobrir como otimizar sua estratégia ChatGPT. Mas se você ainda está procurando mais informações sobre o uso de ferramentas de IA como ChatGPT – especialmente em um contexto de marketing – você veio ao lugar certo.
Por fim, se você quiser ajuda para colocar o ChatGPT em uso em suas campanhas de marketing, nós podemos ajudá-lo.
O que é um Perfil de Cliente Ideal (ICP)? Um guia completo
O que é marketing de conteúdo e como funciona?
Quanto custa construir um site para uma pequena empresa em 2024?
Guia do Google Analytics para iniciantes: tudo o que você precisa saber sobre o GA4
O guia definitivo para se tornar um expert em marketing digital
- Google Home: Novas Funcionalidades com Gemini na Atualização de Outono
- Perigos da ‘inteligência’ artificial – Estadão
- O cofundador da OpenAI, Greg Brockman, retorna ao criador do ChatGPT — TradingView News
- AI Chat: Assistant for Gemini para iPhone
- 2ª colocada relatou como a Inteligência Artificial ajuda o irmão, com autismo | EPTV na Escola Sul de Minas
Atua na MidiaPro como Gestor de Marketing Digital. Especializado em SEO, criação de conteúdo e Estratégias de Negócios. Além disso, gosta de escrever artigos para outros nichos como inteligência artificial, Saúde, Beleza, Tecnologia entre outros. Quando não está escrevendo conteúdos ou gerindo a MidiaPro está se dedicando à família e sua plantas, ou em uma pousada longe da agitação.
joabe antonio de oliveira