Bem-vindo ao guia definitivo de marketing por e-mail para pequenas e médias empresas (SMBs). Se você deseja aproveitar ao máximo seu orçamento de marketing, este guia de noções básicas de marketing por e-mail é para você. Neste guia, você aprenderá o básico e também como construir, medir e manter sua estratégia.
Continue lendo para saber como iniciar o marketing por e-mail e entregar uma campanha que “impressione” os líderes da sua empresa. Para obter ajuda profissional em qualquer uma dessas etapas, desde a criação de seu e-mail até o gerenciamento de suas campanhas, entre em contato conosco on-line ou ligue para 2197322193!
Índice do conteúdo
5 princípios básicos de marketing por e-mail para começar
Como introdução ao nosso guia de marketing por email, compilamos uma lista de cinco princípios básicos de marketing por email que todos devem saber antes de começar. Se você já está familiarizado com o que é marketing por email e como ele funciona, vá em frente e pule em frente!
1. O que é marketing por email?
O marketing por email é uma estratégia de marketing digital que usa comunicação personalizada por email para apoiar todas as etapas do funil de compra, desde a construção do reconhecimento da marca até o cultivo de leads e a promoção de compras pela primeira vez e repetidas.
2. Como funciona o marketing por email?
Qualquer guia sobre marketing por email dirá que o marketing por email funciona enviando a mensagem certa no momento certo para impulsionar uma ação, como comprar um produto ou ler um artigo. Com e-mails personalizados, ótimo conteúdo e assinantes segmentados, as empresas podem fazer com que o marketing por e-mail funcione para elas.
3. Quanto custa o marketing por email?
O preço do marketing por email depende do número de assinantes, da frequência das comunicações e da escolha de gerenciamento. Pequenas e médias empresas que auto gerenciam seu marketing por e-mail, por exemplo, gastam de R$ 9 a R$ 1.000 por mês. Em comparação, pequenas e médias empresas que fazem parceria com uma agência de marketing por e-mail investem de R$ 300 a R$ 500 por mês.
4. Por que investir em email marketing?
Empresas de todos os tamanhos investem em email marketing por alguns motivos , incluindo:
- O marketing por email oferece um retorno sobre o investimento (ROI) médio de R$ 44 : R$ 1
- O marketing por email fornece acesso direto a clientes atuais e futuros
- O marketing por email oferece personalização em grande escala, como nomes ou fusos horários
- O marketing por email é bem dimensionado, o que torna mais fácil melhorar e automatizar sua estratégia
- O marketing por email fornece feedback imediato por meio de métricas como taxas de abertura e links clicados
Embora a construção de sua estratégia inicial de marketing por email possa levar tempo, sua empresa não pode ignorar os benefícios do marketing por email. Com o marketing por email, você pode ajudar sua empresa a obter mais receita a cada ano. Além disso, você pode demonstrar seu impacto, pois o e-mail é mensurável.
5. Quem deve usar o email marketing?
Toda empresa deve usar email marketing. Quer você tenha 10 ou 10.000 assinantes, sua empresa pode usar o e-mail para transformar pessoas em clientes. Você também pode usar as técnicas descritas neste guia de marketing por email para aumentar sua lista e ampliar o valor do email.
Se você quiser saber mais sobre os princípios básicos do marketing por e-mail, confira estes recursos:
- O que é marketing por e-mail?
- Quanto custa o marketing por e-mail?
- Por que investir em e-mail marketing?
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Inscreva-se agora!Marketing por email: Guia Passo a Passo para sua Empresa
Este guia detalhado fornece um passo a passo completo para ajudar a sua empresa a implementar uma estratégia eficaz de marketing por e-mail. Aprenda a criar campanhas persuasivas, segmentar o seu público e obter resultados mensuráveis.
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Inscreva-se agora!Marketing por email 101: o guia definitivo para marketing por email
Neste guia definitivo de marketing por email, você encontrará cada um dos princípios básicos do marketing por email, desde aumentar sua lista até testar seus emails, abordados abaixo. Leia o guia na ordem ou alterne entre os tópicos que são mais importantes para você!
- Definindo suas metas de marketing por e-mail
- Escolhendo seu provedor de serviços de e-mail
- Construindo sua lista de e-mail
- Segmentando sua lista de e-mail
- Projetando seus e-mails
- Criando seu conteúdo de e-mail
- Escrevendo as linhas de assunto do seu e-mail
- Enviando seus e-mails
- Testando seus e-mails
- Medindo o desempenho do seu e-mail
- Automatizando suas campanhas de e-mail
- Mantendo sua lista de e-mail
Definindo suas metas de marketing por e-mail
Antes de começar a redigir seu primeiro e-mail, você precisa definir algumas metas. Estabelecer metas de marketing por email ajudará sua empresa a construir uma estratégia de marketing por email melhor . Você saberá o que deseja realizar, quando deseja realizá-lo e como irá realizá-lo, o que lhe fornece uma excelente base.
Algumas dicas para definir metas de marketing por e-mail incluem:
- Torne suas metas SMART ou específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas
- Entenda seu público e o que ele deseja de um e-mail
- Aprenda as médias do seu setor para taxas de abertura, taxas de rejeição e muito mais
- Alinhe suas metas com os objetivos de toda a empresa, como aumentar a qualidade dos leads
- Determine sua equipe, desde profissionais de marketing internos até designers freelancers
Com base em seus objetivos, você pode decidir quanto do seu orçamento de marketing deve ser destinado ao e-mail.
Escolhendo seu provedor de serviços de e-mail
Seu provedor de serviços de e-mail (ESP) ou plataforma de marketing por e-mail desempenha um papel crítico em sua estratégia de e-mail. Isso porque os ESPs ajudam sua empresa a enviar o e-mail certo, na hora certa, para a pessoa certa. Essencialmente, os ESPs facilitam a segmentação de públicos, a organização de listas de e-mail e o envio de e-mails.
Alguns exemplos de ESPs incluem:
Ao escolher sua plataforma de email marketing, faça as seguintes perguntas:
- De quais ferramentas ou recursos eu preciso agora e no futuro?
- Quantos assinantes eu tenho?
- Qual é o meu orçamento?
- Preciso que a plataforma se integre a outra ferramenta, como Salesforce ou OptinMonster?
Essas perguntas podem economizar seu tempo porque você se concentra apenas nos ESPs que atendem às suas necessidades. Por exemplo, você não olha para uma plataforma que não oferece as integrações de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) necessárias.
Construindo sua lista de e-mail
Toda estratégia de email marketing se concentra em aumentar o número de assinantes. Embora você possa atrair novos assinantes de dezenas de maneiras, este guia 101 de marketing por e-mail concentra-se nas táticas de maior sucesso para empresas business-to-business (B2B) e business-to-consumer (B2C).
Algumas das maneiras mais eficazes de construir sua lista de e-mail incluem:
- Recursos para download: white papers, e-books e outros PDFs diversos são as formas mais comuns de atrair novos assinantes. No entanto, para que esses recursos para download tenham sucesso, você precisa oferecer um conteúdo fantástico e combiná-lo com uma oferta atraente.
- Ofertas de descontos: Outra forma eficaz de construir sua lista de assinantes é por meio de ofertas de descontos. As empresas de comércio eletrônico, por exemplo, geralmente fornecem aos visitantes do site um código de desconto único para ingressar em sua lista de e-mail. Lembre-se de que essa tática pode levar a altas taxas de cancelamento de assinatura.
- Eventos únicos: eventos como webinar, loja pop-up ou consulta podem gerar inscrições por e-mail. Esses eventos únicos exigem um investimento maior de tempo e recursos, mas tendem a trazer usuários mais qualificados ou interessados para sua lista de e-mail.
- Recursos interativos: algo tão simples como um questionário ou uma roda de descontos pode motivar as pessoas a se inscreverem em sua lista de e-mail. Você também pode usar os dados fornecidos, como em um questionário, para segmentar usuários e enviar-lhes e-mails mais relevantes.
Não importa quais táticas você use para aumentar sua lista de e-mail, lembre-se de seguir estas práticas recomendadas:
- Torne cada oferta ou recurso relevante para o seu público
- Entregue o recurso, o código do cupom, as informações do evento ou os resultados do questionário por e-mail rapidamente
- Use um double opt-in para maximizar a qualidade da sua lista de e-mail
- Limite o número de campos do formulário para os usuários se inscreverem
Além de debater quais estratégias de adesão você usará para aumentar sua lista, você também precisará investigar suas opções para tornar essas estratégias uma realidade. Por exemplo, você usará uma ferramenta de terceiros, como OptinMonster, ou trabalhará com um desenvolvedor interno?
Você também precisará decidir:
- Onde a oferta aparece, como nas postagens do seu blog ou nas páginas de produtos
- O que a oferta diz, por exemplo, se eles receberão US$ 10 de desconto no primeiro ou no próximo pedido
- Quando a oferta aparece, como quando um usuário sai do seu site
- Para quem a oferta é exibida, apenas para não assinantes
Para uma configuração mais rápida e conveniente, use uma ferramenta de terceiros como OptinMonster . Mesmo se você quiser construir uma solução interna, uma ferramenta como o OptinMonster pode ajudá-lo a atrair novos assinantes enquanto sua solução é construída.
Segmentando sua lista de e-mail
Cada guia de marketing por email cobre a segmentação de listas de email. Por que?
Segmentar sua lista de e-mail é uma das melhores maneiras de personalizar seus e-mails sem usar a tática típica de se dirigir a alguém pelo primeiro nome.
Por exemplo, você pode segmentar assinantes por:
- Localização
- Interesses
- Idade
- Gênero
- Comportamento
- Mês do aniversário
- Taxa livre
- Carrinho de compras
- E mais
Em vez de enviar um e-mail geral sobre sua próxima venda, por exemplo, você pode adaptar esse e-mail para diferentes segmentos de e-mail. Alguém interessado em suas velas versus sabonetes de banho, por exemplo, verá um e-mail anunciando como pode obter 25% de desconto na próxima vela. Com ferramentas de email marketing como Mailchimp, é fácil segmentar seu público. O desafio é adquirir os dados do usuário.
Como menos é mais para adquirir assinantes, muitas empresas só conhecem o endereço de e-mail e o nome do assinante. Se quiser obter mais informações, você precisa monitorar o comportamento do assinante. Por exemplo, você pode olhar para:
- Em quais links em seus e-mails um usuário clica
- Quando os usuários abrem seus e-mails
- Quais produtos os assinantes adicionam ao carrinho e depois abandonam
Depois que os assinantes de e-mail convertem, por exemplo, preenchendo um formulário de contato ou comprando um produto, você pode fazer suposições ainda melhores sobre que tipo de conteúdo eles gostariam de ler ou sobre as promoções que gostariam de ouvir, o que pode levar a e-mails ainda melhores. resultados de marketing.
Projetando seus e-mails
Os designs de seu e-mail influenciarão se as pessoas agirão de acordo com sua frase de chamariz (CTA) e até mesmo se permanecerão inscritas. É por isso que vale a pena investir em serviços profissionais de design de e-mail em vez de confiar em um modelo pré-fabricado.
Independentemente do caminho que você seguir, siga estas práticas recomendadas :
- Use cores que combinem com sua marca
- Atenha-se a uma ou duas fontes
- Crie um design compatível com dispositivos móveis
- Adicione recursos visuais para apoiar a mensagem do seu e-mail
- Incorpore sinais de confiança, como no rodapé do seu e-mail
- Inclua um link de cancelamento de inscrição no rodapé do seu e-mail
Dependendo da sua estratégia de email marketing, você pode criar alguns modelos de email para diferentes campanhas. Por exemplo, você pode ter um design de e-mail para e-mails de carrinhos de compras abandonados e outro para promoções por tempo limitado.
Criando seu conteúdo de e-mail
Todo e-mail precisa de ótimo conteúdo, seja texto, imagens ou vídeo. Antes de começar a criar o conteúdo do seu e-mail, tenha algumas ideias fazendo estas perguntas:
- Por que as pessoas assinaram nossos e-mails – o que prometemos a elas?
- O que nosso mercado-alvo gosta de aprender ou ouvir?
- Quais segmentos de assinantes temos – e como podemos criar conteúdo personalizado para eles?
Com base em suas respostas, estabeleça uma base para o conteúdo do seu e-mail.
Por exemplo, você poderia criar uma campanha para promoções publicitárias e vendas por tempo limitado. Você também pode fazer uma campanha que ajude os assinantes a se manterem atualizados sobre os tópicos do seu setor que são mais importantes para eles.
Se você ainda está em busca de inspiração, alguns tópicos de conteúdo geral incluem:
- Anúncios de produtos
- Promoções
- Recapitulações de eventos
- Principais postagens nas redes sociais
- Postagens de blog mais populares
- Feriados, como guias de compras para o Dia dos Namorados
Para obter os melhores resultados, planeje, mas não planeje seu conteúdo com muita antecedência. Como o e-mail fornece feedback instantâneo, muitas vezes você modificará sua estratégia e conteúdo com base nos dados do usuário. Se um e-mail sobre como organizar o espaço do seu armário, por exemplo, não atrai muito engajamento, você pode mudar de assunto.
É por isso que é essencial permanecer flexível com seu conteúdo e não se precipitar muito. Além de estabelecer uma base para o seu conteúdo, lembre-se de seguir estas práticas recomendadas:
- Divida seu texto com parágrafos, marcadores e recursos visuais
- Inclua seu CTA, como visualizar seus produtos em promoção ou registrar-se em seu webinar
- Descreva seus recursos visuais, de imagens a GIFs, com texto alternativo
- Mantenha sua contagem de palavras em 400 palavras ou menos – você pode experimentar à medida que obtém dados
- Revise o conteúdo do seu e-mail – você pode até usar uma ferramenta gratuita como Grammarly para ajudar
Lembre-se de seguir um dos princípios básicos do email marketing: Concentre-se no seu público. Sim, você pode querer vender mais produtos, mas se o seu público não estiver pronto, ele não realizará a compra. Em vez disso, eles cancelarão a assinatura.
Portanto, mantenha o foco no seu público e no que ele deseja obter com seus e-mails.
Escrevendo as linhas de assunto do seu e-mail
Quando se trata de email marketing 101, os assuntos são um dos tópicos mais comentados. Isso ocorre porque suas linhas de assunto influenciam se alguém lerá seu e-mail ou não o lerá. Se você não consegue fazer com que alguém abra seus e-mails, não conseguirá fazer com que essa pessoa se envolva com sua empresa, o que impacta diretamente seus objetivos de marketing por e-mail.
Comece a fazer com que mais pessoas abram seus e-mails seguindo estas práticas recomendadas :
- Compile pelo menos 5 a 10 opções
- Limite as linhas de assunto a 50 caracteres ou menos
- Use formatos de linha de assunto comprovados, como listas ou instruções
- Diga o que seu e-mail contém, como um código promocional ou dicas de organização
- Adicione frases urgentes, como “Somente hoje”, quando apropriado
- Personalize com o nome, localização ou outro recurso do usuário
Dependendo do seu fluxo de trabalho, pode ser mais útil escrever as linhas de assunto antes de criar o conteúdo ou vice-versa. Experimente e veja qual abordagem funciona melhor para você, para que possa desenvolver os melhores assuntos possíveis.
Enviando seus e-mails
Cada guia de marketing por email cobre o envio de emails porque é uma das etapas mais críticas do marketing por email. Embora enviar e-mails para centenas ou até milhares de usuários possa parecer intimidante e demorado, sua ferramenta de marketing por e-mail tornará esse processo fácil.
Isso porque ferramentas de marketing por email como EmailMarketingFX permitirão que você:
- Selecione quais segmentos devem receber seu e-mail
- Selecione quais segmentos não devem receber seu e-mail
- Escolha quando seu e-mail deve ser enviado
Para obter resultados menos embaraçosos ao enviar e-mails, crie uma lista de verificação como a seguinte:
- Verifique se a linha de assunto não contém erros de digitação
- Verifique o conteúdo em busca de erros de digitação, links quebrados e problemas com dispositivos móveis
- Confirme se o rodapé do e-mail contém um link de cancelamento de inscrição funcional
- Envie uma versão de teste para seu endereço de e-mail e visualize o e-mail em seu desktop e dispositivo móvel
Depois de concluir sua versão desta lista de verificação, agende (ou envie) seu e-mail.
Testando seus e-mails
Quando se trata de email marketing 101, vale a pena mencionar o teste de email. Embora você possa não ter o tamanho do público para começar a testar seus e-mails (o tamanho ideal do público é de 1.000 assinantes no total), algum dia você terá. É por isso que você deseja manter os testes de e-mail em sua lista de planos.
Com o teste de e-mail, você pode experimentar:
- Horários de envio
- Linhas de assunto
- Conteúdo de e-mail
- CTAs
- Páginas de destino
- Segmentos de público
- E mais
Esses experimentos fornecem à sua empresa dados valiosos que você pode usar para melhorar suas campanhas de marketing por email. Se você descobrir que enviar seus e-mails à tarde em vez de à noite leva a mais aberturas, por exemplo, isso mudará seu horário de envio padrão. Na maioria dos casos, seu ESP oferecerá opções de teste de e-mail, como testes A/B .
Dependendo do seu plano, pode ser necessário atualizar sua assinatura para acessar o teste de e-mail.
É por isso que, ao escolher um provedor de serviços de e-mail, você deve considerar se ele oferece o que você precisa agora e o que precisará no futuro. Se você deseja experimentar algo como páginas de destino ou onde um usuário “chegará” ao clicar em um link, você deverá usar uma ferramenta gratuita como o Google Optimize . Com o Google Optimize, você pode configurar rapidamente esses experimentos de página de destino e até mesmo sincronizar os dados com o Google Analytics .
Algumas práticas recomendadas para testes de e-mail incluem:
- Ter um público de pelo menos 1.000 assinantes no total
- Faça mudanças ousadas para obter resultados maiores, como um layout diferente versus uma cor de botão diferente
- Execute um teste A/B para cada campanha de e-mail, seja no conteúdo ou na linha de assunto
- Determine qual métrica, como aberturas ou cliques, decidirá seu vencedor
Medindo o desempenho do seu e-mail
Medir o desempenho do seu e-mail é outro básico do marketing por e-mail que você precisa saber. Ao medir o desempenho do seu e-mail com auditorias regulares de marketing por e-mail , você pode demonstrar aos tomadores de decisão da empresa o impacto da sua estratégia de e-mail na organização. Normalmente, a maioria das empresas rastreia as seguintes métricas de e-mail :
- Taxas de abertura
- Taxas de cliques
- Taxas de conversão
- Taxas de rejeição
- Taxas de cancelamento de assinatura
- Reclamações de spam
Além de informar os líderes da sua empresa, essas métricas também informarão você. Você pode observar suas taxas de abertura, cliques e rejeição, por exemplo, e pesquisar maneiras de melhorar sua campanha de marketing por e-mail. Talvez você invista mais tempo no brainstorming de assuntos, por exemplo, ou revise sua estratégia de conteúdo para criar tópicos mais atraentes para os leitores.
Sem mencionar que a análise dessas métricas fornece uma ideia melhor de como as ações dos assinantes agregam valor ao seu negócio. Seus e-mails promocionais, por exemplo, podem apresentar altas taxas de abertura, mas apresentar baixas taxas de conversão, o que não agrega o tipo de valor ou impacto que você deseja. Portanto, analise os dados do seu e-mail e investigue o impacto na sua empresa.
Sua plataforma de email marketing deve facilitar esse processo. Por exemplo, aplicativos como EmailMarketingFX e Campaign Monitor fornecerão um resumo de desempenho para cada e-mail, que você pode consultar para avaliar seu desempenho.
Algumas ferramentas oferecem suporte (e automatiza) parâmetros UTM , que adicionam informações de rastreamento aos URLs, você também pode ver o impacto do e-mail em ferramentas de análise de sites , como o Google Analytics.
Por exemplo, você pode ver qual porcentagem do tráfego do site veio de e-mail. Não importa quais ferramentas de email marketing ou análise de site você usa, comprometa-se a medir e avaliar seu desempenho. Gere um relatório trimestral, por exemplo, para mostrar aos tomadores de decisão o impacto e o ROI do seu trabalho.
Automatizando suas campanhas de e-mail
O que vem depois de saber como iniciar o email marketing?
Aprendendo como automatizar seu trabalho . Com o marketing por email, você pode criar jornadas automatizadas com base nas ações do usuário, como:
- Concluindo uma compra
- Abandonando um carrinho de compras
- Inscrever-se em um evento
- Clicando em um link
- E mais
Essas automações economizam seu tempo e permitem enviar o e-mail certo na hora certa. Alguém que abandonou o carrinho de compras, por exemplo, pode precisar de um lembrete algumas horas depois, que será fornecido pelo seu e-mail automático.
Como muitos princípios básicos de marketing por email, você desejará usar sua plataforma de marketing por email para esta tarefa.
A maioria das plataformas permite criar jornadas automatizadas por meio de campanhas de gotejamento . Essas campanhas de gotejamento normalmente operam por alguém que entra em um segmento, como “Webinar de organização de armário”. Assim que essa pessoa entra no segmento, ela passa a receber uma série de emails personalizados. A automação de email pode parecer superior ao marketing por email 101, mas é inteligente criar jornadas automatizadas ao começar a usar o marketing por email.
Isso ocorre porque muitas dessas automações, como lembretes de carrinhos de compras abandonados, causam um impacto imediato ao recuperar receitas perdidas.
Mantendo sua lista de e-mail
Alcançar marcos de assinantes, como 1.000, 10.000 ou até 100.000 assinantes é ótimo, mas todo guia de marketing por email oferecerá o mesmo conselho: remova seus assinantes inativos e contas de email com spam. Embora a manutenção da lista de e-mail diminua o número de assinantes, ela o ajudará:
- Otimizando seus custos de e-mail investindo seu dinheiro nos leitores mais valiosos
- Ajudando sua empresa a criar uma lista de e-mail de alta qualidade versus grande quantidade
- Aprimorando seus resultados de testes A/B
- Melhorando a capacidade de entrega do seu e-mail
Quando se trata de assinantes inativos, use sua plataforma de email marketing para verificar a atividade dos assinantes. Antes de remover esses assinantes, envie um e-mail perguntando se eles desejam continuar assinantes. Se esse e-mail não for aberto, vá em frente e remova-o da sua lista.
Para assinantes com spam, use uma ferramenta de limpeza de lista de e-mail como:
A frequência com que você limpa sua lista de assinantes dependerá de seu negócio e de sua estratégia de marketing por e-mail. A maioria das empresas, entretanto, deve tentar remover trimestralmente assinantes inativos ou endereços de e-mail com spam.
Perguntas Frequentes (FAQ) sobre Marketing por E-mail para Pequenas e Médias Empresas
1. O que é marketing por e-mail?
O marketing por e-mail é uma estratégia de comunicação e promoção que utiliza o e-mail como ferramenta para enviar mensagens diretas a um público específico. Essas mensagens podem incluir promoções, newsletters, atualizações de produtos, ofertas exclusivas e conteúdo relevante para os assinantes.
2. Quais são os benefícios do marketing por e-mail para PMEs?
R
- Custo-efetivo: O marketing por e-mail é uma das formas mais econômicas de alcançar seu público-alvo.
- Alcance direto: Permite comunicação direta com clientes e leads.
- Personalização: Facilita a criação de mensagens personalizadas para segmentos específicos de público.
- Mensurabilidade: Oferece métricas claras como taxa de abertura, cliques e conversões.
- Aumento de vendas: Pode impulsionar vendas através de ofertas exclusivas e lembretes de carrinho abandonado.
3. Como construir uma lista de e-mails eficaz?
Resposta:
- Ofereça incentivos: Ofereça descontos, e-books ou conteúdos exclusivos para quem se inscrever na sua lista.
- Formulários de inscrição: Coloque formulários de inscrição em locais estratégicos no seu site, blog e redes sociais.
- Eventos e feiras: Colete e-mails em eventos presenciais.
- Conteúdo relevante: Produza conteúdo de alta qualidade que motive as pessoas a se inscreverem.
4. Qual é a frequência ideal para enviar e-mails?
Resposta: A frequência ideal depende do seu público e do tipo de conteúdo que você envia. Uma boa prática é começar com uma ou duas vezes por mês e ajustar conforme a resposta dos seus assinantes. Evite exagerar para não sobrecarregar a caixa de entrada dos seus clientes.
5. Quais são os elementos essenciais de um e-mail de marketing eficaz?
Resposta:
- Assunto atraente: Um bom assunto deve ser curto, direto e despertar curiosidade.
- Conteúdo relevante: Ofereça valor ao seu público com informações úteis e pertinentes.
- Call to Action (CTA): Inclua um CTA claro e atraente que incentive a ação do leitor.
- Design responsivo: Garanta que seu e-mail seja visualizado corretamente em dispositivos móveis.
- Personalização: Use o nome do destinatário e segmente seu público para personalizar a mensagem.
6. Como medir o sucesso das campanhas de e-mail marketing?
Resposta:
- Taxa de abertura: Percentual de e-mails abertos em relação ao total enviado.
- Taxa de cliques (CTR): Percentual de cliques nos links contidos no e-mail.
- Taxa de conversão: Percentual de destinatários que completaram a ação desejada.
- Taxa de rejeição: Percentual de e-mails que não foram entregues.
- Taxa de descadastro: Percentual de pessoas que se desinscrevem da sua lista.
7. Como evitar que meus e-mails caiam na caixa de spam?
Resposta:
- Permissão: Envie e-mails apenas para quem optou por recebê-los.
- Conteúdo de qualidade: Evite termos considerados spam e use conteúdo relevante.
- Reputação do remetente: Use um domínio de remetente confiável.
- Autenticação: Configure DKIM, SPF e DMARC para autenticar seus e-mails.
- Consistência: Envie e-mails regularmente, mas não exagere na frequência.
8. O que é segmentação de e-mails e por que é importante?
Resposta: Segmentação é a prática de dividir sua lista de e-mails em grupos menores baseados em critérios específicos, como localização, comportamento de compra ou histórico de interação. Isso permite enviar mensagens mais relevantes e personalizadas, aumentando a eficácia das suas campanhas.
9. Que tipos de conteúdo devo incluir em meus e-mails?
Resposta:
- Ofertas e promoções: Descontos, vendas especiais e ofertas exclusivas.
- Novidades: Atualizações sobre novos produtos ou serviços.
- Conteúdo educativo: Artigos de blog, guias, tutoriais e e-books.
- Testemunhos e casos de sucesso: Histórias de clientes satisfeitos.
- Lembretes: Carrinhos abandonados, reengajamento e aniversários.
10. Quais são as melhores práticas para criar uma campanha de e-mail marketing?
Resposta:
Resposta:
- Planejamento: Defina objetivos claros para sua campanha.
- Segmentação: Personalize suas mensagens para diferentes segmentos de sua lista.
- Teste A/B: Experimente diferentes versões de e-mails para ver qual performa melhor.
- Automação: Use ferramentas de automação para enviar e-mails em momentos estratégicos.
- Análise: Monitore os resultados e ajuste suas estratégias conforme necessário.
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Parabéns, você concluiu este guia de marketing por email e agora sabe como iniciar o marketing por email! Se você deseja começar a criar sua primeira campanha, iniciar seu primeiro teste ou desenvolver suas primeiras campanhas de gotejamento por e-mail, tenha uma prévia do que é possível com uma avaliação de nossos serviços, que fornece tudo que você precisa para começar!
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Joabe Oliveira é gestor de marketing digital e conduz diversos serviços na área do mercado digital. Ele oferece insights práticos e estratégias que você pode usar para aumentar sua receita digital. Quando ele não está aprimorando seus conhecimentos ele está passando um tempo com sua família.
joabe antonio de oliveira