
O que é personalização de conteúdo de IA?
A Personalização de Conteúdo da IA é uma estratégia que usa tecnologias de IA para personalizar o conteúdo do site ou a experiência do cliente com base na demografia, psicográfica ou comportamento de um usuário.
Você já visitou um site de comércio eletrônico para comprar um único produto, mas acabou navegando em outros itens relacionados?
Você não está sozinho. Graças à IA, aprendizado de máquina e personalização, passei alguns minutos extras nesses sites olhando para produtos sugeridos.
A personalização do conteúdo da IA é uma excelente maneira de manter os clientes envolvidos (caso em questão: o seu verdadeiramente) e ajudá -los a encontrar o que precisam. De fato, 88% dos profissionais de marketing que usam a IA dizem que os ajudaram a personalizar a jornada do cliente.
Você também pode aproveitar o poder da personalização do conteúdo da IA para aprimorar a experiência do seu cliente com sua marca. Aqui estão tópicos úteis para que você possa começar:
O que é personalização de conteúdo de IA?
A personalização do conteúdo da IA é uma estratégia que usa tecnologias de IA para personalizar o conteúdo do site, a cópia de email ou a experiência do cliente com base na demografia, psicográfica ou comportamento de um usuário.
Seu objetivo é oferecer uma experiência envolvente para clientes em potencial e clientes para:
- Promover lealdade
- Aumente a jornada do cliente
- Melhorar as taxas de conversão
Quais são os benefícios do uso da IA para personalização do conteúdo?
O uso de táticas de personalização de conteúdo de IA oferece benefícios para as empresas e seus clientes. Aqui estão alguns deles:
Experiência contínua do cliente
Quando você usa a IA para entender melhor seus clientes, obtém informações valiosas em cada ponto de contato da jornada do cliente. Como resultado, você pode adaptar a experiência do cliente de acordo com suas necessidades.
Por exemplo, digamos que você comercialize aluguel de equipamentos pesados em diferentes estados. As ferramentas de IA podem ajudá -lo a identificar a localização de um usuário e o histórico de pesquisa e, em seguida, personalizar uma página inicial que mostra ofertas e locais relevantes próximos a eles.
Os visitantes do seu site podem encontrar facilmente produtos e conteúdo relevantes para suas necessidades e interesses, resultando em uma experiência satisfatória do cliente.
Engajamento aprimorado
A personalização do conteúdo da IA pode manter seus usuários envolvidos com sua marca porque você fornece informações e produtos que eles provavelmente precisam. Esse processo ajudou os compradores on -line a permanecer em plataformas de comércio eletrônico por mais tempo e os usuários passam mais tempo em sites de streaming.
Por exemplo, digamos que a estratégia de marketing digital de uma agência de viagens envolva marketing por email. O uso da IA para personalizar o conteúdo do email pode aumentar as taxas abertas e de cliques.
Isso ocorre porque, quando os destinatários do email recebem mensagens sobre destinos e ofertas de viagens que estão de olho, eles provavelmente os abrirão. A IA também pode reunir idéias comportamentais, como:
- E -mails abertos
- Links clicados
- Ofertas e páginas navegadas
- Compras anteriores
Esses insights podem informar como você pode aprimorar as linhas de assunto que as atraem a se envolverem com seu email.
Retenção de clientes e lealdade
Outro benefício que sua empresa pode obter da personalização do conteúdo da IA é a retenção e a lealdade do cliente.
Personalizar conteúdo e mensagens para seus clientes fará com que eles se sintam entendidos e valorizados. De fato, 75% dos consumidores dos EUA dizem que provavelmente serão mais leais a marcas que as entendem pessoalmente.
Junte isso a uma experiência perfeita no seu site, e eles provavelmente permanecerão clientes e se tornarão defensores do seu negócio.
Eficiência aprimorada e custos reduzidos
Em vez de processar manualmente pontos de dados ou criar segmentos de clientes, você pode usar a IA para automatizar partes do seu processo de personalização.
Isso aumenta a eficiência porque reduz o trabalho manual. Você pode atribuir os membros da sua equipe a trabalhar em outras estratégias de alto valor que contribuem para o seu ROI.
Insights de clientes enriquecidos
Usar a IA para personalização é como um presente que continua dando. Permite capturar preferências, comportamento e tendências de clientes novos e em evolução.
Ao reunir mais informações sobre seus clientes e clientes em potencial, você terá mais informações para orientar sua estratégia, esforços de personalização e segmentação de clientes.
Como funciona a personalização do conteúdo da IA?
Um processo de personalização de conteúdo movido a IA normalmente envolve as seguintes etapas:
Em geral, usa aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural (PNL) e IA generativa para fornecer uma experiência personalizada. Vamos quebrar o processo:
1. Coleta de dados
A personalização do conteúdo da IA começa com a coleta de dados do cliente, incluindo:
- Comportamento do usuáriocomo as páginas ou produtos que eles olham e quanto tempo eles permanecem no seu site
- Navegação e histórico de compra
- Interaçõescomo baixar conteúdo fechado em seu site ou qualquer interação com sua marca nas mídias sociais
- Dados demográficoscomo idade, renda, nível educacional, localização e idioma
- Outros dados contextuais como o dispositivo usado, sistema operacional ou navegador
Essa etapa geralmente inclui a fusão dos dados coletados com dados de primeira e terceira partidos.
2. Análise e processamento de dados
Com a ajuda do aprendizado de máquina, PNL e AI generativo, os algoritmos AI analisarão e processarão seus dados. Eles vão:
- Identificar padrões e tendências de comportamento do usuário
- Segmentar usuários de acordo com comportamentos, dados demográficos, interações ou outras características que fazem sentido
- Fornecer produtos, ofertas ou conteúdo recomendados de acordo com as preferências, comportamentos ou segmentos do usuário
- Adapta o conteúdo em uma página ou aplicativo da web com base no perfil ou segmento de um usuário
3. Aprendizagem contínua
Os algoritmos de IA continuarão a coletar dados à medida que os usuários interagem com sua marca através de vários canais para aprender comportamentos em evolução ou novas preferências. À medida que os algoritmos de IA continuam aprendendo, eles refinam recomendações, respostas e segmentos de clientes para otimizar seu processo de personalização.
4 Aplicativos de personalização de conteúdo da IA
Você pode implementar estratégias de personalização de conteúdo de IA em seu site ou aplicativo para fornecer uma experiência envolvente do usuário. Aqui estão diferentes aplicações de personalização de conteúdo de IA:
- Segmentação inteligente do cliente
- Personalização preditiva
- Preços dinâmicos
- Mensagens e conteúdo personalizado
Segmentação inteligente do cliente
A segmentação tradicional de clientes normalmente os segrega de acordo com dados demográficos, psicógrafos ou comportamentos específicos.
Quando você usa a IA para segmentar seus clientes, você descobre novos grupos com base em uma combinação de dados. Em vez de um simples grupo de pessoas de um local específico, você também pode criar segmentos que combinam dados de localização, comportamento e compra histórica.
Personalização preditiva
Outra aplicação útil de IA é a personalização preditiva, que fornece uma experiência intuitiva para os clientes.
Como? A IA pode analisar dados históricos de um usuário (ou usuários similares) para antecipar o que eles precisarão a seguir, mesmo antes de expressarem interesse nele.
Como resultado, você pode recomendar produtos ou conteúdo relevante que um usuário possa achar útil!
Preços dinâmicos
Outra aplicação útil da personalização de conteúdo de IA é o preço dinâmico, uma estratégia que ajusta os preços de acordo com vários fatores. Indústrias como companhias aéreas, viagens e eventos ajustam os preços com base na demanda, a proximidade de um evento ou data de voo e outros fatores.
Mensagens e conteúdo personalizado
Hoje, mensagens personalizadas vão além de “Olá, [first name]. ” Com o poder dos algoritmos de IA, as marcas podem enviar e -mails e mensagens personalizadas com base em vários fatores, como:
- Os itens que deixaram em seu carrinho
- Seu histórico de compras
- Interações e comportamento em seu site
Usando a IA, as marcas podem analisar dados em escala para entender melhor o comportamento de seus clientes e personalizar mensagens e conteúdo que ressoam com eles.
Perguntas frequentes na personalização de conteúdo de IA
Vamos responder a algumas de suas perguntas sobre o uso da IA para personalização de conteúdo aqui.
Quais são alguns exemplos de personalização de conteúdo de IA?
Aqui estão alguns exemplos populares de personalização de conteúdo de IA:
Starbucks: sugestões de menu personalizadas
A Starbucks possui uma plataforma de IA chamada Deep Brew. Além de ajudar a marca a gerenciar o inventário e otimizar a alocação de recursos, também alimenta as experiências personalizadas do usuário da cadeia de café. Essa plataforma de IA processa grandes quantidades de dados para personalizar mensagens de marketing e recomendações de menu para usuários de aplicativos.
Netflix: página inicial personalizada e mensagens
A Netflix usa algoritmos de AI para personalizar as páginas iniciais dos usuários, ajudando -os a encontrar filmes, programas e jogos que eles gostariam com base nos dados. A plataforma de streaming também usa a IA para personalizar mensagens e notificações no aplicativo para minimizar o tempo que os usuários gastam procurando o que assistir.
Expedia: preços dinâmicos
A Expedia, uma agência de viagens on -line, usa a IA para implementar estratégias de preços dinâmicos. Usando algoritmos de AI que analisam a demanda, a concorrência e o clima do cliente, ajusta os preços a taxas competitivas para atrair os usuários a se converter.
O que são as melhores práticas de personalização de conteúdo de IA?
Para colher os benefícios da personalização do conteúdo da IA, as marcas devem implementar as melhores práticas, que incluem o seguinte:
- Empregue boas técnicas de higiene de dados. Os sistemas de IA funcionam bem quando você usa dados limpos de primeira e terceira parte. Colete e limpe seus dados e audite regularmente.
- Divulgue como você está usando e processando os dados do cliente. A transparência é essencial para ganhar a confiança de seus clientes. Diga aos seus clientes os dados que você está coletando e usando a IA para processá -los.
- Proteja os dados de seus clientes. Empregue boas práticas de governança de dados para manter os dados do seu cliente seguros.
- Use ai de forma ética e responsável. Audite seus sistemas de IA regularmente para treinar e otimizar suas funções de personalização de conteúdo. Tenha processos para mitigar o viés e a discriminação e garantir que suas equipes sigam as diretrizes éticas.
- Tenha um roteiro claro de personalização. Planeje seu roteiro de personalização de conteúdo de IA bem antes de treinar seu sistema de IA. Isso garante que suas estratégias estejam alinhadas com seus objetivos de negócios.
Quais são as tendências futuras a serem observadas no campo de personalização de conteúdo de IA?
Duas das maiores tendências da personalização de conteúdo de IA são hiper-personalização e Personalização omnichannel.
A hiper-personalização usa a IA para processar dados em tempo real para fornecer uma experiência única do usuário. As marcas podem fornecer recomendações personalizadas para cada usuário, em vez de fornecer mensagens e recomendações de produtos semelhantes aos usuários no mesmo segmento.
Enquanto isso, a personalização omnichannel é uma estratégia que fornece experiência consistente e personalizada do usuário em vários canais-desde o aplicativo móvel e o site até o email e pessoalmente. A IA integra dados de vários pontos de contato do cliente para criar uma jornada de usuário que mostre conteúdo e mensagens personalizados.
Encanta seus clientes com personalização de conteúdo de IA
Você pode usar a IA para fornecer ao seu público uma experiência perfeita e personalizada. Se a manutenção de sistemas de IA é uma tarefa enorme para sua equipe, considere fazer parceria com a MidiaPro para os serviços de IA.
Nossa equipe terá tempo para entender seus negócios, objetivos e clientes para criar um roteiro de personalização de conteúdo de IA que impulsione os resultados desejados. Você terá acesso à nossa plataforma proprietária, ReveNuecloudfx, que pode monitorar e medir o sucesso de suas estratégias de personalização movidas a IA.
Pronto para oferecer experiências personalizadas do usuário que promovem a lealdade do cliente? Entre em contato conosco online ou ligue para nós em 21-973221936 Para falar com um estrategista!
FAQ sobre Personalização de Conteúdo de IA
O que é personalização de conteúdo de IA?
A personalização do conteúdo da IA é uma estratégia que usa tecnologias de IA para adaptar o conteúdo do site, a cópia de email ou a experiência do cliente com base nas características demográficas, psicográficas ou comportamentais de um usuário.
Quais são os benefícios do uso da IA para personalização do conteúdo?
Os benefícios incluem uma experiência contínua do cliente, engajamento aprimorado, retenção de clientes e lealdade, eficiência aprimorada e custos reduzidos, e insights de clientes enriquecidos.
Como funciona a personalização do conteúdo da IA?
O processo envolve a coleta de dados do cliente, análise e processamento desses dados, aprendizado contínuo dos algoritmos de IA e a aplicação de estratégias de personalização, como segmentação inteligente do cliente, personalização preditiva, preços dinâmicos e mensagens personalizadas.
Quais são alguns exemplos de personalização de conteúdo de IA?
Exemplos incluem sugestões de menu personalizadas da Starbucks, página inicial personalizada e mensagens da Netflix, preços dinâmicos da Expedia, entre outros.
Quais são as melhores práticas de personalização de conteúdo de IA?
Algumas das melhores práticas incluem o emprego de boas técnicas de higiene de dados, transparência na utilização dos dados do cliente, proteção dos dados dos clientes, uso ético e responsável da IA, ter um roteiro claro de personalização e auditorias regulares dos sistemas de IA.