Como acontece com qualquer negócio, o objetivo da sua empresa é gerar receita – mas você não poderá fazer isso se as pessoas nem souberem que você existe. Para ter alguma chance de obter lucro, é essencial comercializar o seu negócio. E no mundo de hoje, não há lugar melhor para fazer isso do que online. A Internet oferece uma infinidade de opções para alcançar seu público ideal, opções das quais seus concorrentes provavelmente já estão aproveitando ao máximo. Para se manter à frente deles, você precisa criar um estratégia de marketing digital. Mas o que é marketing digital para pequenas empresas?
Que táticas de marketing isso envolve? Responderemos a essas duas perguntas em detalhes abaixo, então continue lendo para saber mais. Então assine a Receita Semanal para obter mais dicas de marketing digital para pequenas empresas da agência com mais de 5 anos de experiência!
O que é marketing digital para pequenas e médias empresas?
Marketing digital é um termo amplo, mas simples de entender. Essencialmente, é qualquer marketing ou publicidade realizada por meio digital, geralmente pela Internet ou em dispositivos como telefones ou computadores.
O que inclui o marketing digital para pequenas e médias empresas?
Como você pode esperar, uma ampla variedade de estratégias está incluída no âmbito do marketing digital. Alguns deles visam alcançar os utilizadores através de plataformas sociais, enquanto outros se concentram em motores de busca ou e-mail. Todos eles visam atingir o mesmo objetivo básico – gerar leads e converter usuários, aumentando a receita da sua empresa.
E como a mídia digital é tão predominante hoje, ela tem uma vantagem significativa sobre as formas mais tradicionais de marketing.
4 estratégias de marketing digital de alto nível
Em última análise, falar sobre marketing digital para pequenas e médias empresas como um todo não levará você muito longe porque é um tópico muito amplo. Em vez disso, é mais fácil dividi-lo em algumas das estratégias individuais que o compõem. Embora existam algumas estratégias de marketing digital para pequenas empresas, quatro em particular se destacam na multidão por sua importância e eficácia. Veremos cada uma dessas estratégias abaixo!
1. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
A primeira – e possivelmente a mais significativa – estratégia de marketing digital é otimização de mecanismo de pesquisa (SEO). O objetivo de SEO é otimizar o conteúdo do seu site para ser classificado nos resultados de pesquisa orgânica do Google, para que as pessoas o encontrem em resposta às suas pesquisas. Otimizar para classificações do Google significa projetar seu conteúdo para satisfazer Algoritmos de classificação do Googleque levam em consideração vários aspectos ao classificar os resultados da web. Para começar, você pode incluir palavras-chave – termos de pesquisa – em seu conteúdo, para que o Google saiba em quais pesquisas seu conteúdo deve aparecer. Outras coisas que você pode fazer para melhorar as chances de classificação de seu conteúdo no Google incluem:
Com uma campanha de SEO bem construída, você pode fazer com que seu conteúdo apareça nas pesquisas que seu público está fazendo, apresentando-o ao seu negócio e, esperançosamente, incentivando-o a comprar de você!
2. Publicidade paga por clique (PPC)
SEO não é o único tipo de marketing on-line para pequenas e médias empresas que permite alcançar pessoas por meio do Google. Além de almejar chegar ao topo do ranking orgânico, você pode aparecer no topo das páginas de resultados de pesquisa do Google com publicidade paga – especificamente, publicidade paga por clique (PPC). PPC é uma estratégia onde você paga plataformas de publicidade – Anúncios do Google sendo o mais comum – exibir anúncios da sua empresa acima dos resultados da pesquisa orgânica. Os anúncios são semelhantes aos resultados orgânicos, exceto o rótulo “Anúncio” no canto superior. Para lançar uma campanha PPC no Google Ads, primeiro você elabora uma lista de palavras-chave que deseja atingir.
Então você lance em essas palavras-chave com base em quanto você deseja pagar para exibir seus anúncios para elas. Sempre que alguém pesquisar uma dessas palavras-chave, o Google exibirá anúncios entre os licitantes com base em:
- Valor do lance
- Índice de qualidade (Avaliação do Google sobre a qualidade geral de um anúncio)
Com a estratégia de lances certa e alguns anúncios bem elaborados, você poderá alcançar usuários por meio do Google de uma forma totalmente adicional. A melhor parte dessa ideia de publicidade para pequenas empresas é que você só precisa pagar pelos anúncios PPC quando as pessoas clicam neles, o que a torna uma estratégia muito econômica quando bem feita.
3. Marketing e publicidade em mídias sociais
Você sabia que o usuário médio gasta 28% do seu tempo na Internet nas redes sociais? É por isso marketing de mídia social muitas vezes é uma grande parte das estratégias de marketing digital bem-sucedidas para pequenas empresas. Ao anunciar onde as pessoas passam mais tempo, você tem mais chances de alcançá-las. O marketing nas redes sociais começa com a criação de uma conta para o seu negócio, o que você pode fazer em uma ou mais plataformas.
Alguns dos melhores plataformas para comercializar incluem:
- Snapchat
- E mais!
Na sua conta comercial, você pode postar materiais de marketing envolventes que estimulem o interesse pela sua marca. Coisas como vídeos apresentando sua equipe ou infográficos explicar como seus produtos funcionam são ideias fantásticas de conteúdo para postar. Além das postagens orgânicas nas redes sociais, você pode aproveitar publicidade paga em mídia social. A maioria das plataformas permite que você exiba anúncios pagos em suas plataformas, geralmente na forma de anúncios InFeed – ou seja, aqueles que aparecem diretamente nos feeds de mídia social dos usuários. O melhor de tudo é que você pode direcionar seus anúncios pagos para grupos que correspondam a determinadas características, como idade ou localização.
Isso garante que você alcance o público mais relevante possível.
4. Web design e desenvolvimento
Em última análise, todo o seu marketing on-line para pequenas e médias empresas levará os usuários de volta a um só lugar: seu site. É aí que você dará o impulso final para que eles se convertam, por isso é fundamental que você mantenha o controle web design no mesmo padrão de suas outras estratégias de marketing. Uma variedade de fatores influencia um web design eficaz. Para começar, você precisará usar seu site para marque-secom os recursos visuais escolhidos e as opções de palavras comunicando como você deseja que os usuários vejam sua empresa.
Você também precisa otimizar vários recursos técnicos, incluindo:
Você não quer que os usuários visitem seu site e imediatamente se sintam obrigados a sair clicando, por isso é fundamental não perder essa estratégia. O marketing digital para pequenas e médias empresas tem como objetivo convencer os usuários de que vale a pena comprar de você, e seu site deve refletir isso.
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MidiaPro conhece marketing digital para pequenas empresas
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O que é marketing digital para pequenas e médias empresas?
Resposta:
Marketing digital é um termo amplo, mas simples de entender. Essencialmente, é qualquer marketing ou publicidade realizada por meio digital, geralmente pela Internet ou em dispositivos como telefones ou computadores.
O que inclui o marketing digital para pequenas e médias empresas?
Resposta:
Como você pode esperar, uma ampla variedade de estratégias está incluída no âmbito do marketing digital. Alguns deles visam alcançar os utilizadores através de plataformas sociais, enquanto outros se concentram em motores de busca ou e-mail. Todos eles visam atingir o mesmo objetivo básico – gerar leads e converter usuários, aumentando a receita da sua empresa.
4 estratégias de marketing digital de alto nível
Resposta:
Em última análise, falar sobre marketing digital para pequenas e médias empresas como um todo não levará você muito longe porque é um tópico muito amplo. Em vez disso, é mais fácil dividi-lo em algumas das estratégias individuais que o compõem. Embora existam algumas estratégias de marketing digital para pequenas empresas, quatro em particular se destacam na multidão por sua importância e eficácia. Veremos cada uma dessas estratégias abaixo!
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
Resposta:
A primeira – e possivelmente a mais significativa – estratégia de marketing digital é otimização de mecanismo de pesquisa (SEO). O objetivo de SEO é otimizar o conteúdo do seu site para ser classificado nos resultados de pesquisa orgânica do Google, para que as pessoas o encontrem em resposta às suas pesquisas.
Publicidade paga por clique (PPC)
Resposta:
SEO não é o único tipo de marketing on-line para pequenas e médias empresas que permite alcançar pessoas por meio do Google. Além de almejar chegar ao topo do ranking orgânico, você pode aparecer no topo das páginas de resultados de pesquisa do Google com publicidade paga – especificamente, publicidade paga por clique (PPC).