Guia do posicionamento de marca: estratégias eficazes

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O que é posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é o processo estratégico de estabelecer uma percepção única e favorável de uma empresa ou produto na mente de seu público-alvo.

O posicionamento da marca é a chave para fazer com que as pessoas comprem da sua empresa. Sua marca representa sua equipe, valores e objetivos. Quer você trabalhe com software ou manufatura, o posicionamento de sua marca pode estabelecer sua empresa como a melhor opção para seu serviço.

Então, o que é posicionamento de marca? Por que isso importa?

Esta postagem discutirá a importância do posicionamento da marca e como construir sua estratégia de posicionamento de marca. Continue lendo para saber mais ou ligue 21-973221936 para saber como o MidiaPro pode ajudá-lo a alinhar a imagem da sua marca com seus objetivos!

Noções básicas de posicionamento de marca (FAQ)

Vamos analisar o posicionamento da marca com algumas perguntas comuns.

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento da marca é como uma empresa enquadra seu valor e cultura para os clientes. As empresas usam uma estratégia de posicionamento de marca para destacar sua proposta de venda exclusiva (USP), razão pela qual os clientes as escolheriam em vez dos concorrentes.

Por exemplo, se você tem uma empresa de café, o posicionamento de sua marca pode ser alegre e confiável – como seus serviços com cafeína. Você se concentraria no seguinte:

  • Linguagem: Seja divertido, ousado e animado em todas as suas cópias online.
  • Imagens:Cores brilhantes e fotos de produtos podem destacar seus benefícios.
  • Atendimento ao Cliente:Interagir com os clientes o ajudará a transmitir um tom confiável.

O que é uma declaração de posicionamento de marca?

Uma declaração de posicionamento de marca explica sucintamente seu USP para definir o que sua empresa representa. Uma declaração de posicionamento é a parte central de uma estratégia mais ampla. Você pode consultar sua declaração de posicionamento ao alinhar o conteúdo de sua marca.

Com o exemplo da empresa de café acima, sua declaração de posicionamento poderia ser como “[company] faz parceria com os amantes do café para tornar a manhã emocionante.”

Criar uma declaração pode ajudar a unificar sua equipe e abordagem, ao mesmo tempo que transmite a identidade de sua marca aos clientes.

Qual a importância do posicionamento da marca?

O posicionamento da marca dá aos clientes um motivo para selecionar sua empresa. Explica o que o diferencia e por que você é a melhor opção para as necessidades deles. O posicionamento da marca, juntamente com diretrizes claras da marca, proporcionarão ao seu público uma experiência agradável e integrada com a sua empresa.

Focar no posicionamento da marca pode ajudá-lo a:

  • Diferencie-se: Você usa materiais melhores que os concorrentes? O seu atendimento ao cliente é mais ágil? O posicionamento da sua marca destacará suas características únicas e incentivará as pessoas a escolherem seu negócio.
  • Seja mais criativo: Criar uma imagem e estratégia de marca exige planejamento. Sua equipe pode criar uma declaração de posicionamento de marca que capture sua empresa de maneira única.
  • Justifique o preço: Concentrar-se em seus recursos e benefícios ajudará as pessoas a entender seus preços. Você pode construir a confiança dos consumidores e mostrar o “porquê” de seus preços para interações honestas.
  • Conecte-se com os clientes: Fazer com que os clientes confiem em você é crucial – 81% dos clientes precisam confiar em uma marca para comprar deles. Use a posição da sua marca para mostrar aos clientes que você se importa e criar conteúdo que ressoe com seu público.

Além disso, o posicionamento da marca influencia muito a saúde e o sucesso da marca. Abrange a posição distintiva de uma marca nas mentes do seu público-alvo e distingue-a dos rivais. Você pode já ter um fraco posicionamento de marca sem tentar. No entanto, ter uma estratégia pode unificar sua abordagem e produzir melhores resultados.

Exemplos famosos de posicionamento de marcas

Agora que entendemos os fundamentos de uma estratégia de posicionamento de marca, vejamos alguns exemplos de posicionamento de marca.

Coca Cola

“Nossa visão é criar as marcas e a escolha das bebidas que as pessoas adoram, para refrescá-las no corpo e no espírito. E feito de forma a criar um negócio mais sustentável e um futuro melhor partilhado que faça a diferença na vida das pessoas, nas comunidades e no nosso planeta.”

Em Declaração de posicionamento da Coca-Colaeles deixam claro que são mais do que uma empresa de bebidas: eles criam uma experiência envolvente. Eles priorizam seus consumidores e se colocam ao lado de seus usuários.

Um exemplo importante de como a Coca-Cola usou seu marketing para destacar o posicionamento de sua marca é a campanha “Compartilhe uma Coca”.

Imagem de três garrafas de Coca-Cola com o

A empresa pegou os nomes mais populares do mundo e substituiu o logotipo da Coca-Cola em cada garrafa. Esse plano incentivou os clientes a comprar garrafas com seus nomes e conectou a Coca-Cola com seus usuários.

Basear suas campanhas de marketing em sua declaração de posicionamento garantirá uma experiência perfeita e unificará a imagem de sua marca.

Exuberante

“Acreditamos na fabricação de produtos eficazes a partir de frutas e vegetais frescos e orgânicos, dos melhores óleos essenciais e de produtos sintéticos seguros.

Inventamos nossos próprios produtos e fragrâncias. Nós os preparamos manualmente, usando pouco ou nenhum conservante ou embalagem, usando apenas ingredientes vegetarianos, e informamos quando foram feitos.

Acreditamos na compra de ingredientes apenas de empresas que não realizam testes em animais e em testar nossos produtos em humanos.”

A afirmação acima vem de Declaração “Nós Acreditamos” da Lush — seu valor e declaração de posicionamento.

Lush é uma marca de cuidados pessoais com foco em produtos que ajudam os humanos, os animais e a Terra. O segmento da declaração de posicionamento da marca destaca sua forte crença em materiais e abordagens limpas.

Captura de tela do cabeçalho Lush que diz

Ao contrário dos seus concorrentes, utilizam apenas embalagens e ingredientes reciclados e ecológicos. Eles podem usar a declaração de sua marca para explicar os custos de seus produtos e mostrar como se preocupam com a saúde e o bem-estar de seus clientes.

Subaru

“Nosso objetivo é ser uma empresa atraente, com uma forte presença no mercado, baseada em nosso princípio de priorizar o cliente.”

Declaração de posicionamento da marca Subaru é curto e doce. Você pode aprofundar uma mensagem voltada ao cliente, mas sua declaração corporativa fornece a base para construir suas abordagens de marketing e vendas.

Captura de tela do marketing e hierarquia de metas da Subaru

Esta afirmação mostra perfeitamente como uma frase breve pode mantê-lo no caminho certo com os objetivos da empresa.

Como construir uma estratégia de posicionamento de marca

Aqui está um guia para construir o posicionamento da sua marca.

1. Avalie o posicionamento atual da sua marca

Antes de elaborar sua declaração e objetivos, pense no posicionamento atual de sua marca. Considere as seguintes questões:

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Qual é o seu produto ou serviço?
  • Como você deseja que as pessoas se sintam em relação à sua marca?
  • Que benefício o diferencia de seus concorrentes?

Considere suas abordagens de marketing, vendas e atendimento ao cliente e observe o tom geral que você transmite. Você pode enviar uma pesquisa para clientes fiéis e ver o que eles têm a dizer sobre sua marca. Você também pode perguntar aos funcionários qual é a opinião deles sobre sua marca.

2. Pesquise seus concorrentes

Você deve entender o que o torna diferente para se diferenciar dos concorrentes. Pesquise seus concorrentes para aprender o posicionamento, declarações e objetivos de sua marca. Observe quaisquer temas comuns em seu setor que possam ajudá-lo a se diferenciar.

Procurar:

  • Sua declaração oficial
  • Logotipos e slogans
  • Valores
  • Seções “Sobre nós” em seu site

3. Determine o que torna sua empresa única

Agora que você tem uma ideia da posição de sua empresa e de seus concorrentes, pode delinear seu USP. Seja o mais específico e detalhado possível. Se seus clientes não souberem muito sobre seu setor, talvez não entendam toda a extensão de seus benefícios.

Por exemplo, em vez de dizer “torramos nossos grãos de café”, você poderia dizer “torramos grãos de café provenientes de [location] em nossa torrefação privada. Esta etapa dá aos grãos um sabor único e garante uma consistência consistente em cada lote.”

Algumas ideias incluem:

  • Preços
  • Materiais
  • Tempos de resposta
  • Experiência
  • Ofertas de produtos

4. Crie uma declaração de posicionamento de marca

Considere as etapas anteriores e crie uma declaração resumindo os objetivos e valores de sua marca. Tente ser o mais conciso possível ao elaborar sua mensagem. Você poderia fazer uma declaração mais longa e dividi-la em partes menores e citáveis ​​para sites sociais.

Certifique-se de incluir o que sua empresa oferece em sua declaração e seus valores essenciais. Este recurso será sua diretriz sobre a qual funcionários e consumidores poderão refletir ao criar ou comprar conteúdo.

5. Descreva um plano de conteúdo voltado para o cliente

Parte do estabelecimento do posicionamento da sua marca é criar conteúdo que o reflita. Sua presença online é uma ótima maneira de promover os valores de sua marca. Publicar conteúdo por meio de diferentes canais de marketing construirá sua marca.

Otimize o seguinte com seu conteúdo de marca:

  • Site: Seu site é um centro para todo o conteúdo de marca. Publique um blog corporativo, crie suas páginas e otimize para que os usuários criem uma experiência perfeita.
  • E-mails: Mantenha contato com clientes atuais e potenciais por meio de uma campanha de marketing por e-mail. Os e-mails podem ajudá-lo a promover produtos e serviços e transmitir a voz da sua marca a usuários individuais.
  • Redes sociais: Com uma campanha de mídia social, você pode interagir diretamente com os consumidores e compartilhar conteúdo personalizado. Encontre a plataforma que seu público usa e poste conteúdo para eles verem.

Publicar conteúdo é a melhor forma de manter contato com os clientes e promover sua marca. As pessoas querem ver o seu trabalho – 61% dos clientes estão mais motivados a comprar de empresas que publicam conteúdo.

6. Monitore a percepção da sua marca periodicamente

Enquanto você avalia suas estratégias de marketing e vendas, encontre maneiras de avaliar as percepções da marca dos clientes.

Realize pesquisas e pontos de contato com clientes recorrentes ou peça feedback nas redes sociais. Incentive avaliações e comunicação direta com seus clientes. Você mostrará a eles que valoriza a opinião deles e terá insights sobre a reputação da sua empresa.

Confie nos especialistas em branding para atingir seus objetivos

Quando você deseja que os clientes confiem em sua marca, você deve estabelecer o que você representa. Sua presença online pode impulsionar a estratégia de posicionamento de sua marca e incentivar as pessoas a trabalhar com você.

MidiaPro oferece um conjunto completo de serviços de marketing digital para melhorar sua marca em todos os ângulos. Esteja você desenvolvendo sua posição de marca ou tenha uma identidade estabelecida, podemos ajudá-lo a transmiti-la.

Veja nossos estudos de caso para ver como ajudamos nossos clientes e entre em contato conosco online para falar sobre sua estratégia de marca hoje mesmo!

Perguntas frequentes sobre posicionamento de marca

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento da marca é como uma empresa enquadra seu valor e cultura para os clientes. As empresas usam uma estratégia de posicionamento de marca para destacar sua proposta de venda exclusiva (USP), razão pela qual os clientes as escolheriam em vez dos concorrentes.

O que é uma declaração de posicionamento de marca?

Uma declaração de posicionamento de marca explica sucintamente seu USP para definir o que sua empresa representa. Uma declaração de posicionamento é a parte central de uma estratégia mais ampla. Você pode consultar sua declaração de posicionamento ao alinhar o conteúdo de sua marca.

Qual a importância do posicionamento da marca?

O posicionamento da marca dá aos clientes um motivo para selecionar sua empresa. Serve para explicar o que o diferencia e por que é a melhor opção para as necessidades dos clientes. O posicionamento da marca, junto com diretrizes claras da marca, proporciona ao seu público uma experiência integrada com a sua empresa.

Como construir uma estratégia de posicionamento de marca?

Para construir uma estratégia de posicionamento de marca, você deve avaliar o posicionamento atual da sua marca, pesquisar seus concorrentes, determinar o que torna sua empresa única, criar uma declaração de posicionamento de marca e descrever um plano de conteúdo voltado para o cliente. Além disso, é importante monitorar a percepção da sua marca periodicamente.

Quais são alguns exemplos famosos de posicionamento de marcas?

Alguns exemplos famosos de posicionamento de marcas incluem a Coca-Cola, a empresa de cuidados pessoais Lush e a marca de carro Subaru. Cada uma dessas marcas possui uma declaração de posicionamento única que destaca seus valores e diferenciais no mercado.

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