Guia do profissional de marketing para os diferentes tipos de ferramentas de IA

Guia do profissional de marketing para os diferentes tipos de ferramentas de IA

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Curiosidade: 87% das organizações em todo o mundo acreditam que as tecnologias de inteligência artificial (IA) lhes darão uma vantagem competitiva.

Se você ainda não usa um, é hora de aprender como aproveitar a tecnologia para agilizar seus processos, melhorar suas estratégias e aumentar sua receita. No entanto, com uma variedade de ferramentas de IA disponíveis, você pode se perguntar quais ferramentas de IA funcionarão para o seu negócio.

Esta postagem do blog abordará os diferentes tipos de ferramentas de IA. Você pode pular para o tipo de ferramenta de IA sobre o qual deseja saber mais, se estiver sem tempo:

  • 4 tipos de IA baseados em funcionalidade
  • 3 tipos de IA baseados na capacidade

4 tipos de IA baseados em funcionalidade

Existem quatro tipos principais de IA com base em suas funcionalidades e como processam dados e respondem às solicitações :

  1. IA reativa
  2. IA de memória limitada
  3. Teoria da mente IA
  4. IA autoconsciente

A tabela abaixo resume os quatro tipos de IA com base na funcionalidade:

Tipos de IA baseados em funcionalidadeComo funciona
ReativoReage e responde a estímulos ou solicitações externas
Memória limitadaColeta informações, armazena-as e aprende com elas por um determinado período
Teoria da menteDecifra e responde às emoções humanas
AutoconscienteIA senciente que entende as emoções humanas e está ciente de sua existência

Vamos examinar cada um:

1. IA reativa

O que é IA reativa?

A IA reativa é o tipo mais básico de IA em termos de funcionalidade. Ele reage e responde a estímulos ou solicitações externas.

Como a IA reativa não armazena dados, ela não pode aprender com as interações anteriores. Ele também não pode salvar informações que possa processar no futuro ou lembrar para a próxima interação.

Um exemplo famoso de IA reativa é o Deep Blue AI da IBM , que derrotou o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov em uma partida de seis partidas em 1997. A IA poderia identificar as peças no tabuleiro de xadrez e reagir com um movimento.

Um exemplo de IA reativa em marketing é um chatbot que responde com declarações predefinidas a solicitações ou perguntas específicas que um usuário pode selecionar. A IA não necessariamente entende os prompts ou as perguntas – ela simplesmente responde com uma resposta que corresponde ao prompt ou à pergunta.

2. IA de memória limitada

Definição de IA de memória limitada

Ao contrário da IA ​​reativa, a IA com memória limitada pode armazenar dados do passado e usá-los para tomar decisões. Ele pode coletar informações, armazená-las e aprender com elas.

Porém, como o próprio nome indica, sua memória é finita. Os dados salvos não podem permanecer na memória para sempre. Como resultado, ele não consegue aprender continuamente com dados novos e antigos.

Um exemplo de IA de memória limitada é o ChatGPT, que possui um limite de token (ou fragmentos de texto). Assim que sua conversa atingir o limite, o ChatGPT não se lembrará de suas conversas anteriores e responderá apenas com base nas conversas mais recentes que você iniciou.

3. Teoria da mente IA

O que é a teoria da mente AI?

A teoria da mente AI é uma IA que pode decifrar e responder às emoções humanas. Ele também pode realizar as tarefas de uma IA com memória limitada.

Embora já exista IA de memória reativa e limitada, a IA da teoria da mente ainda é um conceito. Em teoria, os profissionais de marketing podem usar a IA da teoria da mente para compreender as intenções de seus clientes potenciais e prever seu comportamento. Pode então criar mensagens e respostas de marketing adequadas, auxiliando assim na construção de relacionamentos.

4. IA autoconsciente

Definição de IA autoconsciente

A IA autoconsciente é uma versão evoluída da teoria da IA ​​da mente – ela não apenas entende as emoções humanas, mas também é senciente e consciente de sua existência.

Assim como a IA da teoria da mente, é uma IA hipotética. Ele pode sentir e prever os sentimentos das pessoas ao seu redor.

Ainda há muito a descobrir sobre a inteligência do cérebro humano, por isso ainda estamos longe de desenvolver uma IA semelhante à nossa inteligência.

Sophia, um robô humanóide desenvolvido pela Hanson Robotics, é uma prévia de uma IA autoconsciente, embora Sophia ainda não seja senciente. Ele pode imitar expressões faciais e gestos humanos e detectar rostos.

https://youtube.com/watch?v=DOtXIWsX48o%3Ffeature%3Doembed

3 tipos de IA baseados na capacidade

As ferramentas de IA podem ser classificadas de acordo com a forma como suas capacidades evoluíram, como aprendem e como usam os dados com os quais foram treinadas:

  1. IA estreita
  2. IA geral
  3. Super IA

A tabela abaixo é um resumo dos tipos de IA com base na capacidade:

Tipos de IA baseados na capacidadeComo funciona
IA estreitaProjetado para realizar tarefas específicas
IA geralUma IA principalmente teórica que pode pensar, aprender e realizar tarefas intelectuais como os humanos
Super IAUma IA hipotética que excede a inteligência humana

Vamos discutir cada um:

1. IA estreita

Definição restrita de IA

Também chamada de IA fraca, a IA estreita é projetada para realizar uma tarefa específica.

Ele é construído para cumprir e se destacar em uma capacidade cognitiva específica. Assim, não pode aprender de forma independente a realizar outras ações além do seu escopo.

Narrow AI usa aprendizado de máquina , processamento de linguagem natural (PNL) e aprendizado profundo . Alguns exemplos de Narrow AI são os seguintes:

  • Assistentes virtuais como o Siri da Apple
  • Bots de bate-papo
  • IBMWatson
  • Sistemas de reconhecimento facial
  • Carros autônomos

2. IA geral

Definição geral de IA

Também chamada de IA profunda, a IA geral ainda é principalmente teórica no momento em que este livro foi escrito. Ele pode pensar, aprender e realizar tarefas intelectuais como um ser humano. Ele pode até executar tarefas para as quais não foi treinado.

Em teoria, a IA geral pode compreender a linguagem, resolver problemas, tomar decisões e até ter sentimentos. Como resultado, pode realizar tarefas e atividades criativas que exigem empatia e intuição.

Embora a IA geral possa, teoricamente, ser utilizada nos cuidados de saúde e na educação devido à sua senciência, o desenvolvimento deste tipo de IA levanta preocupações éticas . A IA geral pode resultar em desemprego entre os humanos, uma vez que pode realizar trabalhos intelectuais e criativos, imitando as competências dos humanos.

OpenAI , o laboratório de pesquisa de IA por trás do ChatGPT e DALL-E , é uma das organizações que visam criar uma IA geral que “beneficie toda a humanidade”.

3. Super IA

Definição de Super IA

Super AI é uma IA hipotética – felizmente – que excede a inteligência humana. Ele pode executar tarefas melhor que os humanos.

Em conceito, a super IA é uma IA evoluída que pensa como um ser humano. Como um ser humano, uma superIA também tem crenças, desejos, sentimentos e experiências que compreende. Pode:

  • Resolver quebra-cabeças
  • Faça julgamentos
  • Decida por conta própria

Junte-se a MidiaPro para suas necessidades de IA e GPT

Para se manter competitivo e usar IA em seus esforços de marketing digital, considere formar uma parceria com a MidiaPro.

Guia do profissional de marketing para os diferentes tipos de ferramentas de IA

Como alcançar escalabilidade em lojas online(Abre numa nova aba do navegador)

Gemini Google: O futuro da inteligência artificial ao seu alcance(Abre numa nova aba do navegador

Semeando(Abre numa nova aba do navegador)

Uma visão geral completa para expandir seu negócio(Abre numa nova aba do navegador)

Gemini Google: O futuro da inteligência artificial ao seu alcance(Abre numa nova aba do navegador)

Quando você faz parceria conosco para nossos serviços de marketing digital, ajudaremos você a aumentar suas classificações de pesquisa, tráfego do site, vendas e muito mais. Interessado em trabalhar com MidiaPro? Basta ligar para 21 97322-1936 ou entrar em contato on-line hoje mesmo!

assinatura jaobe antonio de oliveira e junior vargas

Leia mais sobre

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

Webinars no marketing B2B: práticas eficazes
Estratégias de marketing

Descubra o Melhor Software: Guia Completo e Atualizado
Estratégias de marketing

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!