O que é marketing personalizado?
O marketing personalizado é uma abordagem estratégica que adapta mensagens e experiências a clientes individuais, resultando em uma comunicação mais relevante e eficaz.
Uma pesquisa mostrou que mais de 60% dos compradores online reduziriam sua lealdade a uma marca se essa marca fornecesse conteúdo não personalizado. Sua empresa está fazendo o corte?
Agora, talvez você ache que esse número parece loucura e, claro, você pode argumentar que vem de apenas uma pesquisa. Mas vou apresentar esse cenário.
Imagine que você pertence a dois programas de fidelidade em duas lojas de discos diferentes. Um envia atualizações semanais sobre todas as novas músicas que têm em estoque. Não há nada de errado com isso. No entanto, a outra loja permite que você aceite recomendações com base em seu histórico de compras ou em uma pesquisa de seus gêneros favoritos. Com qual você ficaria mais animado?
Eu sei que ficaria ansioso pelas recomendações personalizadas. Parece mais especial, como se alguém se esforçasse para fazer isso só para você – mesmo que esteja usando uma ferramenta de automação para fazer o trabalho pesado.
Deixe-me explicar mais sobre os fundamentos da personalização, como você pode usá-la para estabelecer novos relacionamentos e como coletar os dados para potencializar sua estratégia.
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O que é marketing personalizado?
O marketing personalizado é o marketing que utiliza dados sobre o seu público para criar experiências únicas para todos que interagem com ele.
Por exemplo, se você tiver dados sobre as preferências de compra de alguém, poderá enviar um e-mail de marketing anunciando os produtos exatos nos quais ela demonstrou interesse.
Ou talvez alguém tenha baixado um guia do seu site sobre um determinado tópico e você envie e-mails de acompanhamento com sugestões de conteúdo relacionado. Seja qual for a sua escolha para o seu negócio, o segredo é combinar o seu marketing com o que o seu público deseja.
Existem dois tipos de dados disponíveis para uso em marketing personalizado. Existem dados de terceiros e dados próprios. Os dados de terceiros vêm de provedores de dados terceirizados, como Google Ads, LinkedIn ou Facebook. Os dados primários vêm de seus sistemas internos que coletam dados do usuário, como seu software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) ou plataforma de marketing por e-mail.
Embora os dados de terceiros possam ajudá-lo a começar com o marketing personalizado, os dados próprios sempre serão mais valiosos. Os dados de terceiros consistem em usuários que podem ou não estar interessados em seu negócio. Os dados próprios são coletados PORQUE as pessoas se preocupam com sua empresa o suficiente para visitar seu site, baixar seu conteúdo, inscrever-se para receber seus e-mails ou entrar em contato com você.
E à medida que a recolha de dados de terceiros se torna limitada devido aos novos padrões de privacidade, os dados que a sua organização recolhe tornar-se-ão cada vez mais importantes.
Sem mencionar que usar dados de terceiros significa que você está usando os mesmos dados que todos os outros – incluindo seus concorrentes. Como somente você tem acesso aos seus dados próprios, usá-los automaticamente oferece uma vantagem competitiva.
Por que você deve usar a personalização de marketing?
Somente no email marketing, a personalização aumenta a taxa média de conversão em 10%. Por que é que? Bem, como mencionei no início deste vídeo, as pessoas realmente gostam quando o marketing parece personalizado só para elas.
Como é mais provável que as pessoas se envolvam positivamente com suas campanhas de marketing personalizadas, isso significa que a personalização de marketing e publicidade pode ajudá-lo a gerar mais vendas e obter mais receitas. Os profissionais de marketing dizem até que a personalização pode aumentar a receita em até 15%.
Agora você provavelmente está se perguntando como pode personalizar suas campanhas. A seguir, você aprenderá quatro ótimas maneiras de criar campanhas personalizadas.
4 táticas de marketing personalizadas
1. Personalização com base nos nomes das pessoas
A maneira mais fácil de personalizar seu marketing é usar nomes de pessoas. Especialmente em e-mails, é muito simples fazer com que eles preencham automaticamente o nome de cada pessoa a quem vão.
Não é muito, mas funciona — usar o nome de alguém na linha de assunto de um e-mail pode aumentar a taxa de abertura em 26%.
E quando combinado com outras táticas de personalização de marketing, um nome pode ir ainda mais longe.
2. Personalização com base na localização das pessoas
Outra tática é personalizar com base na localização das pessoas. Talvez você use uma ferramenta de personalização para atualizar dinamicamente o cabeçalho do seu site para corresponder à localização do visitante do site.
Talvez suas campanhas publicitárias usem imagens diferentes para cada local que você deseja alcançar.
A localização pode ser um grande fator em seus esforços de personalização.
3. Personalização com base no histórico de navegação ou compra das pessoas
Uma das melhores maneiras de personalizar seu marketing é usando dados comportamentais. São dados sobre o que as pessoas fazem online, especialmente no seu site. Quais páginas eles visitaram? Em quais produtos ou serviços eles pareciam interessados? O que eles pareciam gostar ou não gostar?
Você provavelmente já viu isso antes – você já foi à Amazon e viu a lista de produtos “recomendados para você”? Isso é personalização no trabalho.
É eficaz porque quando o seu marketing atinge diretamente os interesses e preferências das pessoas, é mais provável que elas respondam positivamente a ele.
Claro, certifique-se de que o tipo de personalização que você está fazendo corresponde à mensagem que você está usando.
4. Personalização com base em dados firmográficos
Uma quarta maneira de personalizar seu marketing é com dados firmográficos – que contêm informações sobre a empresa para a qual alguém trabalha, incluindo o setor e o tamanho da empresa.
Por exemplo, se você oferece serviços de consultoria financeira e envia e-mails promocionais para uma lista de empresas de construção, elas provavelmente responderão melhor se o e-mail for personalizado para a indústria da construção, em vez de ser apenas um anúncio genérico.
Agora que vimos algumas maneiras de criar campanhas personalizadas de marketing e publicidade, vamos falar sobre como isso funciona.
3 grandes passos para personalizar seu marketing
1. Reúna dados do cliente
Se você deseja realizar uma campanha de marketing personalizada, a primeira coisa que você precisa fazer é coletar, armazenar e organizar os dados do cliente. Novamente, os dados do cliente são a forma como você aprende sobre seu público, portanto, você precisará deles para personalizar seu marketing. Então, como você obtém dados do cliente?
Bem, existem algumas maneiras. Um método é usar uma ferramenta analítica para rastrear a atividade do usuário em seu site.
Você pode aprender muito sobre a jornada do usuário e suas preferências e interesses com base no que eles fazem em suas páginas.
Você pode configurar formulários em seu site onde os usuários podem se inscrever para receber seus e-mails, baixar conteúdo bloqueado ou obter uma avaliação gratuita em troca de algumas informações pessoais básicas.
Você pode rastrear dados de clientes em um programa de fidelidade que recompensa clientes recorrentes.
Mesmo que você não tenha um programa de fidelidade, certamente possui informações sobre pessoas que já fizeram compras com você. Apenas certifique-se de que as pessoas saibam como você planeja usar os dados coletados quando eles os fornecerem a você.
Você pode organizar todas as informações que possui sobre seus clientes existentes e potenciais clientes por meio de uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e começar a colocá-las em prática.
2. Organize e analise seus dados
Depois de ter os dados de que precisa, você precisa entendê-los. A melhor maneira de fazer isso é usar uma plataforma de dados do cliente (CDP). Um CDP pode unificar todos os dados que você possui de seus esforços de marketing e suas ferramentas para criar perfis de clientes detalhados com muitos pontos de dados para usar para personalização.
Agora, configurar um CDP pode ser um processo muito complexo, caro e tecnicamente desafiador se você não tiver experiência com tecnologia de marketing. Existem pessoas cujo trabalho é conectar e gerenciar dados de marketing.
Quero dizer, você tem que descobrir quais ferramentas você precisa, investir em todas elas, fazer com que elas se comuniquem entre si e analisar e revisar continuamente os dados que estão sendo repassados. Pode ser muito. Você pode querer fazer parceria com uma equipe que tenha experiência com tudo isso. Talvez até mesmo um com plataforma própria que comprovadamente acelera seu desempenho de marketing. (Dica: é MidiaPro).
Deixe-me compartilhar rapidamente um exemplo de como funciona um CDP. Digamos que alguém entre em contato com você por meio de um formulário em seu site e as informações dele sejam encaminhadas para seu CRM.
Outra ferramenta que você possui identifica o setor em que eles trabalham. E uma ferramenta de análise informa que eles visitaram sete páginas diferentes do seu site antes de entrar em contato com você, todas relacionadas a um serviço específico que você oferece. O CDP conectará as informações de todas essas ferramentas para traçar um quadro completo de quem é essa pessoa e qual conteúdo será mais relevante para ela.
Depois de reunir seus dados, é hora de construir suas campanhas.
3. Crie campanhas personalizadas com base em seus insights
A última etapa do processo de personalização de marketing é simplesmente começar a construir suas campanhas. Novamente, você precisa ter certeza de que seus dados estão conectados e indo para os lugares certos para usá-los para personalização e combinar suas mensagens com as pessoas que você está tentando alcançar.
Portanto, se você não tem tempo ou experiência para criar essas campanhas técnicas, faça parceria com um especialista que possa aproveitar os insights obtidos com a análise de dados e criar campanhas direcionadas a pessoas e grupos específicos.
Saiba mais sobre marketing personalizado da MidiaPro
Bem, isso basta para este vídeo. Se você ainda tiver dúvidas sobre marketing personalizado – ou marketing em geral – basta se inscrever em nosso canal no YouTube ou em nosso boletim informativo por e-mail. Publicamos regularmente informações de marketing novas e úteis em ambos os lugares.
Além disso, se você quiser ajuda com sua personalização de marketing, oferecemos alguns serviços de marketing e publicidade de primeira linha. Basta nos ligar para falar sobre uma parceria conosco.
Isso é tudo por agora. Obrigado por assistir e até a próxima!
FAQ sobre Marketing Personalizado
1. O que é marketing personalizado?
O marketing personalizado é uma abordagem estratégica que adapta mensagens e experiências a clientes individuais, resultando em uma comunicação mais relevante e eficaz.
2. Por que devo usar a personalização de marketing?
A personalização de marketing aumenta a taxa média de conversão em 10% e pode aumentar a receita em até 15%. As pessoas respondem positivamente a campanhas personalizadas, o que pode gerar mais vendas e receita para o seu negócio.
3. Quais são as táticas de marketing personalizado?
Algumas táticas incluem personalização com base nos nomes das pessoas, na localização, no histórico de navegação ou compra e em dados firmográficos. Usar dados comportamentais e informações sobre a empresa para a qual alguém trabalha pode tornar suas campanhas mais eficazes.
4. Como posso personalizar meu marketing?
Para personalizar seu marketing, você precisa reunir dados do cliente, organizá-los e analisá-los e criar campanhas personalizadas com base nos insights obtidos. Usar uma plataforma de dados do cliente pode ajudar a unificar e analisar seus dados para uma personalização eficaz.
5. Como posso obter ajuda com a personalização de marketing?
Se você precisar de ajuda com sua estratégia de personalização de marketing, entre em contato conosco para discutir nossos serviços de marketing e publicidade. Estamos aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing personalizado.