Guia Rápido: O que é Storytelling de Marca em 10 Minutos?

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Definição: A narrativa da marca é a prática de usar a história para criar uma conexão entre sua marca e seu público -alvo. Os exemplos de contar histórias da marca incluem a campanha de beleza real de Dove e a campanha Just Do It da Nike.

Neste vídeo semanal da Revenue, Dylan, da equipe de mídia ganhou o MidiaPro, explica como a narrativa da marca pode ter um grande impacto em sua estratégia de marketing.

https://www.youtube.com/watch?v=eio9cftjre8

Transcrição:

Eu era apenas o seu cara comum. Até um dia, tropecei em um laptop mágico. Uma sensação como um raio atingiu as pontas dos dedos. Comecei a digitar e, em minutos, me tornei … super profissional de marketing. E agora estou em uma busca para conquistar o mundo do marketing.

Você pode fazer com que seus clientes se sintam super -heróis ao usar a narrativa da marca.

O que é contar histórias de marca?

Quando você usa a narrativa em seu marketing, você incorpora Elementos de uma história em seu conteúdo.

Lembra do diagrama triangular que seu professor de inglês desenharia? Vou recriá -lo por causa dos velhos tempos.

Você começa na parte inferior com sua exposição. Ocorre um evento que leva à ação crescente. No auge, você tem o clímax onde tudo chega à cabeça e, em seguida, as coisas começam a encerrar com a ação de queda e a resolução.

Um gráfico de elementos da história com exposição, ação crescente, clímax, ação de queda e resolução na forma de um triângulo

Você pode não pensar na literatura e marketing Combine, mas garanto que eles fazem. E eles trabalham juntos harmoniosamente.

O marketing de contar histórias não é apenas explicando como sua empresa veio a ser Ou inventar uma lenda falsa de super -herói por atenção (embora isso seja bastante divertido).

É uma tática centrada no público focada em capturando a atenção através da narrativa e emoção. Você procura maneiras de se relacionar com seu público, para que eles aprendam a confiar em seus negócios e, eventualmente, procuram você quando precisarem de algo que você oferece.

Quando você apresentar um produto ou serviço Usando uma história, você não diz: “Aqui está o meu produto ou serviço. É a melhor coisa que já existiu e precisa dele”.

Em vez disso, você conta a história de uma pessoa frustrada e lutando para superar um desafio. Eles não sabem o que fazer, então quase desistem. Mas, como eles estão prestes a jogar a toalha, eles encontram seu negócio. Eles o chamam, você os ajuda, alcançam seus objetivos e sua vida muda para sempre.

Essa abordagem não é tudo sobre você e como você é ótimo. É sobre como o cliente pode viver sua melhor vida e alcançar seus objetivos Porque eles tomaram uma boa decisão e escolheram você.

Por que a narrativa da marca é importante?

Contar histórias é memorável

Um estudo de Universidade de Stanford, citada pelo PRSAnos diz que as pessoas se lembram de histórias mais do que se lembram de fatos retos.

Quando as pessoas ouviram discursos curtos que apresentavam três estatísticas e uma história, apenas cinco por cento do público se lembrava de estatísticas, enquanto mais de 60 % poderiam recordar histórias. Portanto, embora os fatos tenham superado as histórias, as histórias ainda chamaram a atenção das pessoas.

É tão fácil para o seu conteúdo se perder entre a desordem, então tudo o que você pode fazer para ser lembrado é fundamental para o seu sucesso.

Contar histórias de emoções

De acordo com a USCuma resposta emocional a um anúncio pode impactar bastante a tomada de decisão de um cliente. As estatísticas da USC apoiam isso, mostrando que 31% das campanhas publicitárias com conteúdo emocional tiveram um bom desempenho, em comparação com apenas 16% dos anúncios com conteúdo racional.

O melhor desempenho temas emocionaisde acordo com a USC, inclui: orgulho, amor, conquista, empatia, amizades, solidão e memórias.

Contar histórias torna sua marca relacionável

Se as pessoas se identificarem com as histórias que você conta e sua identidade, elas se sentirão mais confortáveis ​​ouvindo você, confiando em você e, no caso de uma empresa, comprando de você. Este conceito de identidade compartilhado do Dr. Robert Cialdini – autor de “Influence” – vem de algo referido como o Princípio da unidade.

Então, basicamente, se você deseja melhorar suas campanhas de marketing, adicione elementos de narrativa. Vou dar alguns exemplos de como você pode fazer isso a seguir.

Como usar a narrativa da marca para se conectar com seu público

1. Compartilhe as histórias de seus clientes

Uma excelente maneira de se conectar com clientes em potencial é mostrar seus clientes atuais (felizes). Deixe as histórias dos clientes brilharem para mostrar ao seu público como eles também podem alcançar seus objetivos ou resolver seus problemas.

Uma abordagem clássica para apresentar seus clientes está usando depoimentos. Ao criar seus depoimentos – sejam eles em texto, gráfico ou formato de vídeo – pergunte a seus clientes algumas das seguintes perguntas:

  • Como era a vida antes de vir para a nossa empresa?
  • Por que você decidiu fazer uma mudança?
  • O que você queria alcançar com nossa equipe?
  • Como você alcançou seus objetivos conosco?
  • Como é a vida agora?

Usamos este formato para nossos próprios depoimentos, que você pode ver em nosso portfólio.

Você não precisa manter uma pergunta rígida e o esboço de resposta.

Vamos usar a Apple para alguns exemplos de contar histórias da marca. Seus vídeos “por trás do Mac” mostram como os Macs desempenham um papel importante na vida das pessoas-sem serem autopromocionais demais. Os vídeos se concentram nos usuários do MAC e em seus sucessos, não no quão bom os Macs são.

Em um vídeo, o artista musical Finneas conta a história de como ele produz música. E ele por acaso usa seu Mac.

https://www.youtube.com/watch?v=ruetuadch2u

A Apple também compartilhou um vídeo de estudantes sendo aceitos na faculdade. Que computador eles estão usando quando recebem a carta de aceitação? Um mac.

https://www.youtube.com/watch?v=kyttjag48dg

Eu vinculei a esses vídeos na descrição, se você quiser verificá -los mais tarde.

Eles são emocionais. Eles são sentimentais. Eles são relacionáveis. Tudo o que você quer em uma história de marca.

Isso me leva ao meu próximo ponto.

2. Fique emocionado

Não tenha medo de fazer seu público sentir todos os sentimentos.

Você pode mostrar como seu abrigo para animais salva gatos e cães vadios usando uma van que eles obtiveram do seu negócio ou como um pai ensinou sua filha a jogar beisebol com um de seus morcegos. É tão doce.

Falando em doce, em um simples Postagem do InstagramHershey capturou o que significa compartilhar um beijo.

Um post do Instagram de Hershey com duas pessoas segurando um beijo nas mãos enquanto olhava para um álbum de recortes

Na foto, você vê uma mão segurando um beijo de Hershey, mas se você olhar mais de perto, percebe que as duas pessoas na foto estão olhando para um álbum de recortes. Eles estão compartilhando memórias enquanto compartilham um beijo de Hershey. Este post evoca os temas de amor e amizade que mencionei anteriormente, tornando -o tão eficaz para chamar a atenção.

Enquanto fazer as pessoas chorarem é sempre uma opção, você pode fazer as pessoas sorrirem também. Talvez até faça -os rir.

De acordo com a Universidade da Pensilvâniaum estudo mostrou que as pessoas que recebem notícias sobre política e governo de maneira humorística têm maior probabilidade de compartilhá -lo.

Embora você não esteja entregando as notícias diárias, você ainda pode incorporar o humor na narrativa da sua marca e maximizar a quantidade de vezes que as pessoas compartilham seu conteúdo com outras pessoas.

Vejamos o Antigo Spice como exemplo. Eles usam o humor com bastante frequência para promover sua marca, destacando como seus produtos podem ajudar seu público.

Uma postagem antiga do Facebook Spice Facebook. Come o dia limpo

O emoção que você escolhe evocar Com suas histórias, depende muito da sua empresa. Se você é um escritório de advocacia sério, pode não querer seguir os passos da Old Spice e produzir histórias cômicas. Se você é uma creche, provavelmente pode seguir a rota cômica.

Conhecer o seu negócio e o que você é a chave é a chave para o aspecto emocional do seu marketing de narrativa.

3. Abordar um obstáculo que seu público enfrenta

Que desafios seu público superará quando escolher seu negócio?

As pessoas frequentemente procuram novos produtos e serviços para resolver problemas; portanto, considere destacar esses problemas e explicar suas soluções.

Ao falar diretamente ao seu público e abordar seus pontos problemáticos, você torna sua empresa mais relacionável. Como sabemos, a relatabilidade é uma ótima maneira de ganhar a confiança das pessoas.

Usarei a folga da ferramenta de comunicação como um exemplo de empresa que aborda obstáculos.

Um post de LinkedIn Slack com emojis

Em um LinkedIn postSlack identificou a questão comum do local de trabalho de ter muito o que fazer e pouco tempo para fazê -lo. Em apenas algumas frases, eles destacaram uma experiência comum e compartilharam como podem ajudar.

O conteúdo da postagem não é apenas sobre os recursos do Slack. Está focado no que o usuário em potencial pode fazer com o Slack.

E uma grande viagem desses exemplos de contar histórias da marca é que você não precisa gastar todos os seus orçamento de marketing em um projeto complexo. Com um gráfico simples e a cópia certa, você pode contar uma história que faz as pessoas quererem investir em seus negócios.

E todos viveram felizes para sempre. Uma vez eles inscrito em nosso canal do YouTube e Receita semanalmentenosso boletim informativo por e -mail.

Obrigado por sintonizar este vídeo sobre a narrativa da marca. Se você tiver alguma dúvida, solte -os no [YouTube] Comentários. Gostaríamos muito de ouvir de você!

Vejo você da próxima vez!

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FAQs sobre Narrativa da Marca

O que é narrativa da marca?

A narrativa da marca é a prática de usar histórias para estabelecer uma conexão emocional entre a marca e o público-alvo. Por meio de narrativas, marcas como Dove e Nike criam relacionamentos mais profundos com seus clientes.

Por que a narrativa da marca é importante?

A narrativa é memorável e impactante. Estudos mostram que as pessoas retêm histórias com muito mais facilidade do que fatos simples. Isso é vital para se destacar em um mercado saturado e para construir uma reputação de confiança.

Como as emoções influenciam a narrativa da marca?

Histórias que evocam emoções são mais eficazes nas campanhas publicitárias. As respostas emocionais influenciam diretamente as decisões dos clientes, tornando-se uma estratégia poderosa para engajamento e conversão.

Quais são algumas maneiras de usar a narrativa para conectar-se com o público?

Mostrar histórias de clientes, abordar obstáculos para o público e criar conteúdo emocional são algumas das estratégias. Isso ajuda na construção de relacionamentos mais fortes e na demonstração de como a marca pode resolver problemas reais.

Como posso começar a implementar a narrativa da marca na minha estratégia?

Inicie com depoimentos de clientes, incorporando elementos de emoção e situações do dia a dia. Utilize vídeos e postagens nas redes sociais para compartilhar experiências autênticas que humanizem sua marca e a tornem mais relacionável.

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