Habilidades técnicas de marketing podem ser seu maior trunfo se você quiser progredir no cenário do marketing digital.
A caixa de ferramentas pode lhe dar uma vantagem sobre outros profissionais de marketing e gerar resultados para sua empresa ou clientes.
Embora a criatividade seja crucial para o setor de marketing, você precisa de expertise técnica para ter sucesso. Habilidades técnicas de marketing podem variar de conhecimento de software a estratégias de planejamento.
Continue lendo para saber o que são habilidades técnicas e encontre alguns exemplos que você pode adicionar ao seu currículo!
O que são habilidades técnicas?
Habilidades técnicas são um conjunto de habilidades e conhecimentos especializados usados para executar tarefas, usar ferramentas e atingir objetivos. Todos os setores, de assistência médica a finanças, exigem habilidades técnicas para executar tarefas de trabalho.
Habilidades técnicas são características mensuráveis e certificáveis que você pode mostrar ao seu empregador. Se você permanecer em um campo, as habilidades técnicas podem ser transferidas de um emprego para outro, mas provavelmente haverá requisitos diferentes para cada posição.
Por exemplo, se você trabalha com design, pode listar sua proficiência no Adobe Photoshop como uma habilidade técnica.
Habilidades sociais vs. habilidades técnicas
Soft skills são características pessoais que ajudam você a trabalhar bem com outras pessoas. Diferentemente de habilidades técnicas, esses atributos podem beneficiá-lo em qualquer local de trabalho. Eles são mais difíceis de medir, mas podem aprimorar suas habilidades técnicas.
Alguns exemplos de habilidades sociais incluem:
- Comunicação
- Organização
- Tomando uma decisão
- Gestão do estresse
- Pontualidade
- Foco
Ter um conjunto de habilidades bem equilibrado com habilidades técnicas e sociais pode ajudar você a se destacar. Por exemplo, as habilidades de um gerente de marketing podem incluir comunicação e atitude positiva. Ainda assim, eles também devem entender o software de rastreamento de leads da empresa para executar seu trabalho.
Por que você precisa de habilidades técnicas de marketing?
Habilidades técnicas e sociais são necessárias para ser um membro de equipe completo. Então, por que habilidades técnicas são tão necessárias?
Ter habilidades técnicas específicas oferece as seguintes vantagens:
- Destacando suas capacidades: Quer você queira anunciar a expertise da sua equipe ou pressionar por uma promoção, ter habilidades faz você diferente. Você pode usar habilidades técnicas como evidência concreta de suas capacidades.
- Economizando tempo e dinheiro: Trabalhar com um especialista evita erros de nível iniciante e reduz o desperdício de recursos.
- Preparando-se para o futuro: Ter um conjunto de habilidades e ficar por dentro das tendências do setor pode ajudar você a se preparar para quaisquer mudanças. Você já terá uma ênfase de background, então contabilizar mudanças no setor ou na empresa será mais fácil.
Acima de tudo, habilidades técnicas permitem que você forneça melhores serviços para seus clientes. Focar em sua expertise técnica é um ótimo lugar para começar se você quer fazer o melhor trabalho.
Exemplos de habilidades técnicas
Habilidades técnicas são diferentes dependendo do seu foco de carreira. Aqui estão alguns exemplos de hard skills com base no seu departamento:
Projeto
- Captura de fotos e vídeos
- Software de design gráfico
- Codificação web
- Gerenciamento, armazenamento e segurança de arquivos
- Incorporação de arquivo
Gerenciamento de projetos
- Planejamento e acompanhamento do orçamento
- Esboço do projeto
- Criação e acompanhamento de cronograma
- Gerenciamento de tarefas
- Software de gerenciamento de projetos (Trello, Basecamp, etc.)
Criação de conteúdo
Análise
- Conhecimento de software analítico (Google Analytics, plataformas sociais, etc.)
- Rastreamento de dados
- Relatórios
- Gestão de risco
Marketing digital
Como melhorar as habilidades de marketing — 3 objetivos diferentes
Agora que você tem alguns exemplos de habilidades técnicas, pode começar a aprimorar seu currículo. Confira essas dicas para melhorar suas habilidades técnicas em marketing!
1. Obtenha certificações
Treinar e receber certificações lhe darão evidências concretas de uma habilidade específica. Embora você não precise de um certificado para executar tarefas, a papelada e o treinamento provarão que você se importa com seu ofício.
As certificações são um ótimo passo se você quer provar sua fluência em software ou mostrar seu treinamento. Algumas certificações que você pode almejar no reino do marketing incluem o seguinte:
Qualquer uma dessas certificações pode mostrar suas habilidades de marketing digital e publicidade. Conforme novas atualizações e certificados surgem, você pode fazer o treinamento mais recente e continuar aprendendo conforme sua carreira cresce.
Você também pode fazer cursos sem obter uma certificação. Fazer um curso único de vez em quando pode ajudar você a aprender sem tomar muito tempo do seu dia.
2. Use ferramentas para aumentar a eficiência
Suponha que você queira aprimorar suas habilidades de marketing e descobrir como automatizar ou simplificar tarefas com ferramentas. Parte de ter hard skills é saber a melhor maneira de executar um trabalho, o que às vezes pode incluir o uso de uma ferramenta para ajudar.
Por exemplo, digamos que você tenha uma certificação em pesquisa de palavras-chave. Você pode usar ferramentas (como Planejador de palavras-chave do Google, nosso gerador de palavras-chave gratuito) para ajudar a simplificar o processo enquanto encontra palavras-chave de cauda curta e longa.
Saber como usar o Ahrefs, por exemplo, pode fazer de você um mestre em SEO:
Encontrar e construir uma rotina para tarefas técnicas ajudará você a melhorar seu conhecimento e ajudar os outros. Se você tem uma ferramenta excelente que simplifica uma tarefa técnica, você pode compartilhá-la, mas sua expertise é um fator essencial!
3. Leia o conteúdo do setor
Ler é uma opção essencial se você quer melhorar suas hard skills e entender o setor. Encontrar algumas editoras relacionadas a marketing pode ajudar você a monitorar tendências e se manter afiado.
Você não precisa reservar horas por dia para ler conteúdo de marketing. Em vez disso, reserve um tempinho todos os dias para navegar em suas fontes de informação favoritas e ver o que outros especialistas estão dizendo. Alguns exemplos incluem:
Encontre uma maneira que você goste de aprender e persista. Se você quer dicas de marketing na sua caixa de entrada, a MidiaPro tem um boletim informativo gratuito — Revenue Weekly — que pode ajudar você a ficar por dentro das atualizações do setor!
Eram Mestres do nosso ofício.
A MidiaPro é líder no setor de marketing e design.
Marketing digital e competências técnicas — a combinação ideal
Seja expandindo seu conjunto de habilidades ou contratando mais membros experientes para a equipe, entender as habilidades técnicas de marketing pode melhorar sua abordagem. Parte de qualquer estratégia de marketing moderna envolve ter uma presença online sólida, e uma agência de marketing digital pode tirar um pouco do trabalho do seu prato.
A parceria com a MidiaPro dá a você acesso a uma equipe de profissionais de marketing com habilidades técnicas. Nossa equipe é composta por especialistas em marketing que ajudam nossos clientes a expandir seus negócios.
Perguntas frequentes sobre Habilidades Técnicas de Marketing
O que são habilidades técnicas?
Habilidades técnicas são um conjunto de habilidades e conhecimentos especializados usados para executar tarefas, usar ferramentas e atingir objetivos. Todos os setores, de assistência médica a finanças, exigem habilidades técnicas para executar tarefas de trabalho. Habilidades técnicas são características mensuráveis e certificáveis que você pode mostrar ao seu empregador. Se você permanecer em um campo, as habilidades técnicas podem ser transferidas de um emprego para outro, mas provavelmente haverá requisitos diferentes para cada posição. Por exemplo, se você trabalha com design, pode listar sua proficiência no Adobe Photoshop como uma habilidade técnica.
Habilidades sociais vs. habilidades técnicas
Soft skills são características pessoais que ajudam você a trabalhar bem com outras pessoas. Diferentemente de habilidades técnicas, esses atributos podem beneficiá-lo em qualquer local de trabalho. Eles são mais difíceis de medir, mas podem aprimorar suas habilidades técnicas. Alguns exemplos de habilidades sociais incluem: Comunicação, Organização, Tomando uma decisão, Gestão do estresse, Pontualidade e Foco. Ter um conjunto de habilidades bem equilibrado com habilidades técnicas e sociais pode ajudar você a se destacar.
Por que você precisa de habilidades técnicas de marketing?
Habilidades técnicas e sociais são necessárias para ser um membro de equipe completo. Ter habilidades técnicas específicas oferece vantagens como: Destacando suas capacidades, Economizando tempo e dinheiro e Preparando-se para o futuro. Acima de tudo, habilidades técnicas permitem que você forneça melhores serviços para seus clientes. Focar em sua expertise técnica é um ótimo lugar para começar se você quer fazer o melhor trabalho.