O Arrowhead Games e a Sony anunciaram Escalation of Freedom, a maior atualização de Helldivers 2 até à data, que irá introduzir novo conteúdo no jogo, incluindo missões, objetivos e inimigos. Escalation of Freedom tem lançamento marcado para o dia 6 de agosto.
Uma das novidades é o novo nível de dificuldade, CR 10: Super Helldive, que vai colocar à prova a capacidade dos jogadores, com missões intensas e mortíferas onde por exemplo, poderás ter de destruir bases massivas. Em contrapartida, as recompensas destas missões são bem mais significativas.
Os jogadores também irão encontrar uma maior diversidade de missões com novos objetivos e não será necessário chegar até à dificuldade CD 10 para experienciar este conteúdo.
Quanto às novas ameaças, não faltam inimigos para fazer a vida negra aos jogadores. Do lado dos Terminids, temos o regresso do Impaler, que já marcou presença no primeiro jogo. Depois, temos o Spore Charger, que consegue espalhar em seu redor um nevoeiro denso, que usa para emboscar os jogadores. Finalmente, temos o Terminid Alpha Commander, que na prática é um Brood Commander mais poderoso, capaz de chamar outros insetos para o ajudar.
Do lado dos Automatons, os jogadores terão de enfrentar um novo tanque que dispara mísseis e outras surpresas desagradáveis que os produtores não revelaram para já.
Como se tudo isto não bastasse, os Helldivers vão poder explorar um novo bioma constituído por pântanos profundos, cobertos por uma densa névoa, que irá restringir a visibilidade no campo de batalha.
Finalmente, o estúdio vai introduzir uma mudança no funcionamento dos grupos, de forma a impedir o problema do “grief kicking,” que de forma muito resumida consiste na expulsão de jogadores de forma injusta, levando-os a perder todas as recompensas que acumularam durante as missões.
Para ajudar a melhorar esta situação, o estúdio implementou um sistema onde “se um jogador for expulso, irá aparecer numa nova sessão como anfitrião com todo o loot da equipa da sessão anterior.” De realçar que a equipa também não irá perder qualquer item se tiver de expulsar um jogador mal comportado: “A equipa que expulsou o jogador verá uma mensagem no chat a informar que um jogador foi expulso, mas o seu loot permanece inalterado.”
“Com estas alterações, todos os jogadores têm a oportunidade de sair com todo o saque recolhido na missão, sem que nenhum Helldiver fique a perder. Estamos empenhados em fazer alterações que melhorem a experiência do jogador e incentivem uma jogabilidade saudável e cooperativa,” rematou o estúdio.
A atualização também incluirá melhorias de qualidade de vida, em particular ao menu social, que tornará mais fácil jogar entre amigos.
Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios no Twitter ou Threads.