A Amadeus divulgou o relatório “Navegando pelo futuro: como a IA generativa está transformando o setor de viagens”, que demonstra que a inteligência artificial generativa continua sendo um dos principais focos da indústria de Viagens rumo a 2025, mas os desafios estão surgindo à medida que aumenta a escassez de talentos e a pouca segurança dos dados.
Entre os mais de 300 líderes do setor entrevistados, 46% citaram a IA generativa como uma “prioridade máxima” para o próximo ano, à frente de qualquer outra tecnologia. Esse número subiu para 61% na Ásia-Pacífico, o que sugere que a região pode estar pronta para assumir a liderança nessa tecnologia.
Outras tecnologias citadas como prioritárias para 2025 foram:
- Gerenciamento de dados (38%),
- Arquitetura de nuvem (36%),
- Infraestrutura de computação de IA não geradora (34%),
- Tecnologia biométrica (23%).
Globalmente, mais da metade dos líderes de tecnologia de viagens (51%) afirma que a IA generativa já tem uma “presença significativa” no setor de viagens de seu país. Outros 36% esperam que essa presença surja no próximo ano, enquanto 11% esperam que o processo leve de um a dois anos.
Apenas 2% dos líderes de tecnologia de viagens acreditam que levará três anos ou mais para que a IA generativa tenha uma presença significativa no setor de viagens em seu país.
Atualmente, 41% das empresas de viagens dizem que sua organização tem o orçamento e os recursos para implementar a IA generativa, enquanto 87% estão abertas a trabalhar com um provedor externo para desenvolver aplicativos alimentados por IA generativa.
Desafios na implantação da IA generativa
Embora o apoio à implantação da IA generativa no setor de viagens permaneça intacto, a Amadeus conclui que vários desafios estão surgindo.
Quando perguntados sobre o que está atrasando a implantação dessa tecnologia, os líderes do setor responderam da seguinte forma:
- Segurança dos dados – 35%
- Falta de experiência e treinamento em IA generativa – 34%
- Qualidade dos dados e infraestrutura tecnológica inadequada – 33%
- Preocupação com o ROI, falta de casos de uso ou dificuldade de estimar o valor – 30%
- Dificuldade de se conectar com parceiros ou fornecedores – 29%
Hoje, os especialistas em IA generativa estão trabalhando para contratar especialistas e treinar os funcionários existentes para preencher a lacuna de habilidades, ao mesmo tempo em que trabalham para garantir a segurança dos dados e convencer a gerência sênior do valor dos investimentos em IA generativa.
Como a IA generativa pode ser usada?
À medida que o processo de experimentação com a implantação da IA generativa continua, vários casos de uso surgiram no setor de viagens:
- Assistência digital aos viajantes durante a reserva (53%),
- Recomendações de atividades ou locais (48%)
- Geração de conteúdo (47%)
- Ajuda à equipe para atender melhor os clientes (45%)
- Coleta e condensação de feedback pós-viagem (45%)
Qual é o sucesso da implantação da IA generativa?
Os entrevistados da pesquisa buscavam, em ordem de importância, retorno sobre o investimento, satisfação do cliente, melhorias de eficiência e produtividade, métricas de desempenho (exatidão, precisão e relevância) e aumento dos KPIs.
“Na Amadeus, estamos trabalhando para tornar a experiência de viagem melhor para todos, em todos os lugares, e talvez não haja melhor exemplo do que por meio da implantação da IA generativa. Essa é uma tecnologia que tem o potencial de transformar todas as facetas do ecossistema de viagens, melhorando significativamente a experiência do passageiro em cada etapa da viagem. É fundamental que usemos essa nova tecnologia de forma responsável, garantindo a segurança dos dados, a privacidade e a confiabilidade do conteúdo. Chegou a hora de a IA generativa mostrar que pode corresponder às expectativas”
Chief Technology Officer da Amadeus, Sylvain Roy
O relatório completo pode ser baixado aqui.