IA generativa é prioridade para o Turismo, diz Amadeus

IA generativa é prioridade para o Turismo, diz Amadeus

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Divulgação/Grupo HBX

46% dos entrevistados citaram a IA generativa como uma

46% dos entrevistados citaram a IA generativa como uma “prioridade máxima”

A Amadeus divulgou o relatório “Navegando pelo futuro: como a IA generativa está transformando o setor de viagens”, que demonstra que a inteligência artificial generativa continua sendo um dos principais focos da indústria de Viagens rumo a 2025, mas os desafios estão surgindo à medida que aumenta a escassez de talentos e a pouca segurança dos dados.

Entre os mais de 300 líderes do setor entrevistados, 46% citaram a IA generativa como uma “prioridade máxima” para o próximo ano, à frente de qualquer outra tecnologia. Esse número subiu para 61% na Ásia-Pacífico, o que sugere que a região pode estar pronta para assumir a liderança nessa tecnologia.

Outras tecnologias citadas como prioritárias para 2025 foram:

  • Gerenciamento de dados (38%),
  • Arquitetura de nuvem (36%),
  • Infraestrutura de computação de IA não geradora (34%),
  • Tecnologia biométrica (23%).

Globalmente, mais da metade dos líderes de tecnologia de viagens (51%) afirma que a IA generativa já tem uma “presença significativa” no setor de viagens de seu país. Outros 36% esperam que essa presença surja no próximo ano, enquanto 11% esperam que o processo leve de um a dois anos.

Apenas 2% dos líderes de tecnologia de viagens acreditam que levará três anos ou mais para que a IA generativa tenha uma presença significativa no setor de viagens em seu país.

Atualmente, 41% das empresas de viagens dizem que sua organização tem o orçamento e os recursos para implementar a IA generativa, enquanto 87% estão abertas a trabalhar com um provedor externo para desenvolver aplicativos alimentados por IA generativa.

Desafios na implantação da IA generativa

Embora o apoio à implantação da IA generativa no setor de viagens permaneça intacto, a Amadeus conclui que vários desafios estão surgindo.

Quando perguntados sobre o que está atrasando a implantação dessa tecnologia, os líderes do setor responderam da seguinte forma:

  • Segurança dos dados – 35%
  • Falta de experiência e treinamento em IA generativa – 34%
  • Qualidade dos dados e infraestrutura tecnológica inadequada – 33%
  • Preocupação com o ROI, falta de casos de uso ou dificuldade de estimar o valor – 30%
  • Dificuldade de se conectar com parceiros ou fornecedores – 29%

Hoje, os especialistas em IA generativa estão trabalhando para contratar especialistas e treinar os funcionários existentes para preencher a lacuna de habilidades, ao mesmo tempo em que trabalham para garantir a segurança dos dados e convencer a gerência sênior do valor dos investimentos em IA generativa.

Como a IA generativa pode ser usada?

À medida que o processo de experimentação com a implantação da IA generativa continua, vários casos de uso surgiram no setor de viagens:

  • Assistência digital aos viajantes durante a reserva (53%),
  • Recomendações de atividades ou locais (48%)
  • Geração de conteúdo (47%)
  • Ajuda à equipe para atender melhor os clientes (45%)
  • Coleta e condensação de feedback pós-viagem (45%)

Qual é o sucesso da implantação da IA generativa?

Os entrevistados da pesquisa buscavam, em ordem de importância, retorno sobre o investimento, satisfação do cliente, melhorias de eficiência e produtividade, métricas de desempenho (exatidão, precisão e relevância) e aumento dos KPIs.

Divulgação

Sylvain Roy

Sylvain Roy

“Na Amadeus, estamos trabalhando para tornar a experiência de viagem melhor para todos, em todos os lugares, e talvez não haja melhor exemplo do que por meio da implantação da IA generativa. Essa é uma tecnologia que tem o potencial de transformar todas as facetas do ecossistema de viagens, melhorando significativamente a experiência do passageiro em cada etapa da viagem. É fundamental que usemos essa nova tecnologia de forma responsável, garantindo a segurança dos dados, a privacidade e a confiabilidade do conteúdo. Chegou a hora de a IA generativa mostrar que pode corresponder às expectativas”

Chief Technology Officer da Amadeus, Sylvain Roy

O relatório completo pode ser baixado aqui.

Source link

Leia mais sobre

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

Amplificando ativos de marketing digital com email marketing
Estratégias de marketing

Amplificando ativos de marketing digital com email marketing
Estratégias de marketing

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!