O banco BV, do grupo Votorantim e do Banco do Brasil, é uma delas. Em 2022, o setor de crédito da empresa criou o Núcleo de Experimentação Otimizada (Nexo), célula de inovação que usa inteligência artificial para tentar resolver a dor dos clientes na contratação ou renegociação de um empréstimo ou financiamento. Em quatro anos, o núcleo gerou R$ 150 milhões em negócios com o desenvolvimento e aplicação de soluções integradas, em parceria com empresas brasileiras e startups.
Por meio do Nexo, o banco desenvolveu um score psicométrico, em parceria com a fintech israelense Innovative Assessments, para avaliar as características e variáveis comportamentais dos clientes como parte do processo de análise de crédito. De janeiro a junho deste ano, a psicometria, aplicada para otimizar produtos e serviços do banco, foi responsável por 48% (R$ 32 milhões) dos negócios gerados pelo Nexo.
O investimento do banco BV em inovação está alinhado ao crescimento do crédito no Brasil. De acordo com o Banco Central, as concessões de empréstimos no país aumentaram 1,0% em agosto na comparação com o mês anterior. Ao mesmo tempo, o estoque total de crédito subiu 0,9% no período, atingindo R$ 6,12 trilhões.