IA para Executivos: como usar inteligência artificial para melhorar os resultados da sua empresa

IA para Executivos: como usar inteligência artificial para melhorar os resultados da sua empresa

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Por Rafael Ataide.

Não tem para onde fugir: a inteligência artificial é um novo ativo essencial para os negócios. Contudo, eu não falo apenas sobre sua aplicação em tarefas repetitivas e rotineiras, como muito se tem falado nos últimos anos. Esse também é um uso importante, é claro, mas é preciso dar mais atenção para a IA a nível de tomadas de decisão.

Sim, executivos também devem começar a usar a tecnologia para auxiliar nas estratégias que orientam a empresa. Pode até assustar a princípio, ter ajuda de um robô para definir pontos fundamentais do negócio, mas a realidade é que a IA potencializa esse processo e tem o poder de melhorar os resultados em diversas áreas, inclusive trazendo impactos robustos no EBITDA.

O que, então, transcende a automação de tarefas? Em poucas palavras, a análise preditiva. Tomar decisões com base em dados é sempre necessário, e a tecnologia traz consigo a capacidade de calcular os melhores cenários e probabilidades. A vantagem competitiva no mercado fica evidente.

Assim, você, executivo, deve compreender como estar na vanguarda da adoção da IA nesse sentido. Muitas empresas já vêm experimentando e os efeitos são claros: redução de custos operacionais, aumento da eficiência, melhoria na qualidade dos serviços e produtos, redução de erros e retrabalhos; tudo isso permitindo que os colaboradores se concentrem em atividades de maior valor agregado, o que resulta em equipes mais engajadas e na maximização do potencial humano. Agora, a hora é de trazer todo esse potencial para a alta diretoria.

O melhor a fazer para a aplicação da inteligência artificial em qualquer setor é um investimento inicial robusto na busca por tecnologias que façam sentido para o negócio, assim como encontrar talentos e treinamentos específicos para desenvolver projetos e inovações relacionadas, que podem trazer benefícios diretos na evolução da empresa. Alinhar o investimento aos objetivos da companhia é crucial e forma a base para todos os usos de IA daí para frente, tanto na operação quanto na parte de estratégia.

Os desafios podem e provavelmente vão surgir conforme todos nós aprendemos mais sobre essa nova realidade. Mas enfrentá-los e aprender com eles é o que constrói os líderes visionários.

O mercado é altamente competitivo, a IA seguirá evoluindo e ainda mais soluções vão surgir daqui para frente. Tomar decisões sem auxílio da tecnologia será cada vez mais improvável dentro de um contexto onde os dados dominam o ecossistema de negócios. Portanto, é melhor estar na dianteira do que ficar para trás.

*Com experiência em ciência de dados e inteligência artificial, Rafael Ataide já passou pela gestão de e-commerces, estratégias de CRM e implementação de algoritmos de machine learning em empresas multinacionais. Hoje está à frente do Hub de Data & Tech da Adtail como diretor, promovendo constantes inovações e processos para facilitar o dia a dia da operação e do cliente.

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!