Jogos são divertidos, mas em muitos deles é comum se ver preso em partes que são um tanto repetitivas ou consideradas chatas por algumas pessoas. De acordo com a nova patente da Sony, é possível que no futuro você possa escolher que a IA do console jogue essas partes por você.
A nova patente da empresa descreve um “Modo de Reprodução Automática”, cujo objetivo principal é justamente permitir que os jogadores “pulem” ou não precisem se estressar com certas partes de um jogo, tendo assim um potencial de alterar de forma significativa essa experiência. Saiba mais detalhes.
Leia também:
Sony pode estar considerando lançar Helldivers 2 no Xbox Series X/S
Community Game Help será a nova função do PS5 que ajudará os jogadores a platinar os jogos
IA poderia aprender o seu estilo de jogar nas fases mais repetitivas
A Sony é, sem dúvidas, uma das empresas mais famosas e ativas na indústria dos jogos, e exatamente por isso novidades nesse segmento acabam se tornando grandes notícias para os jogadores. A empresa segue em uma maré de grandes notícias, principalmente porque é esperado que ela vá lançar o PS5 Pro no mercado ainda esse ano.
A mesmo tempo, ela também parece estar emprenhada em trazer mais recursos que mudem a forma como as pessoas interagem com seus jogos atualmente, e essa patente pode ser um passo nesse caminho.
O “Modo de Reprodução Automática” descrito na patente utiliza um sistema de IA para aprender e simular o estilo de jogo dos usuários, com base em dados fornecidos por serviços em nuvem, como a PlayStation Network (PSN).
No documento eles também citam algumas ideias para a implementação desse tipo de tecnologia, como substituir o jogador em momentos de jogabilidade muito repetitiva, como por exemplo aquele momento que é preciso enfrentar e acabar com inimigos secundários e em grande quantidade, ou até mesmo em momentos de jogabilidade que são muito precisos e por isso precisam ser repetidos diversas vezes.
Isso permite que o sistema identifique essas seções de jogabilidade que podem ser consideradas repetitivas e ofereça aos jogadores a opção de pular esses trechos, mantendo-os envolvidos e entretidos durante toda a experiência de jogo.
Sony sugere uso em partes maçantes de jogos
Embora a ideia de um sistema de IA controlando partes do jogo possa ser controversa para alguns, a Sony sugere que essa funcionalidade poderia ser particularmente útil para jogadores enfrentando jogos longos ou com muita “moagem” repetitiva.
Com a capacidade de ativar o “Modo de Reprodução Automática” em momentos específicos ou receber notificações quando se aproximar de seções consideradas repetitivas, os jogadores teriam mais controle sobre sua experiência de jogo.
Além disso, a patente sugere que o sistema não se limitaria apenas aos jogos da Sony, mas poderia ser implementado em jogos de terceiros, ampliando seu potencial impacto na indústria como um todo. Isso poderia trazer uma mudança significativa na forma como os jogos são projetados e jogados, até mesmo fazendo com que os desenvolvedores respondam à demanda dos jogadores por experiências de jogo mais dinâmicas e envolventes.
Mas, é importante ressaltar que embora essa nova tecnologia apresente um potencial bem interessante e até promissor, ainda não está claro quando ou em quais sistemas ela será implementada (ou se será mesmo). Com a Sony também explorando outras áreas relacionadas à IA, como a adaptação de transmissões de vídeo de jogos com base no feedback do espectador, pode ser apenas mais uma opção que poderá ser trabalhada para trazer para a prática, ou apenas descartada com o tempo.
Fonte: gamerant
Source link