IA vai ajudar a integrar dados do governo, diz ministra – 17/01/2025 – Painel

IA vai ajudar a integrar dados do governo, diz ministra - 17/01/2025 - Painel

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

A ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) defende a regulamentação da inteligência artificial no país e afirma que a tecnologia vai ajudar a ampliar a capacidade de planejamento do governo federal ao integrar dados que hoje estão pulverizados entre vários ministérios e entes federados.

No começo de dezembro, o Senado aprovou o projeto que traz regras para a inteligência artificial. O texto autoriza, entre outras coisas, o reconhecimento facial para coleta de provas e auxiliar em prisões, além de incluir permissões para uso da tecnologia. A ministra afirma que acompanha a tramitação na Câmara.

“Nossa premissa é que a gente tenha mais autonomia nos nossos dados e na nossa capacidade de sistematizá-los”, afirma. Com esse objetivo, prossegue, o governo está ampliando a capacidade na nuvem do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e da Dataprev (empresa de tecnologia da Previdência).

“Essa é uma questão que o presidente Lula (PT) fala muito, para que a gente possa ter mais capacidade de planejamento. Porque hoje muitos dos nossos dados são pulverizados, eles não se integram. E a inteligência artificial vai ajudar a integrar esses dados”, complementa.

Ela cita como exemplo a resposta às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no ano passado, com a decisão do governo de conceder auxílio de R$ 5.100 aos atingidos. “Tinha a imagem de satélite da mancha das áreas afetadas. Aí tem que pegar o dado daquela cidade atingida, a rua, o IPTU. Tem que olhar se tem Bolsa Família, se não tem, quem está contemplado. Quando você vai cruzar esses dados, é uma loucura.”

“Nós precisamos cruzar esse conjunto de dados que as instituições historicamente produzem, de modo a ter uma capacidade de planejamento muito maior no Brasil e de maior acerto de eficiência, de diminuir desperdício”, ressalta.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!