IA vai mudar a sua vida, segundo anúncio da OpenAI no Super Bowl

IA vai mudar a sua vida, segundo anúncio da OpenAI no Super Bowl

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

A OpenAI estreou no Super Bowl – maior evento esportivo dos Estados Unidos – com um anúncio no fim de semana. No vídeo, de um minuto, a desenvolvedora do ChatGPT coloca a inteligência artificial (IA) ao lado de outras inovações da humanidade – desde o domínio do fogo até a exploração espacial. A mensagem era: a IA vai mudar a sua vida.

O anúncio traçou a evolução tecnológica da humanidade transformando pontos abstratos em imagens icônicas até culminar em aplicações da IA. O estilo da animação se inspirou fortemente no pontilhismo para aproveitar a principal característica visual do ChatGPT: o pontinho. “Todo progresso tem um ponto de partida”, diz o slogan no final do vídeo.

Assista abaixo ao anúncio da OpenAI transmitido no Super Bowl:

Anúncio da OpenAI custou US$ 14 milhões e não foi feito por IA

Para transmitir o anúncio curto no primeiro tempo do Super Bowl, a OpenAI pagou US$ 14 milhões (aproximadamente R$ 81 milhões), segundo o Verge. Ele foi desenvolvido sob a gestão da nova diretora de marketing (CMO) da OpenAI, Kate Rouch.

Imagem com mão de pessoa e mão de robô sobre teclado de notebook, como se humano e robô estivesse usando o computador juntos, com logomarca da OpenAI em cima da mão do robô para ilustrar conceito do Operator, novo agente de inteligência artificial da empresa
IA da OpenAI atuou em algumas etapas da concepção do anúncio transmitido no Super Bowl (Imagem: Gorodenkoff – Shutterstock / Montagem: Pedro Spadoni – Olhar Digital)

O processo criativo por trás do anúncio envolveu IA – o Sora, modelo da OpenAI, naturalmente. A equipe o usou nas etapas de rascunhos e experimentações. Porém, a versão final da animação foi criada inteiramente por artistas humanos.

“Como fizemos isso num cronograma bem apertado, ajudou muito os [profissionais] criativos a prototipar, experimentar com ângulos de câmera, e coisas assim, tudo para acelerar o processo”, disse Kate, segundo a Fast Company.

O foco da CMO foi conversar com os 400 milhões de usuários do ChatGPT sobre o que exatamente ele pode fazer. E o timing dessa atitude é interessante. Afinal, vem pouco depois do lançamento da “IA de raciocínio” da chinesa DeepSeek, que abalou o mercado (saiba mais nesta edição da coluna Fala AI no Olhar Digital News).

Leia mais:

Dose de contexto

Além disso, o anúncio estreia em meio ao crescimento da preocupação sobre o impacto social da IA, conforme apontado pelo Verge. Em paralelo, a empresa está prestes a fechar um acordo que a tornaria uma das startups mais valiosas do mundo.

Logo da OpenAI em um smartphone
Para OpenAI, IA é a ferramenta mais poderosa já inventada pelos humanos (Imagem: TY Lim/Shutterstock)

O site questionou Kate sobre possíveis críticas a comparar IA com inovações fundamentais, como a roda e o domínio do fogo. A CMO respondeu o seguinte: “Acreditamos fundamentalmente no poder transformador dessa tecnologia. Ela é central para tudo o que fazemos.”

O CEO da OpenAI, Sam Altman, escreveu sobre o que chamou de “Era da Inteligência” numa postagem de blog em setembro de 2024. Agora, a CMO começou a apresentar essa ideia ao grande público – a começar pelos fãs do Super Bowl.


Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!