Tudo sobre ChatGPT
Tudo sobre OpenAI
A OpenAI estreou no Super Bowl – maior evento esportivo dos Estados Unidos – com um anúncio no fim de semana. No vídeo, de um minuto, a desenvolvedora do ChatGPT coloca a inteligência artificial (IA) ao lado de outras inovações da humanidade – desde o domínio do fogo até a exploração espacial. A mensagem era: a IA vai mudar a sua vida.
O anúncio traçou a evolução tecnológica da humanidade transformando pontos abstratos em imagens icônicas até culminar em aplicações da IA. O estilo da animação se inspirou fortemente no pontilhismo para aproveitar a principal característica visual do ChatGPT: o pontinho. “Todo progresso tem um ponto de partida”, diz o slogan no final do vídeo.
Assista abaixo ao anúncio da OpenAI transmitido no Super Bowl:
Anúncio da OpenAI custou US$ 14 milhões e não foi feito por IA
Para transmitir o anúncio curto no primeiro tempo do Super Bowl, a OpenAI pagou US$ 14 milhões (aproximadamente R$ 81 milhões), segundo o Verge. Ele foi desenvolvido sob a gestão da nova diretora de marketing (CMO) da OpenAI, Kate Rouch.
O processo criativo por trás do anúncio envolveu IA – o Sora, modelo da OpenAI, naturalmente. A equipe o usou nas etapas de rascunhos e experimentações. Porém, a versão final da animação foi criada inteiramente por artistas humanos.
“Como fizemos isso num cronograma bem apertado, ajudou muito os [profissionais] criativos a prototipar, experimentar com ângulos de câmera, e coisas assim, tudo para acelerar o processo”, disse Kate, segundo a Fast Company.
O foco da CMO foi conversar com os 400 milhões de usuários do ChatGPT sobre o que exatamente ele pode fazer. E o timing dessa atitude é interessante. Afinal, vem pouco depois do lançamento da “IA de raciocínio” da chinesa DeepSeek, que abalou o mercado (saiba mais nesta edição da coluna Fala AI no Olhar Digital News).
Leia mais:
Dose de contexto
Além disso, o anúncio estreia em meio ao crescimento da preocupação sobre o impacto social da IA, conforme apontado pelo Verge. Em paralelo, a empresa está prestes a fechar um acordo que a tornaria uma das startups mais valiosas do mundo.
O site questionou Kate sobre possíveis críticas a comparar IA com inovações fundamentais, como a roda e o domínio do fogo. A CMO respondeu o seguinte: “Acreditamos fundamentalmente no poder transformador dessa tecnologia. Ela é central para tudo o que fazemos.”
O CEO da OpenAI, Sam Altman, escreveu sobre o que chamou de “Era da Inteligência” numa postagem de blog em setembro de 2024. Agora, a CMO começou a apresentar essa ideia ao grande público – a começar pelos fãs do Super Bowl.