Compreendendo a importância da marca para as empresas

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Por que a marca é importante: Principais conclusões

  • Branding refere-se à criação de uma identidade única para seu negócio ou ofertas por meio de mensagens de marketing , embalagens ou experiências do cliente.
  • A marca é importante para as empresas porque uma marca forte cria uma impressão memorável.
  • Construir relacionamentos e promover conexões com seu público, que podem eventualmente se tornar clientes fiéis, também são alguns dos benefícios da marca para as empresas.

Seja você uma corporação multifranquia ou uma loja humilde na esquina, você não pode negar os benefícios da marca para o seu negócio. Uma marca forte lhe dá um caráter distinto e desperta sentimentos positivos do seu público, encorajando-os a fazer transações com você.

Se você quer entender a importância do branding para o seu negócio e como pode usar essa estratégia, continue lendo.

O que é uma marca?

Uma marca é um negócio ou um produto que os consumidores percebem como tendo uma identidade única.

Sua marca não é apenas seu logotipo, nome comercial ou cores do site. São vários componentes que trabalham juntos.

Você pode criar sua marca por meio de design estratégico, mensagens e embalagens. Juntos, esses elementos diferenciarão seu produto ou negócio dos concorrentes.

Simplificando, sua marca é o que você oferece, por que você está fornecendo isso e o que a torna diferente ou melhor dos concorrentes. Ela comunica ao seu público-alvo o que eles podem esperar de seus produtos e serviços.

O que é branding?

Branding refere-se à criação de uma identidade de marca única para um produto ou negócio por meio de mensagens, design, embalagens e eventos.

Essa estratégia ajuda seu público-alvo  a reconhecer facilmente sua empresa ou ofertas entre seus concorrentes.

Veja os M&Ms, por exemplo. Um dos doces mais populares, os M&M’s são facilmente reconhecíveis por seus personagens.

Compreendendo a importância da marca para as empresas

“Crie uma impressão duradoura para seu público mantendo seu logotipo, estética, tom de voz e estilo marcantes e consistentes”, diz Danélle Wright, gerente de projetos interativos da MidiaPro.

A importância da marca

Branding é uma estratégia importante para empresas porque cria uma identidade notável que as diferencia de seus concorrentes. Branding também fornece uma experiência consistente para seus clientes em potencial, promovendo o reconhecimento e a familiaridade da marca.

“A marca vai além da aparência. É o cerne da sua identidade , o elemento distintivo entre você e seus concorrentes.”

Sua marca é a promessa que você faz aos seus clientes. Quem você é, quem você quer ser e quem as pessoas percebem que você é são as razões pelas quais o branding é importante.

10 benefícios da marca

Aqui estão os 10 principais motivos pelos quais a marca é importante para o sucesso do seu negócio.

Benefícios da marca para empresas

  1. Diferenciação
  2. Reconhecimento
  3. Confiança e credibilidade
  4. Fidelização do cliente
  5. Valor da marca
  6. Conexão emocional
  7. Posicionamento de mercado
  8. Consistência
  9. Advocacia da marca
  10. Crescimento empresarial

1. Diferenciação

Criar uma identidade de marca única e reconhecível ajuda sua empresa a se destacar dos concorrentes. Ela permite que os clientes reconheçam e se lembrem de seus produtos e serviços de outros com ofertas semelhantes.

Trabalhe no posicionamento da sua marca para destacar sua singularidade, o que atrai clientes.

2. Reconhecimento

Proporcionar uma experiência de marca consistente facilita a construção do reconhecimento ou da familiaridade com a marca.

Quando seus clientes estão familiarizados com sua marca, eles têm mais probabilidade de escolher seus produtos e serviços em vez de outros. Algo tão simples quanto escolher as cores da sua marca de assinatura pode aumentar o reconhecimento da marca em 80% entre seu público.

“As marcas mais famosas do mundo podem ser facilmente reconhecidas, às vezes por um único elemento, mas também pela mensagem e marca fortes e consistentes que construíram ”, compartilha Danélle. “Essa imagem de marca consistente cria confiança e dedicação, tornando-as insubstituíveis para seus públicos.”

3. Confiança e credibilidade

Se sua marca ressoar com seu público-alvo, ela inspirará confiança neles. Outro aspecto importante do branding em marketing é que uma marca bem estabelecida pode comunicar seus valores, qualidade e confiabilidade, facilitando a publicidade e a promoção de seus produtos.

“Mesmo um produto de primeira linha pode passar despercebido na multidão sem uma marca poderosa para liderá-lo”, ressalta Danélle.

4. Fidelização do cliente

Uma marca consistente promove a fidelidade do cliente e incentiva visitas recorrentes e compras futuras.

Quando os clientes têm experiências positivas com sua marca, é mais provável que eles se tornem defensores leais e recomendem sua marca a outras pessoas on-line ou pelo boca a boca, permitindo que você construa uma base de clientes maior ao longo do tempo.

5. Valor da marca

Uma marca forte traz mais dinheiro. Quando você aumenta o valor da sua marca e a confiança com seu público, isso pode levar a uma demanda maior do cliente, mais vendas e menor sensibilidade ao preço.

Na verdade, 43% dos consumidores gastam seu dinheiro em marcas às quais são leais.

6. Conexão emocional

Uma marca eficaz explora as emoções e cria uma conexão com seus clientes. Quando as pessoas se sentem emocionalmente conectadas a uma marca, elas desenvolvem um senso de lealdade e afinidade. Sua marca pode até apresentar funcionários engajados que têm orgulho de trabalhar em sua empresa.

Branding vai além de apenas ser reconhecido. É a representação pessoal da sua empresa, a comunicação que conecta com seu público-alvo e o vínculo emocional com os clientes que os transforma em apoiadores dedicados.

7. Posicionamento de mercado

Sua marca ajuda a posicionar seu negócio no mercado e a atingir clientes específicos. Seu posicionamento de marketing, incluindo sua proposta de valor única , deve ser traduzido em sua marca visual, conteúdo, produto e esforços de marketing.

8. Consistência

Das suas campanhas de marketing e conteúdo de mídia social à embalagem do seu produto e estilo de comunicação, a marca garante consistência em todas as plataformas e canais. Uma voz e tom de marca consistentes criam uma experiência de marca coesa, reforçando os valores e a personalidade da sua marca.

9. Advocacia da marca

Quando sua marca cultiva uma comunidade de clientes fiéis, eles se tornam defensores da marca. Isso significa que eles promovem e defendem ativamente sua marca, contribuem para o marketing boca a boca positivo e expandem sua base de clientes.

10. Crescimento empresarial

Por fim, o branding desempenha um papel fundamental na condução da receita empresarial. Com maior visibilidade da marca, você atrai novos clientes e ganha a confiança deles, o que leva ao aumento das vendas.

Na verdade, uma apresentação consistente da sua marca pode ajudar você a aumentar sua receita em 23% . Além disso, quanto mais seu negócio cresce, mais candidatos em potencial querem trabalhar para sua marca.

Exemplos de boa marca

Agora que sabemos o que torna uma marca boa, vamos analisar cinco exemplos de empresas que fazem isso bem e por que o branding é importante para seu sucesso.

1. Microsoft

Compreendendo a importância da marca para as empresas

Tipo de marca: Corporativa

Um dos exemplos mais reconhecíveis vem da marca líder mundial em tecnologia. A Microsoft visa oferecer software e soluções simplificadas para seus clientes. Seu ícone de quatro blocos representa as diferentes áreas de foco no ecossistema da Microsoft. O design em formato de janela tem como objetivo evocar o principal produto de software da empresa, o Windows. Quatro caixas simples de cores projetam a missão da empresa, o conjunto de produtos e a identidade corporativa.

2. Starbucks

Compreendendo a importância da marca para as empresas

Tipo de marca: Produto

logotipo verde e branco em uma xícara de café branca é tudo o que você precisa para reconhecer a principal marca de café. Quando você pensa em tomar uma xícara rápida de café, sua mente automaticamente pensa na Starbucks. Seu café de qualidade e sistema de pedidos consistente em todas as filiais são elementos que contribuem para sua forte marca de produto.

3. Tony Robbins

Página inicial do site de Tony Robbins

Tipo de marca: Pessoal

Tony Robbins se tornou uma marca depois de muitos anos como um estrategista de vida e negócios respeitável. Ele ajuda outras pessoas a criarem a vida dos seus sonhos por meio de programas de coaching, seminários e livros. As pessoas o reconhecem pela maneira como ele se conecta com seu público e exibe sua personalidade carismática com uma motivação energética para ter sucesso. Sua equipe comercializa seus produtos e serviços usando imagens profissionais em todas as plataformas online.

4. Torre Eiffel

Compreendendo a importância da marca para as empresas

Tipo de marca: Geográfica

Atrações turísticas e áreas de beleza natural diferenciam cidades, regiões e até países de outros grupos demográficos. A Torre Eiffel é instantaneamente reconhecida como um ícone nacional francês , e muitas empresas na região usam essa imagem para identificar sua localização. Outro exemplo de marca geográfica francesa são os vinhedos na região de Champagne que alavancam sua localização para vender vinhos premium.

5. Airbnb

Página inicial do site Airbnb, incluindo listagens atuais

Tipo de marca: Serviço

O Airbnb surgiu como uma empresa de sucesso em um curto período. Sua missão é fornecer experiências de viagem únicas e atendimento e suporte convenientes ao cliente. O logotipo em forma de coração em cores suaves se conecta com os clientes em um nível emocional, transmitindo a ideia de comunidade e compaixão. O Airbnb compartilha conteúdo que cria visões incríveis com um tom de voz inspirador e criativo.

Perguntas frequentes sobre marca

Vamos responder algumas de suas perguntas sobre branding:

  1. Quais são os diferentes tipos de branding nos negócios?
  2. Qual é a diferença entre branding e marketing?
  3. Quais são algumas práticas recomendadas de branding para PMEs?

Continue lendo para saber as respostas!

1. Quais são os diferentes tipos de branding nos negócios?

Existem diferentes tipos de branding nos negócios que vale a pena destacar:

  • Marca pessoal — uma marca associada a uma pessoa
  • Branding de produto — o tipo mais comum baseado em um produto
  • Branding de serviço — branding focado no serviço que uma pessoa ou empresa fornece
  • Branding de varejo — um tipo de branding conectado a lojas e varejistas que vendem produtos específicos
  • Branding cultural e geográfico — branding que é impactado pelas convenções locais do seu público-alvo
  • Branding corporativo — branding focado na aparência e no sucesso de um negócio
  • Branding online — toda a comunicação e branding que acontece online ou digitalmente
  • Branding offline — toda a comunicação e branding offline, como embalagens
  • Co-branding — duas ou mais marcas que fazem parceria para o mesmo produto ou serviço
  • Branding de ingredientes — a obtenção de um componente de um produto ou negócio

2. Branding vs. marketing: quais são as diferenças?

Embora tanto a marca quanto o marketing sejam importantes para o crescimento do seu negócio, eles são duas estratégias diferentes.

O branding cria a identidade e a reputação da sua empresa ou produto. Enquanto isso, o marketing inclui estratégias e campanhas que promovem sua marca para seu público-alvo.

3. Quais são algumas práticas recomendadas de branding para PMEs?

Aqui estão algumas dicas de branding para pequenas e médias empresas:

1. Defina o propósito e a identidade da sua marca

O propósito da sua marca é o porquê do seu negócio ou produto .

Por que seu negócio existe? Por que você desenvolveu seu produto ou serviço? Qual ponto problemático seu produto está tentando resolver?

Estas são algumas das perguntas que podem ajudar você a definir o propósito da sua marca.

Enquanto isso, sua identidade de marca mostra a personalidade da sua empresa. Além do seu logotipo e identidade visual, sua identidade de marca também reflete os valores da sua empresa e seu tom de voz ao se comunicar com seu público.

2. Determine seu público-alvo

Seu público-alvo são seus clientes ou prospectos pretendidos. Eles provavelmente se beneficiarão de seu produto ou serviço.

Ao definir seu público-alvo, seja específico e considere:

  • Dados demográficos (como localização, idade e renda)
  • Dados firmográficos (como setor, localização e tamanho)
  • Psicografia (como estilo de vida, hobbies e valores)

3. Elabore sua estratégia de marca

Sua estratégia de marca é seu plano de longo prazo que descreve como você criará relacionamento com seu mercado-alvo e promoverá a fidelidade à medida que sua marca cresce e evolui.

Ao criar sua estratégia de marca, pense nela como um roteiro que sua equipe pode usar como referência ao se comunicar com seu público e representar seu negócio. Ela deve definir claramente o propósito de sua marca.

4. Crie um guia de estilo de marca

Um guia de estilo de marca detalha o uso adequado do seu logotipo, dos elementos visuais da marca e do tom ou voz ao se comunicar com seu público.

Seu guia de estilo de marca instila consistência entre os membros da sua equipe ao se comunicar com seu público, independentemente da plataforma. Ao criar seu guia de estilo de marca, garanta que você tenha diretrizes para seus elementos visuais, como fontes e cores.

Inclua detalhes sobre a voz e o tom da sua marca também. Sua marca se comunica casualmente com seu público como um amigo? Ou você deve soar como um colega que usa linguagem profissional?

Você também pode listar o que fazer e o que não fazer ao usar seu logotipo. Especifique palavras que você quer que sua empresa use e termos que você nunca deve usar.

Conecte-se com seus clientes por meio da marca

Branding é um investimento crítico se você está procurando expandir seu negócio, aumentar o tráfego do site e impulsionar sua visibilidade online e reconhecimento de marca. Nossa equipe na MidiaPro revisará seus objetivos estratégicos e criará um plano que se alinhe perfeitamente com suas metas de branding.

Pronto para ter uma marca de destaque? Entre em contato conosco online para falar com um de nossos estrategistas!

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