Vídeos de formato curto estão rapidamente se tornando ferramentas necessárias nos arsenais de marketing de mídia social das empresas. Por meio de vídeos, os profissionais de marketing podem aumentar a associação da marca em 139%!
Com grandes plataformas como Instagram Reels e TikTok disponíveis para marcas usarem para se conectar com grandes públicos, não é surpresa que haja um debate “Instagram Reels vs. TikTok”. Ambas as plataformas de mídia social dão às marcas a chance de expressar suas personalidades por meio de vídeos divertidos e que chamam a atenção.
Dito isto, o que é a diferença entre Instagram Reels e TikTok? Neste artigo, estamos abordando o debate “Instagram Reels vs. TikTok”, os recursos de criação de vídeo que ambas as plataformas oferecem aos usuários e qual delas pode ser a melhor escolha para os esforços de mídia social do seu negócio.
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O que são Instagram Reels?
Instagram Reels são vídeos verticais que aparecem na aba Reels no Instagram. Assim como seu feed normal do Instagram, os Reels são formatados para que os usuários simplesmente rolem para obter quantidades infinitas de conteúdo de vídeo ininterrupto.
Os Instagram Reels são curtos, com duração de apenas 90 segundos. Eles dão à sua empresa a oportunidade de mostrar a personalidade da sua marca enquanto ainda promove seus produtos ou serviços.
Instagram Reels para empresas
Nos últimos anos, o Instagram vem migrando para conteúdo em vídeo, então compartilhar Reels pode ajudar você a ganhar a preferência do algoritmo do Instagram.
Com o Instagram Reels, as empresas podem criar conteúdo de vídeo orgânico que não é necessariamente estilizado com gráficos e fundos, mas ainda assim chama a atenção. Alguns dos tipos mais comuns de conteúdo de vídeo que as empresas postam em seu feed do Reels incluem:
- Lançamentos de produtos
- Demonstrações de produtos
- Colaborações com influenciadores e celebridades
- Vídeos de “bastidores” sobre a marca
O que é TikTok?
TikTok é uma plataforma de mídia social de compartilhamento de vídeos que tomou conta da Internet nos últimos anos. Mais de 3 bilhões de pessoas baixaram o aplicativo desde que ele entrou na cena da mídia social em 2017 e, até o final deste ano, o número de usuários ativos deve crescer para 5 bilhões!
Ao contrário do Reels, que é um recurso adicional dentro da plataforma do Instagram, a plataforma do TikTok é dedicada exclusivamente a conteúdo de vídeo de formato curto, de até 10 minutos de duração. Isso significa que usuários e empresas precisam ser criativos com seu conteúdo de vídeo para atingir o público e causar impacto.
TikTok para negócios
Empresas que usam o TikTok têm a oportunidade de aumentar significativamente a visibilidade e o reconhecimento de sua marca por causa de sua vasta base de usuários. Se o público-alvo da sua marca for ativo na plataforma, você deve considerar entrar no movimento do TikTok.
O TikTok é um lugar para os usuários descobrirem coisas novas — um estudo do TikTok mostrou que 67% dos usuários foram inspirados pela plataforma para fazer compras, mesmo quando não estavam procurando fazer isso em primeiro lugar. Então, qual lugar melhor para você anunciar sua marca e atingir públicos do que o TikTok?
Alguns dos tipos mais comuns de conteúdo que as empresas publicam em suas páginas do TikTok incluem:
- Vídeos pareados com músicas ou sons em alta
- Colaborações de influenciadores
- Demonstrações de produtos
- Vídeos humorísticos e descontraídos
Como o Reels e o TikTok se comparam?
A diferença entre Instagram Reels e TikTok se resume às capacidades e recursos gerais de cada plataforma. Vamos dar uma olhada em como os dois se comparam quando se trata de ferramentas específicas e características de conteúdo.
Duração do vídeo
Desde seus lançamentos iniciais, ambos os aplicativos maximizaram suas capacidades de duração de vídeo, pois mais usuários passaram a usar vídeos para anúncios e conteúdo empresarial criativo.
TikTok
O TikTok originalmente permitia vídeos de até um minuto de duração. Agora, como mencionamos anteriormente, você pode postar vídeos de até 10 minutos de duração! Esta é uma ótima notícia para empresas que buscam postar vídeos mais longos em suas páginas, e dá a elas mais flexibilidade com a criação de vídeos.
Reels do Instagram
O Instagram Reels só permite vídeos de até 90 segundos de duração, então se você estava planejando fazer um vídeo de 10 minutos lá, pense novamente. Mas não se preocupe porque os dados mostraram que vídeos mais curtos são ideais para essas plataformas!
Capacidades de anúncios
Ambas as plataformas oferecem oportunidades de publicidade para maximizar o alcance da sua marca.
TikTok
O TikTok oferece publicidade paga para empresas que buscam fazer um pouco mais do que apenas marketing orgânico. As empresas no TikTok têm a opção de escolher entre vários formatos de anúncios pagoscomo:
- Anúncios TopView: Os primeiros vídeos que os usuários veem quando abrem o aplicativo
- Anúncios In-Feed: Aparecer no feed Para você de um usuário
- Desafio de hashtag de marca: Convide os usuários a interagir com a marca usando determinadas hashtags
- Efeitos de marca: Adesivos, filtros e efeitos especiais personalizáveis relacionados à sua marca
Reels do Instagram
O Instagram Reels oferece às empresas a capacidade de criar anúncios compráveis em Reels que incluem tags de produtos. Os usuários podem interagir com essas tags para comprar, salvar ou aprender mais sobre o produto. É uma ótima maneira de vender diretamente aos clientes no Instagram.
Opções de edição de vídeo
O TikTok e o Instagram Reels oferecem muitos efeitos para você escolher para incrementar seus vídeos. De filtros a adesivos, ambas as plataformas oferecem as ferramentas para tornar seus vídeos únicos.
Ambas as plataformas oferecem ferramentas de edição de vídeo semelhantes que permitem aos usuários carregar conteúdo pré-gravado, filmar novos conteúdos e colaborar com outros usuários.
TikTok
Com o Dueto e Ponto recursos no TikTok, você pode criar vídeos que permitem que você interaja com outros usuários. Você pode postar seu vídeo lado a lado com um vídeo de outro criador do TikTok com o Duet ou combinar um vídeo de outro criador com o que você está criando por meio da ferramenta Stitch do TikTok.
Reels do Instagram
Da mesma forma, o Instagram Reels Colaboração A ferramenta dá a você a chance de criar conteúdo que pode ser postado não apenas na sua conta, mas em um colaborador de sua escolha. Basta criar uma postagem, marcar outra conta como “colaborador” e, quando a outra conta aceitar a solicitação, sua postagem aparecerá na conta dela também.
Música e sons
O TikTok e o Instagram Reels dão aos usuários acesso a bibliotecas de som e música que abrigam de tudo, desde memes de tendência até as músicas mais populares. O TikTok tem uma seleção maior para escolher do que o Instagram Reels e, infelizmente, contas comerciais no Instagram não têm acesso a músicas protegidas por direitos autorais no momento.
O lado positivo é que ambas as plataformas têm recursos de conversão de texto em fala e efeitos de voz que aumentam a acessibilidade para os usuários.
Análise de vídeo
Finalmente, como profissionais de marketing, sabemos que ferramentas analíticas são essenciais para contas comerciais em mídias sociais. Você precisa ter alguns maneira de avaliar o sucesso das suas postagens, certo?
Não tenha medo, porque não importa se você escolher o Instagram Reels ou o TikTok, você terá acesso a ferramentas de análise integradas para garantir que seus vídeos alcancem o público certo e gerem curtidas, comentários e compartilhamentos.
TikTok
Análise do TikTok dão a você insights de vídeo como visualizações totais, curtidas, compartilhamentos e muito mais. Eles também mostram a porcentagem de espectadores que assistiram ao seu vídeo até o fim e onde os usuários encontraram seu vídeo.
Reels do Instagram
Análise de Reels do Instagram mostre aos usuários o número de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos que seus vídeos recebem, bem como as contas exclusivas que você alcançou e o número de reproduções que seus vídeos recebem.
Qual você escolhe?
Então, nós estabelecemos os princípios básicos do debate “Instagram Reels vs. TikTok”. Agora seria a parte em que diríamos a você, definitivamente, qual plataforma é melhor e a qual você deveria dedicar seu tempo e dinheiro.
Infelizmente, não podemos tomar essa decisão. O Instagram Reels e o TikTok oferecem variações semelhantes de recursos e ferramentas, e ambos têm prós e contras que atraem diferentes negócios:
- Empresas que buscam mais flexibilidade com a duração de seus vídeos podem preferir usar o TikTok em vez do Instagram Reels.
- Aqueles que colaboram com outras empresas com frequência podem querer usar o Instagram Reels para a opção Collab.
Dependendo de onde seu público-alvo passa seu tempo na Internet, sua decisão em escolher uma ou outra pode ser bem clara. Ou seus objetivos de marketing de mídia social podem exigir os benefícios oferecidos por uma das plataformas.
Nossos especialistas em mídia social podem ajudar você a escolher as plataformas certas
Se você não tem certeza de quais plataformas de mídia social sua empresa deve estar ativa, um dos nossos mais de 450 especialistas em marketing digital pode ajudar você. Com a ajuda dos estrategistas dedicados da MidiaPro, podemos ajudar você a criar uma estratégia de mídia social que gere receita.
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Perguntas Frequentes sobre Instagram Reels e TikTok
O que são Instagram Reels?
Instagram Reels são vídeos verticais que aparecem na aba Reels no Instagram. São vídeos curtos, com duração de 90 segundos, que permitem às empresas mostrar a personalidade da marca enquanto promovem produtos ou serviços.
O que é TikTok?
TikTok é uma plataforma de mídia social de compartilhamento de vídeos que permite vídeos de até 10 minutos de duração. É uma plataforma dedicada exclusivamente a conteúdo de vídeo de formato curto, e oferece oportunidades para aumentar a visibilidade e reconhecimento de marca.
Como o Reels e o TikTok se comparam?
Ambas as plataformas têm diferenças em relação a capacidades e recursos. Por exemplo, o TikTok permite vídeos mais longos (até 10 minutos), enquanto o Instagram Reels limita a 90 segundos. Ambas oferecem capacidades de anúncios e opções de edição de vídeo.
Qual você escolhe?
A escolha entre Instagram Reels e TikTok dependerá dos objetivos de marketing de sua empresa e do público-alvo. Ambas as plataformas têm vantagens e desvantagens, e a decisão final deve ser baseada nas necessidades específicas de sua marca.