A ansiedade para a final da Copa do Brasil parece não ter fim. O jogo decisivo entre Atlético-MG e Flamengo vai pôr um ponto final no mata-mata mais importante do Brasil e o ChatGPT já tem o favorito para vencer a disputa. O software de inteligência artificial mais utilizado do mundo não vacilou e cravou que o Mais Querido será o campeão, mas que em caso de pênaltis, o Galo pode levar a melhor.
No próximo domingo (10/11), o Atlético-MG receberá o Flamengo pela segunda partida da final da Copa do Brasil, na Arena MRV, às 16 horas. O time comandado por Gabriel Milito precisa vencer por no mínimo dois gols de diferença para levar a disputa pelo menos para os pênaltis. O Rubro-Negro por outro lado, após vencer o jogo no Maracanã por 3 a 1, tem uma vantagem confortável para o confronto.
Em busca de uma previsão da final para o que pode acontecer, o site No Ataque consultou a versão GPT-4-turbo, modelo de linguagem da empresa OpenAI lançado em novembro de 2023. A inteligência artificial fez um panorama inicial do clima esperado em Belo Horizonte.
“Com a Arena MRV, o Atlético conta com a energia de sua torcida num ambiente mais compacto e moderno, que pode criar uma atmosfera ainda mais intensa. Essa será uma final histórica para o clube e seus torcedores”, estabeleceu.
O software precisa de informações precisas para que funcione corretamente e quando foi explicado a ele sobre a vantagem adquirida pelo Flamengo no Rio de Janeiro, o ChatGPT fez uma previsão de como será a partida.
“Com a vantagem de 3 a 1 conquistada no Maracanã, o Flamengo entra em campo com uma boa margem, o que o torna o favorito para levantar a taça, especialmente por poder jogar de forma mais cautelosa e explorar contra-ataques. Contudo, o Atlético terá o apoio da torcida na Arena MRV, onde o clima e a energia devem dar um impulso ao time mineiro para tentar uma virada histórica”, disse e continuou. “Para o placar, um cenário possível seria uma vitória do Atlético por 2 a 1, considerando a pressão ofensiva que deve impor em casa. Esse resultado, no entanto, daria o título ao Flamengo”.
Após cravar o Flamengo campeão da Copa do Brasil, imaginou-se um cenário em que o software erraria o placar. Em caso de vitória de dois gols de diferença do Atlético, a partida iria para os pênaltis. Para o chat, nessas condições, o Galo poderia levar a vantagem.
“Arriscar um vencedor na disputa de pênaltis é como prever um detalhe minucioso em um jogo extremamente equilibrado e imprevisível”, iniciou e concluiu. “No entanto, se tivermos que fazer uma análise baseada nos desempenhos recentes, o Atlético pode ter uma ligeira vantagem pela força mental em jogos decisivos em casa, impulsionado pela torcida na Arena MRV”.