Especialista do mercado destaca quatro tendências que podem fazer toda a diferença nas vendas online em 2025
Em 2024, segundo dados revelados pela Forbes Advisor, o mercado global de comércio eletrônico movimentou US$ 6,3 trilhões – o que significa que 20% das compras no varejo foram realizadas exclusivamente no ambiente virtual. Esse comportamento vem ganhando cada vez mais adeptos e deverá elevar esse percentual para 23% nos próximos dois anos. Gigantes como Amazon, eBay e Mercado Livre têm usado a inteligência artificial (IA) para remodelar o cenário das compras online.
Recente análise da empresa europeia de B2B Uxify mostra que a hiper personalização baseada em IA criará uma experiência de compra mais envolvente e relevante, aumentando a probabilidade de conversões e satisfação do cliente, com sugestões de produtos personalizadas que são exclusivamente relevantes para cada comprador individual. É como se a IA fosse um assistente de compras, partindo da ‘observação’ da navegação do cliente, anotando tudo o que a pessoa aprecia e se interessa, para então sugerir compras que atendam perfeitamente ao estilo e às necessidades do cliente.
De acordo com Luiz Claudio Ramalho, da Imagem Consultoria, as empresas que não investem em uma presença online robusta estão ficando para trás. “Ter um e-commerce próprio ou vender em plataformas consagradas não é mais uma questão de escolha, mas de sobrevivência num mercado altamente competitivo”. A seguir, o consultor especializado em marketplaces revela quatro principais tendências de e-commerce para este ano de 2025.
- Mecanismos de recomendação orientados por IA. “A inteligência artificial vem evoluindo muito rapidamente nos últimos anos e aprimorando os serviços oferecidos pelas plataformas de vendas. Depois de analisar minuciosamente as ações de cada comprador, registrando dados sobre produtos visualizados, como o tempo gasto pesquisando itens específicos, ela é capaz de traçar um perfil com os interesses do consumidor, prever interesses futuros, e até mesmo antecipar o que o cliente poderá querer em seguida. Ou seja, os algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) identificam um padrão e ‘criam’ necessidades ou desejos antes mesmo que o consumidor se dê conta”.
- Uso de IA para gerenciar a complexidade das operações. “Saber vender mais e melhor é apenas um aspecto de todo o sistema de um marketplace. Ou seja, é preciso contar com um processo de melhoria contínua e gerenciar a cadeia de suprimentos visando zero erro. Nos processos de logística, a inteligência artificial é o motor que otimiza rotas, prevê demandas e gerencia estoques com precisão. Isso se traduz em entregas mais rápidas, custos reduzidos e menos frustração para os clientes, que recebem seus pedidos no prazo esperado.”
- IA conversacional para atendimento full time ao cliente. “Se numa loja física os clientes se mostram muitas vezes indecisos e inseguros não só sobre comprar ou não um determinado produto, mas em dúvida sobre alguma característica, quer seja de tamanho, cor, volume, material, prazo de garantia e de entrega etc., essa sensação pode se amplificar nas compras online. Uma forma de atender às dúvidas dos clientes 24h por dia, de forma corretamente padronizada e conveniente, é a grande vantagem dos chatbots guiados por inteligência artificial. Esses assistentes virtuais podem lidar com uma gama cada vez maior de necessidades dos clientes, sendo capazes de compreender o contexto, detectar sentimentos e responder de uma forma que pareça com uma conversa real, estabelecendo uma interação eficaz e confiável com os clientes”.
- Pesquisa visual alimentada por IA. “O recurso de pesquisa de imagens está sendo rapidamente aprimorado. Por exemplo, se determinado seguidor se interessar por algum móvel do ambiente em que o influenciador X está se apresentando, o que ele faz? Em breve, estará muito mais popularizada a pesquisa de imagem alimentada por inteligência artificial. Neste caso, a busca visual utiliza algoritmos avançados de IA para analisar a imagem enviada pelo usuário. Na sequência, o sistema identifica a imagem e a compara com produtos semelhantes nos inventários dos varejistas, ajudando o consumidor a encontrar exatamente o que está procurando em um instante, podendo ainda oferecer variações mais interessantes com base em suas preferências individuais. Esse tipo de recurso encurta o caminho até a compra, aumentando a probabilidade de conversão”.
De acordo com o consultor, a inteligência artificial está moldando o futuro dos marketplaces ao unir eficiência, conveniência e personalização. As empresas que souberem aproveitar esses avanços estarão não só à frente da concorrência, mas também criando experiências de compra memoráveis para seus clientes. “Hoje, mais do que nunca, a inteligência artificial desempenha um papel estratégico no sucesso dos marketplaces. Ela não apenas revoluciona a experiência do cliente, mas também melhora significativamente a eficiência operacional das plataformas de e-commerce”.
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