A Inteligência Artificial (IA) deve ser, mais uma vez, a grande tendência tecnológica para o próximo ano. Foi o que apontou a pesquisa “Impacto da Tecnologia em 2025″, realizada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), repetindo o resultado do levantamento realizado no ano passado.
O estudo contou com a participação de líderes globais de tecnologia do Brasil, China, Índia, Reino Unido e Estados Unidos e abordou expectativas de crescimento, benefícios, aplicações e conjuntos de habilidades necessários no mercado.
As respostas dos entrevistados indicaram os três setores da indústria que devem ser os mais impactados pela tecnologia no ano que vem: telecomunicações (45%), serviços bancários e financeiros (42%) e mídia e entretenimento (38%).
Eles consideram serem estes os setores que mais inovam na adoção de soluções para aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento. Também se prevê que IA, computação em nuvem e robótica sejam as áreas mais cruciais da tecnologia até 2025.
A IA lidera o grupo com 64% dos líderes enfatizando sua importância, seguida pela robótica com 36% e computação em nuvem com 30%. Espera-se que essas tecnologias revolucionem as operações em vários setores, fornecendo soluções mais inteligentes e automatizando tarefas complexas.
Para os brasileiros pesquisados, uma das principais aplicações da IA em 2025 será a identificação de vulnerabilidades de segurança cibernética em tempo real e a prevenção de ataques, temas destacados por 51% dos especialistas. Auxílio e aceleração do desenvolvimento de software (45%) e do mapeamento de doenças (34%) também foram listados.
A pesquisa aindadestacou que, à medida que as organizações integram essas tecnologias nos fluxos de trabalho, a demanda por habilidades especializadas está crescendo. As principais habilidades procuradas em funções relacionadas à IA incluem desenvolvimento de software (47%), práticas éticas de IA (47%) e análise de dados (32%).
No entanto, a jornada para a adoção generalizada da IA não é isenta de desafios. A resistência e a desconfiança da sociedade (30%) e as preocupações com privacidade e segurança de dados (13%) estão entre os maiores obstáculos identificados pelos líderes de tecnologia do Brasil. Para os entrevistados, essas questões destacam a necessidade de estruturas éticas robustas e práticas transparentes para promover a confiança nos sistemas de IA.
Outras tecnologias significativas em 2025 incluem a realidade estendida (XR), que abrange metaverso, realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista (21%); a Internet das Coisas Industrial (19%); tecnologias quânticas, incluindo a computação quântica (17%); e veículos elétricos e seus sistemas de carregamento (17%).
Sobre a pesquisa
“O Impacto da Tecnologia em 2025” entrevistou 355 líderes de tecnologia em organizações com mais de 1.000 funcionários, atuando em diversos setores da indústria, como serviços bancários e financeiros, bens de consumo, educação, eletrônicos, engenharia, energia, governo, saúde, seguros, varejo e telecomunicações. A pesquisa foi conduzida de 13 a 24 de setembro de 2024.