A Inteligência Artificial (IA) aplicada no atendimento ao cidadão que procura os serviços do Detran/SC, batizada de Catarina, resolveu 72% dos chamados realizados na primeira semana de funcionamento. Fruto de uma parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a IA garante mais agilidade e eficiência nos serviços prestados pelo Detran.
Em uma semana a Catarina atendeu 5.520 cidadãos, sendo que destes, apenas 1.562 precisaram ser transferidos para atendentes humanos, ou seja, 72% das chamadas foram solucionadas pela IA. Nos 28% restantes ainda estão computadas 677 consultas de débitos, portanto, apenas 885 pessoas foram direcionadas para os atendentes.
“A Catarina está dando um show de atendimento e nos ajudando a resolver as dúvidas do cidadão. E quando a IA não dá conta do recado, o nosso time de atendentes assume. O tempo de resposta, que chegou a ser de 18 dias, agora foi reduzido para poucos minutos. Mais um serviço que estamos implantando e que deve chegar a outros órgãos do Governo”, explica o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes.
O sistema conta com suporte em tempo real por atendentes especializados, de segunda a sexta, das 7h às 19h, centralizando todas as informações em um único canal e facilitando o acesso aos serviços. O número de contato é pelo WhatsApp: (48) 3664-1800 e está disponível 24h por dia, sete dias por semana.
O Governo do Estado estuda expandir a iniciativa para outros órgãos, visando uma gestão mais eficiente e integrada. A expectativa é que, com a nova ferramenta, os cidadãos tenham acesso facilitado às informações e serviços públicos, promovendo uma maior transparência e agilidade no atendimento.
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Jornalista Josiane Ribas Lanzarin (SC 00975 JP)
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Detran/SC – Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina
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