Inteligência Artificial e mudanças regulatórias

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Publishers e anunciantes precisarão investir em dados próprios e parcerias diretas,
enquanto a Inteligência Artificial será fundamental para otimizar campanhas e orçamentos

 

Inteligência Artificial e mudanças regulatóriasInteligência Artificial e mudanças regulatóriasPublicidade

A MGID, plataforma global de publicidade digital, divulga suas previsões para o setor publicitário em 2025, destacando o impacto crescente da Inteligência Artificial (IA) na otimização de campanhas, além dos desafios impostos pela influência das big techs e mudanças regulatórias.

A empresa prevê que o próximo ano será marcado por intensas disputas entre grandes empresas de tecnologia – como Google, Apple, Amazon, TikTok e Meta – e reguladores globais. Publishers deverão enfrentar pressões para manter suas audiências e fontes de receita, enquanto anunciantes precisarão se adaptar a novas métricas e regras impostas pelas plataformas fechadas.

Além disso, processos antitruste nos Estados Unidos e na Europa podem forçar mudanças significativas, como a separação das divisões de navegador e publicidade do Google, o que pode ter um impacto ainda maior do que o fim gradual dos cookies de terceiros – um tema central nos debates do setor nos últimos anos.

A MGID também antecipa que o sucesso dos publishers em 2025 estará intimamente ligado ao uso eficaz de dados proprietários e ferramentas e metodologias cookiless. A dependência dos cookies de terceiros continua em declínio: nos EUA, estima-se que 87% da web não suportará mais esses rastreadores, de acordo com a plataforma Emarketer.

Dentre as estratégias essenciais para publishers no próximo ano, destacam-se:

  • Coletar e monetizar dados primários (first-party data);
  • Desenvolver audiências segmentadas para atender às necessidades dos anunciantes;
  • Fechar parcerias diretas com anunciantes e plataformas de monetização, minimizando a intermediação.

Inteligência Artificial e mudanças regulatóriasInteligência Artificial e mudanças regulatórias“Os publishers que investirem em dados first-party e fortalecerem relações diretas com anunciantes e plataformas de monetização terão mais condições de enfrentar a instabilidade do mercado”, comenta Lorenzo Nicodemo, Head of Publisher Acquisition da MGID no Brasil e América Latina.

Os anunciantes também enfrentarão um mercado mais fragmentado e a perda de dados importantes. Plataformas como Redes de Mídia de Varejo (RMNs), Digital Out-of-Home (DOOH) e TV Conectada (CTV) continuarão a crescer, demandando estratégias multicanal mais ágeis e eficazes.

A MGID destaca, ainda, que a Inteligência Artificial será crucial para otimizar resultados, com a automação de criativos, previsão de desempenho e análise de dados. Ferramentas de IA generativa permitirão a criação de conteúdo publicitário personalizado em grande escala e a custos reduzidos, enquanto algoritmos de aprendizado de máquina melhorarão a distribuição de mídia e a alocação de orçamentos publicitários.

Segundo Fernanda Acacio, CEO da MGID no Brasil, a IA oferece grandes oportunidades para criar campanhas mais assertivas e acessíveis, mas é essencial equilibrar a automação com a autenticidade humana para manter a conexão com o consumidor. “Em 2025, publishers e anunciantes que priorizarem estratégias baseadas em dados próprios, parcerias diretas e uso eficiente da IA estarão mais preparados para os desafios impostos pelo mercado publicitário”, conclui a executiva.

Para mais informações, visite: www.mgid.com/pt.

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