A reprise de Tieta (1989) começou nesta segunda (2) no Vale a Pena Ver de Novo e já chocou os telespectadores que assistiram à versão original –exibida 35 anos atrás. O público que ligou a televisão questionou se foi utilizada inteligência artificial para aprimorar a imagem antiga, um dos maiores empecilhos nas reprises de novelas produzidas antes de 2007.
A Globo confirmou ao Notícias da TV que nenhum tipo de inteligência artificial foi utilizada no aprimoramento da imagem de Tieta. Na verdade, a equipe trabalhou com um recurso digital convencional que amplia a resolução da imagem, como já foi feito nas reexibições de Paraíso Tropical (2007) e Alma Gêmea (2005).
A qualidade da fotografia na televisão aberta foi alvo de elogios entre os telespectadores. No X, cenas de antes e depois da imagem da novela de 1989 com o que está no ar agora foram compartilhadas por internautas.
Houve comparações com Mulheres de Areia (1993), que mesmo sendo mais “nova” que Tieta, não teve uma qualidade tão boa na reprise do ano passado. A faixa de edições especiais da tarde transmitiu outros folhetins que também não foram gravados originalmente em alta definição: O Cravo e a Rosa (2001), Chocolate com Pimenta (2003), e Cabocla (2004).
Para além do tratamento da imagem, a Globo também precisa readequar o formato da câmera original para o padrão utilizado nas produções atuais. “Gente a imagem de Tieta está impecável. Ao contrário de Mulheres de Areia, que estavam em decomposição. E na imagem original é horrível também”, disse Carlos Eduardo.
“Que imagem maravilhosa a de Tieta (para ser de 1989) e muito bem tratada. Exigimos o mesmo tratamento pra História de Amor ano que vem!”, pediu Túlio. “Imagem perfeita. Que IA maravilhosa, parabéns Globo. Quando tu quer, você arrasa”, riu um internauta identificado apenas como José.