5 dicas para landing pages de pré-lançamento

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Lançar um site, aplicativo ou produto digital on-line exigirá algum trabalho inicial. Uma das coisas que precisam ser feitas é configurar um página de destino de pré-lançamento que ajuda as pessoas a aprenderem sobre seu próximo produto e permite que elas assinem atualizações sobre seu lançamento.

Uma maneira ineficaz de lançar

Digamos que você tenha uma ideia brilhante para um novo produto. Você acredita tanto na ideia que mal pode esperar para construí-lo.

Você mergulha de cabeça em wireframes, mockups, design de UI e código. Você passa meses trabalhando em longos dias e noites, fazendo tudo o que pode para aperfeiçoar a proposta de valor central do produto e se preparando para lançá-lo. Finalmente, chega o dia do lançamento.

Você o coloca no ar, ativa seu sistema de pagamento, talvez envie e-mails para alguns amigos e blogueiros sobre ele, compartilhe nas redes sociais, etc. Agora você está apenas esperando pacientemente que as pessoas venham, torcendo para que todo esse trabalho duro valha a pena. E então…

*Grilos*. Uma venda aqui, uma inscrição de conta ali, mas certamente não o grande lançamento que você esperava, o tipo de lançamento que você sempre vê no Hacker News ou TechCrunch. Tirando a possibilidade de você ter construído um produto ruim — que ele foi mal projetado ou que a funcionalidade estava errada — o problema provavelmente vem da falta de antecipação e entusiasmo antes da data de lançamento.

Certamente cometi esse erro nos meus lançamentos de produtos anteriores e agora gostaria de compartilhar as lições que aprendi com eles.

Dica 1: Nunca é cedo demais

Primeiro o mais importante: criar sua landing page de pré-lançamento deve ser uma das primeiras coisas que você faz. Faça isso antes mesmo de escrever uma linha de código! Quanto mais cedo você tiver sua página de pré-lançamento pronta e funcionando, melhor.

Use sua landing page de pré-lançamento para iniciar conversas com clientes em potencial e começar a coletar feedback. Sua landing page de pré-lançamento também ajudará você a começar a construir sua lista de e-mails, bem como sua rede de mídia social. Quando decidi escrever e lançar meu livro, projetei e lancei a landing page antes de escrever o primeiro capítulo!

Minha página de pré-lançamento forneceu um destino onde posso começar a promover o livro, construir minha lista de e-mails e criar algum buzz. Mais importante, a página de pré-lançamento me permitiu desenvolver meu “argumento de venda” — a proposta de valor do meu livro. Ela me ajudou a refinar minhas ideias, bem como a identificar maneiras de fazê-lo se conectar melhor com meu público-alvo.

Depois de escrever a cópia inicial para aquela landing page de pré-lançamento e ouvir o feedback de pessoas interessadas no tópico do livro, eu tinha uma base muito melhor quando comecei a esboçá-la e escrevê-la. Eu projetei esta landing page do zero e a conectei com o MailChimp para gerenciar as inscrições de e-mail:

5 dicas para landing pages de pré-lançamento

Configurando sua página de pré-lançamento rapidamente

Você não quer tirar muito tempo da construção do seu produto. E, frequentemente, uma abordagem simples é a mais eficaz.

Há muitos aplicativos de pré-lançamento que ajudarão você a desenvolver sua estratégia de lançamento. Aqui estão alguns deles: LançamentoRock fornece uma plataforma de lançamento completa:

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O Launch Effect Lite é um tema WordPress gratuito para eventos de pré-lançamento; a versão premium tem recursos adicionais e suporte técnico:

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O LaunchGator ajuda você a criar uma página gratuita de “em breve”:

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Laboratórios de Kickoff ajuda você a desenvolver suas landing pages para aumentar a geração de leads:

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Soltar é um aplicativo da web desenvolvido para profissionais de marketing on-line para ajudá-los a criar páginas de destino otimizadas:

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Dica 2: Forneça o máximo de detalhes possível

Todos nós já vimos landing pages de pré-lançamento para startups que consistem apenas em um logotipo, uma frase e um formulário de opt-in de e-mail para “ser notificado quando o produto for lançado”. Seja notificado quando você lançar o que exatamente? Páginas de destino simples e vagas podem fazer com que algumas pessoas se inscrevam na sua lista de e-mails, mas elas não serão usuários potenciais pré-qualificados do seu produto porque não têm ideia do que ele realmente é, ou como ele as beneficiará. Elas podem ter se inscrito apenas para determinar o que você vai lançar, o que é algo que já deveria ter sido fornecido na página de destino de pré-lançamento.

Uma abordagem melhor seria incluir o máximo de informações possível sobre seu produto prestes a ser lançado. Tudo bem que seu produto ainda não exista. Seja transparente sobre isso.

Mas explique o ponto problemático e a solução que você planeja oferecer, e como seu cliente se beneficiará da solução proposta quando ela for lançada. Expresse seu proposta de valor claramente. Articule sua visão e seus planos.

Aqueles que leem esses detalhes e assinam sua lista de e-mails têm muito mais probabilidade de se tornarem clientes mais tarde, porque sabem o que você espera fornecer a eles. Aqui está um exemplo de uma boa landing page de pré-lançamento para a versão beta do Atualizado:

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Ele faz um ótimo trabalho ao fornecer muitos detalhes sobre o aplicativo usando uma mistura de recursos visuais e ótima cópia para comunicar todos os principais benefícios ao seu público. No final da página, há uma chamada para ação para assinar a lista de e-mails.

Dica 3: Forneça informações úteis

Sua landing page não deve ser apenas sobre vendas.

Você também pode usar isso como uma oportunidade para educar seu público e dar a eles algo para pensar e se importar. Vá além do ponto de dor e da sua solução. Ensine a eles sobre um conceito-chave que impulsiona tudo o que você faz.

Por exemplo, digamos que você planeja lançar um aplicativo de help desk. Você pode incluir uma seção sobre estatísticas de satisfação do cliente relacionadas a empresas que têm um sistema de help desk versus aquelas que não têm. Qualquer coisa que possa ser considerada uma pepita de valor pode ajudar a construir confiança em seu produto.

Esse tipo de coisa pode dar aos visitantes da sua página de pré-lançamento o empurrãozinho de que precisam para ir e digitar o endereço de e-mail deles e, quem sabe, comprar de você mais tarde. Nathan Barry faz um ótimo trabalho educando seus visitantes em suas landing pages de produtos. Sua página de vendas para Autoridadeum livro sobre como escrever livros, não só dá às pessoas muitos detalhes sobre o que ele contém, mas também se aprofunda na primeira lição (definir um cronograma de escrita rigoroso para concluir seu livro).

5 dicas para landing pages de pré-lançamento

O livro já está à venda, então isso seria considerado uma landing page “pós-lançamento”, mas a versão pré-lançamento não era muito diferente conceitualmente do que você vê hoje. Ela continha muitas informações, detalhes e lições — tudo fornecendo valor antes mesmo de qualquer transação ser feita.

Dica 4: Dê algo de valor agora

Como um potencial assinante de lista de e-mail, preciso receber algum tipo de valor em que eu possa cravar meus dentes se eu for compelido a me inscrever. Por exemplo, se você for lançar um conjunto de ícones premium, você pode considerar dar um subconjunto dele de graça para aqueles que se inscreverem na sua lista de e-mail.

Se você estiver escrevendo um e-book, você pode enviar por e-mail os dois primeiros capítulos para os assinantes da sua lista de e-mail para dar a eles uma amostra do que está por vir. Pense e pesquise de verdade nesses recursos e mantenha-os focados no tópico com o qual seus clientes-alvo realmente se importam. Se for algo que realmente importa para eles, eles vão querer colocar as mãos nele.

Dica 5: Entre em contato regularmente

Me deparei com uma landing page de pré-lançamento de um produto e ela parece ótima!

É perfeito. Exatamente o que estou procurando. Parece algo pelo qual eu estaria disposto a pagar.

Então eu insiro meu endereço de e-mail para ser notificado quando for lançado. 4, 6, 8 meses se passam, e eu não ouço uma palavra deles. Finalmente, 9 meses depois, recebo um e-mail de um nome que não reconheço, com o assunto, “Lançamos!” Não tem como eu lembrar quem é essa empresa ou pessoa, ou do que se trata esse produto.

Neste ponto, não me lembro de ter me inscrito nessa lista. Deve ser spam. Excluir. Se aquela empresa tivesse mantido contato comigo durante o período de pré-lançamento, com e-mails semanais ou mensais para me dar novas informações sobre os desenvolvimentos de seu produto, o resultado teria sido muito melhor.

No dia do lançamento, eu teria reconhecido o nome da pessoa que me enviou o e-mail, eu saberia do que se tratava esse lançamento (porque eu estava esperando por isso) e eu estaria muito mais propenso a comprar a coisa se eu ainda fosse um assinante de e-mail neste momento. E se eu não acabar comprando, no mínimo eu provavelmente estaria mais inclinado a tuitar sobre o lançamento porque eu o tenho monitorado por 9 meses.

Conclusão

O período de pré-lançamento é todo sobre criar expectativa, preparar seu público e permanecer no topo da mente para que, quando chegar o dia, eles estejam prontos para comprar e ajudar você a criar buzz para seu produto. Espero que você ache essas dicas úteis enquanto se prepara para lançar seu próximo grande produto!

Compartilhe suas dicas e poste suas dúvidas nos comentários.

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