Na última semana, a Folha perguntou aos leitores se, na opinião deles, a humanidade confia demais na inteligência artificial e quais limites devem ser estabelecidos na utilização de ferramentas que facilitam o cotidiano. Confira algumas respostas a seguir.
O uso indiscriminado de IA vem incentivando práticas questionáveis, como a delegação à máquina da tomada de decisões e criação de conteúdo (com potencial plágio). É necessário transparência e controle sobre os dados usados no treinamento da IA; limite no consumo de energia e recursos e uso responsável da IA para evitar a precarização ou eliminação do trabalho humano.
Gabriel Noronha Grecco (Carapicuíba, SP)
É muita pretensão das autoridades mundiais acreditarem que vão conseguir promover a inovação, garantindo padrões éticos e criar um ambiente regulatório que equilibre o avanço tecnológico com a proteção dos direitos individuais. Tem que se frear esse avanço, retirando câmeras e equipamentos de IA das ruas, do comércio, condomínios e prédios, do ensino, aeroportos, hospitais e das redes sociais!
Maria Ferreira (Rio de Janeiro, RJ)
Sim, por agir com viés de automação, confiando na superioridade, na neutralidade e na acurácia das respostas da IA. Deve haver controle de uso dos dados pessoais, delimitação de áreas proibidas e uso ético para áreas de risco elevado e médio.
Francisco Reis (São Luís, MA)
Apoio integralmente o uso da inteligência artificial para melhorar a eficiência e produtividade em diversas áreas. Acredito que a IA trará benefícios significativos para a sociedade, substituindo tarefas rotineiras e liberando potencial humano.
Tiago da Silva Cavalcanti (São Paulo, SP)
O uso de tais ferramentas é essencial para o ser humano, porém elas devem ser usadas para auxiliar-nos e não fazer e pensar por nós.
Nathaly Gonçalves Proença Silva (Curitiba, PR)
Não, a humanidade tende a usar a inteligência artificial como um suporte, uma ferramenta-apoio. E quem confia “demais” comete um grande erro, pois a inteligência artificial não possui discernimento do que é certo ou errado, apenas direciona a busca.
Raissa Emanuelle Nascimento Silva (São João, PE)
Sim. As pessoas não entendem que os modelos estatísticos por trás da “inteligência” artificial são apenas modelos de linguagem, e não de conhecimento.
João Marcelo Pereira Alves (São Paulo, SP)
Sim, porque todos querem soluções rápidas e fáceis para tudo. E a IA não é confiável como pensam. Devem ser feitas regulações, leis (inclusive trabalhistas) e cobrança de mais ética nas empresas e instituições.
Mônica Mendes (Rio de Janeiro, RJ)